quinta-feira, janeiro 16, 2014

Nem 8 nem 80

Quem tem uma página no facebook, como é o meu caso, tem a opção de decidir muitas coisa sobre os conteúdos que vão nela aparecer.
Desde logo o que escreve, as fotos e vídeos que publica, os comentários que faz, a quem permite a possibilidade de ver e por aí fora.
Há imensas opções, "á la carte", que permitem ao autor da página moldá-la de acordo com aquilo quer e escolher os amigos e "amigos" que quer ter.
A partir daí é opção pessoal.
Desde aqueles que fazem da página uma "casa dos segredos" ou "um big brother" em que tudo mostram, tudo expõe e sobre tudo escrevem desde  as questões mais irrelevantes ás declarações de amor e ódio ou à morte de familiares próximos como ainda recentemente me deparei (chocado confesso) no perfil de um amigo facebookiano".
É uma opção que respeito embora me faça muita impressão a irresponsabilidade com que alguns pais expõe os filhos menores a um mediatismo que nada tem de positivo. Até porque o facebook é frequentado por muita gente nada recomendável com praticantes de pedofilia à cabeça.
Mas não há 80 sem oito.
E a segunda imagem retrata-os.
Aqueles que andam por esta rede social sem se identificarem de forma minimamente credível.
Sem fotografia, nalguns casos com nomes claramente falsos , sem referências minimamente informativas e depois pedem "amizade".
Mas como se pode ser amigo, ainda que numa mera rede social, de alguém que não se sabe quem é nem quer que se saiba?
Gosto muito do facebook.
Nele tenho encontrado e reencontrado amigas e amigos que sem ele estariam perdidos num qualquer limbo criado pelo tempo e pelo espaço.
Mas com limites.
E a rejeição dos anónimos é o primeiro desses limites.
Em função de uma facebbok mais "saudável", mais transparente, mais verdadeiro
Depois Falamos

7 comentários:

Anónimo disse...

grande cirilo

vamos lá ver
eu não quero facebook
não gosto
nem tenho pachorra
o meu facebook
é ir à missa
ir a funerais
e desde que rogado
casamentos e baptizados
é nisto que fui nascido e criado
às vezes
vou a festas de romaria
distribuir likes e piscadelas
é aí que me reenontro
com o meu povo
as origens
viúvas cobertas com lenço negro
suiças e as mãos rugosas
do homem rude de aldeia
com linguagem adoçicada
por umas boas pingas
enfim
o meu facebook
é dar um bom dia ao padeiro
ao carteiro
ao sardinheiro
ao azeiteiro
e a quem faça duma profissão
acabada em eiro
que venha a minha casa
trabalhar por dinheiro
reparar qualquer coisa
facebook é andar de cabeça erguida
porque não se deve
nada a ninguém
pôr numa rede
à escala mundial
a melhor foto
e emanar do inbox balelas
não contem comigo
o que é que isso importa?
que felicidade é que isso trás?
pela frente nada
por trás
só traições
um português não precisa de facebook
quando pode ter o skype
o nosso país
é um paraíso na terra
um facebook de 10 milhões
mais parvalhões do que espertalhões
mas pronto
que mais se pode desejar
quando se vive cá
é tudo maravilhoso
desde o vinho do porto
ao bacalhau
um estudo feito
pela pricewaterhousecoopers
já colocou o nosso cantinho ibérico
no terceiro melhor
país do mundo
com a nova zelândia
no topo da lista
portanto
a onde fica o facebook no meio disto?
a meu ver
é um país de bytes inanimados
que quem nele vive
pode mudar
drasticamente
a vida que leva
quando metemos o facebook
na cabeça
na de cima e na debaixo
só dá chatices
estamos a alterar
artificialmente
as relações humanas
as relações afectivas
as relações sexuais
parece mentira
este exemplo que vou dar
um amigo meu
casado
bem casado
e com filhos
quase formados
namora com cinco raparigas novas
ao mesmo tempo
é talvez um depravado
a precisar de um cocelo
quero ver onde ele vai parar
até agora
está firme
de pedra e cal com
uma tailandesa
uma francesa
uma sueca
uma americana
uma australiana
é muito fogo para apagar
amigo cirilo
elas estão
a muitos quilómetros de distância
é o que lhe vale
para já fica-lhe barato
envia-lhes flores todos os dias
em modo smile
elas
sentem-se umas princesas
com promessas de casamento
e muito mais
é esse muito mais
que assusta pessoas como eu
é que ele parece um zombie a falar
de cada um delas
diz ele
que vai visitá-las
uma a uma
em breve
o que ele vai fazer
é simples
vai dar dores de cabeça à mulher
ele já confidenciou
das tais 1800 mulheres
que ele pagou dos anúncios relax do JN
estas vão ser a sua coqueluche
este meu amigo
leva o vício das mulheres
ao extremo
não tem vergonha
é uma doença
é genético
por uma carinha laroca
larga tudo
persegue desconhecidas na rua
oferecendo-lhes recompensas
elas cobram e ele é bom pagador
e uma vez presas pelo beiço
eles faz-lhes cobrar
tudo o que elas valem
sem dó
nem piedade
mas agora é diferente
o facebook dá-lhe asas
só está à esperar
de uma brecha na agenda
para voar milhas até conhecer
uma a uma
o resto
amigo cirilo
conto-lhe depois
não sei o que vai dar
mas estou curioso
porque nunca ninguém tentou isto antes
uma coisa destas
vasco da gama saiu de portugal
e encontrou a índia
pedro álvares cabral saiu de portugal
e foi ao brasil
este meu amigo
não sei o que vai descobrir
com todas estas conquistas
mas é uma aventureiro
dos tempos modernos
uma vez que já se decobriram
todos os palmos de terra
põe-se a descobrir mulheres
eu fico a ver este entusiamos
graças ao facebook
histórias de duas e três mulheres
ao mesmo tempo
conheço algumas aqui perto
mas de seis?
(continua)

Anónimo disse...

(continuação)
...
ao mesmo tempo?
sem ter de pagar!?
só conheço este caso
graças ao dianho do facebook
maldita rede social
destruidora de lares
inflacionista do sexo à distância
é uma loucura
que pode acabar mal
eu
não gosto de facebook
mas não quer dizer
que não o tenha
uso-o para trocar receitas de culinária e de vinhos
não há melhor
para partilhar experiências
para uma boa comida e uma bom vinho
não há melhor nesta vida
depois daquilo que o meu amigo
anda à procura por todo o mundo
agora se tipos como eu
usarmos o facebook
como modo de vida
acabamos a namorar uma esquimó
para elas
o mês de janeiro
é o nosso agosto
andam loucas
mas para prejuízo da nossa valia
andamos tesos mas de frio
e o tu meu amigo
sabes tão bem como eu que
na nossa idade
o frio não perdoa os corpos cavernosos
é tudo por agora
fernando, fafe

Anónimo disse...

Caro Nando de fafe :
Aconselho-te vivamente uma consulta na psiquiatria...

Defreitas disse...

Caro Amigo Luis Cirilo

Escreveu aquilo que há muito eu queria escrever. Tudo muito justo. Também experimentei trocar ideias no Facebook. Perante a promiscuidade, o excesso de tudo, abandonei. Andam por lá alguns familiares. Se pudesse e tivesse o direito, dizia-lhes de se afastarem. Zona perigosa. Sobretudo depois de saber como a NSA americana utiliza este e os outros media para nos espionar. Continuo a abrir a página para ler os seus comentários sobre o futebol. E ver algumas das suas fotos, sempre interessantes.

A propósito ( eu sei, não sou o Mário Soares mas viajei mais que ele, por razoes profissionais, como sabe.), mas aquela de Hobart fez "tilt" na minha memoria. Sabe, é que também lá fui! A Tasmânia fica no sul da Austrália. Estive para lá morrer, num voo memorável entre Sidney e Hobart. Tinha lá dois grandes clientes. Na foto vê-se o meu hotel. No cimo do monte Wellington,) 'Unghbanyahletta' (ou 'Ungyhaletta') dos nativos, cheio de neve, que se vê na foto, há uma tabuleta, com uma flecha, indicando: "Polo Sul 1500 km. Na realidade é a distância que separa este ponto da terra Adélia, base francesa de Paul Emile Victor. Normal, quando se sabe que estas terras australianas se separaram do continente antárctico há 40 milhões de anos! Não é nada! Cumprimentos.

Freitas Pereira


Anónimo disse...

grande cirilo

se me deixas largar a mecha
para o anónimo das 11:12
é o tal que gosta
fazer dos outros cães de caça
acha-se fino
mas só se for no pêlo
sendo mais burro que os outros
pois de esperto não tem nada
ouve lá
ó labrego frustrado de gabinete
fica quietinho no teu canto
porque sei exactamento como
em menos de 24 horas
bater à porta de tua casa
ou do teu local de trabalho
de mim podes te esconder
mas não podes fugir
portanto
não me desafies
porque senão levo à letra
aquela música
dos trabalhadores do comércio
que acaba em inho
de focinho
põe-te a pau
com quem te metes
por agora é tudo
fernando, fafe


luis cirilo disse...

Caro Fernando:
Definitivamente um poeta

luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
De facto o "big brother" existe. Procuremos é não o "alimentar" pese embora a "fome" incessante que ele revela sobre tudo e mais alguma coisa. Eu mantenho actividade regular no facebook mas cada vez mais descontente com alguma "fauna" que por aqui prolifera.