sábado, janeiro 04, 2014

Respeito!

Respeito precisa-se.
Pelos clubes,pelos adeptos, pelos dirigentes, enfim por todos aqueles que fazem girar a enorme "máquina" que é o futebol.
Compreendo as dificuldades, ainda para mais em ano de Mundial, de elaborar calendários que agradem a todos porque se misturam clubes com compromissos nacionais e internacionais com outros que apenas disputam as provas domésticas.
Mas essa dificuldade não é exclusiva das entidades que dirigem o futebol português,
Noutros campeonatos, até com mais clubes/jornadas que os nosso, é feita uma compatibilização de provas que nunca põe em causa o principal interesse dos espectadores que é precisamente a chamada prova rainha que é o campeonato propriamente dito.
Veja-se o exemplar caso inglês, e o seu "boxing day", para perceber bem a forma diferente como são encaradas as competições profissionais. Num lado aproveita-se a quadra natalícia para dar mais emoção ao campeonato com a realização de várias jornadas enquanto noutro se para o campeonato para a disputa de outras provas.
É incompreensível que em Portugal se tenha jogado a 14ª jornada no fim de semana de 21/22 de Dezembro e só volte a jogar-se no fim de semana de 10/11/12 de Janeiro.
Ou seja o campeonato esteve suspenso durante três semanas porque foi "imperioso" jogar mais umas partidinhas da taça da liga e uma eliminatória da taça de Portugal.
Quando uma e outra podiam perfeitamente ter-se jogado a meio da semana nesta altura em que não há jogos das competições europeias para complicar calendários.
É um prejuízo desnecessário que se está a causar ao futebol.
E então se atentarmos no que acontece com o Vitória o assunto ainda complica.
Eliminados das duas taças o Vitória jogou em casa com a Académica a 20 de Dezembro.
A 10 de Janeiro joga em Braga e a 17, inicio da segunda volta, visita o Olhanense.
Como a 25/26 de Janeiro a Liga para outra vez, para se jogarem mais uns joguinhos da taça da dita cuja, o Vitória só a 2 de Fevereiro volta a jogar em casa frente ao Nacional.
Ou seja 44 dias depois do jogo com a Académica.
É um absurdo.
Especialmente para os adeptos que pagam cotas e constatam que a cota de Janeiro é pura e simplesmente para deitar ao lixo.
É certo que há jogos da equipa B mas é igualmente certo que não é a mesma coisa .
E por isso defendo que é preciso um esforço no sentido de respeitar mais os interesses dos clubes(e dos adeptos) e o trabalho dos dirigentes para os manterem em regular funcionamento.
Que se alimenta com a regularidade da prova principal e não com este "para arranca" que pode servir muitos interesses mas não serve o futebol.
Depois Falamos

Sem comentários: