sexta-feira, maio 26, 2023

Campeões

A Liga dos Campeões, maior prova do futebol mundial em termos de clubes, será provavelmente o espectaculo desportivo mais televisionado e seguido em todo o mundo logo a seguir aos Jogos Olimpicos e ao Mundial de futebol.
Nela competem os melhores clubes do mundo do futebol, com licença de brasileiros e argentinos, e a quase totalidade dos melhores jogadores pelo que se entende bem o entusiasmo que desperta, as audiências que garante e os incontáveis milhões de euros nela envolvidos.
Este ano a final é em Istambul embora devido aos sismos na Turquia tenha sido alvitrada a hipótese de o estádio da Luz em Lisboa ser uma alternativa naquilo que seria, em bom rigor, a única possibilidade da Liga dos Campeões e a respectiva taça virem a Portugal e aquele estádio nesta época desportiva.
Mas ao que tudo indica será mesmo em Istambul.
Quanto aos finalistas são o mais ou menos esperado Manchester City e o mais ou menos inesperado Inter de Milão naquilo que será a primeira final disputada entre os dois clubes em toda a história da prova.
O esperado Manchester City porque os muitos milhões que das Arábias tem vindo a ser investidos no clube permitiram a contratação de Pep Guardiola e de jogadores de elevadíssimo nível e os resultados tem aparecido como a recente revalidação do titulo inglês o prova uma vez mais.
Quem tem estrelas como Haaland, De Bruyne, Bernardo Silva, Mahrez, Ederson e tantos outros tem toda a legitimidade para se considerar como o favorito desta final e poder levar para Manchester pela primeira vez (para o clube) um troféu que já por lá é conhecido mas em casa do grande rival.
O inesperado Inter porque a sua presença nesta final é algo em que no início da época ninguém apostaria um euro que fosse.
Quando na sua série lhe calharam em sorte Bayern e Barcelona não faltaram os que lhe vaticinassem que o seu destino seria o terceiro lugar e cairia para a Liga Europa.
A verdade é que se apurou com mais três pontos que um irreconhecível Barcelona, embora a oito do inalcançável Bayern, passando assim aos oitavos de final onde encontrou o Porto.
Cujos adeptos o consideraram como um adversário apetecível.
A verdade é que depois de uma sofrida vitória em casa (1-0) no Dragão o Inter conseguiu, como muita sorte à mistura, um empate que lhe garantiu a passagem aos oitavos de final onde viria a encontrar o Benfica.
Cujos adeptos festejaram efusivamente o ter-lhes calhado em sorte o Inter fazendo dos dois jogos um pró forma rumo às meias finais e nalguns casos já com Istambul nos olhos.
Uma vez mais desejos e realidade andaram bem distantes e depois de vencer na Luz por 2-0 o Inter , em casa, consentiu um empate a três que obviamente permitiu a sua passagem às meias finais.
Onde encontrou o grande rival a quem despachou com dois triunfos (2-0 e 1-0) deixando o A.C. Milan, campeão italiano em titulo, de mãos a abanar quando também os seus adeptos já pensavam  que a final era ao virar da esquina.
Tudo isto para dizer que o Inter depois de ter surpreendido Barcelona, Porto, Benfica e Milan (quatro ex campeões europeus) é "menino" para fazer o mesmo ao Manchester City se a equipa inglesa não olhar para este jogo com o máximo de concentração e rigor.
Mas com Pep Guardiola não haverá seguramente facilidades pelo que penso, mas longe de ter certezas absolutas, que a Champions este ano vai para Manchester.
Mas...
Depois Falamos.

Sem comentários: