sexta-feira, fevereiro 11, 2022

"Critérios"

Poucos anos distanciam estas duas fotografias mas há todo um mundo a separá-las.
O mundo de aldrabices, favorecimentos, políticas de filhos e enteados que caracterizam um futebol que é muito bom a nível de selecções mas enoja em termos de competições nacionais.
Na foto de cima , tirada no último Vitória-Braga, vê-se o jogador vitoriano Maga a fazer um gesto reprovável na direcção dos adeptos do Braga e pelo qual foi punido.
Não porque o árbitro tivesse escrito no relatório, não porque os delegados da Liga tivessem mencionado o facto, mas apenas porque um bufo (ao que parece director de comunicação do Braga) foi fazer queixinhas para ouvidos muito sensíveis que prontamente puniram o jogador vitoriano.
Pena o bufo ter-se esquecido de mencionar os gestos igualmente reprováveis de um rapazinho que joga no Braga em direcção aos adeptos do Vitória mas claro que o bufo só viu o que lhe interessou e só fez as queixinhas que quem lhe paga quis que fossem feitas.
Apesar de ter sido punido em função desse acto de bufaria não deixo de considerar que Maga foi bem punido tal como o devia ter sido o rapazinho do Braga.
Na foto de baixo vemos o famigerado Marega a fazer exactamente o mesmo tipo de gesto em direcção aos adeptos do Vitória, depois das suas tresloucadas atitudes terem despoletado tudo aquilo que sabemos e que não foi aquilo que alguns quiseram fazer crer, mas não consta que o infractor tenha sido punido.
Bem pelo contrário foi elogiado por gente de vários quadrantes e alguns deles com significativas  responsabilidades  no aparelho de Estado.
Agora interrogo-me porque razão Maga foi castigado e Marega ( e o tal rapazinho) não.
E interrogo-me , mais ainda, se alguém pode acreditar num futebol que tem tal disparidade de critérios.
É evidente que não!
Depois Falamos.

P.S. Reitero o que digo desde há mais de dez anos. É desejável que Vitória e Braga tenham boas relações deixando a rivalidades para relvados, pavilhões e piscinas onde as respectivas equipas se encontrem. Mas reitero igualmente que isso será completamente imposssível enquanto o Braga tiver o presidente que tem. Bastará atentar na rábula mentirosa dos bilheste antes do jogo e nas queixinhas sobre o Maga para confirmar isso.

Sem comentários: