domingo, janeiro 30, 2022

Serenamente

Depois de respirar bem fundo, após o término do jogo, deixo aqui meia dúzia de considerações sobre o mesmo. 
Muitas vezes, quando se perde, a primeira tentação é encontrar justificações, atenuantes, explicações para o insucesso e crer ( e querer) que ele tenha si uma excepção á regra. 
Hoje isso não é possível. 
Porque não há justificações que expliquem o que todos vimos nem o que todos vimos foi excepção á regra do que tem sido as exibições do Vitória esta época. 
Especialmente fora de casa. 
Já tinhamos visto "isto" em Barcelos, em Moreira de Cónegos, em Arouca, em Ponta Delgada, em Portimão a título de exemplos. 
Perdendo ou empatando viu-se uma equipa sem atitude, sem espírito de conquista, sem ambição, reagindo em vez de agir, cometendo erros inadmissíveis, com "onzes" iniciais difíceis de compreender e substituições igualmente misteriosas e regra geral tardias. 
Hoje foi a soma de tudo isso e o Vizela, sem precisar de fazer um grande jogo, limitou-se a aproveitar os erros primários da defesa vitoriana (Trmal à parte) para fazer três golos e mais não fez porque não calhou e Trmal não deixou. 
Acrescentando a isso a inexplicável insistência em jogadores que manifestamente não rendem e o deixar no banco alguns que rendem, como Edwards e André Almeida, para lá do "castigo" a Nélson da Luz que entrou bem em Barcelos e foi o melhor vitoriano em Portimão mas não jogou nem um minuto nos dois jogos seguintes (vá-se lá saber porquê) , compõe o retrato de um modelo que esgotou hoje. 
E a que não há bonitas palavras que possam valer. 
O quinto lugar continua a ser possível, obviamente, mas o que não é possível é termos de voltar a ver o que vimos durante noventa minutos desoladores em Vizela. 
Não dou, nem tenho que dar conselhos à SAD, mas é preciso uma reacção drástica sob pena de tudo ser deitado a perder se o "status quo" se mantiver. 
O jogo do próximo sábado com o Braga tem de marcar o início de um novo ciclo em termos de exibições e resultados. 
Custe o que custar!
Depois Falamos.

2 comentários:

Unknown disse...

Caro Cirilo. Vi o jogo contra o Santa clara como a pior exibição que me lembro de uma equipa do Vitória. E fiquei irritadissimo e angustiado. Mas hoje batemos completamente no fundo. Ficou 3.2 mas a sensação com que fico é que foi 3 ou 4 a 0. Demasiado mau. Demasiado fraco. Demasiado. POBRE. É precisa ser feita uma limpeza. A tudo. Limpar o clube de cima a baixo. Vitorianos a sério lá para dentro e que percebam verdadeiramente de bola. Que só se interessem pelo Vitória. Porque este clube pode e tem que dar mais aos adeptos. A nossa exigência enquanto adeptos nunca esteve tão baixo. Houveram aplausos em Barcelos. Aplausos no final do jogo contra o Boavista em casa. Eles, jogadores não precisam de carinho. Precisam de fazer aquilo para que são pagos, e se não o fazem têm que ser bem penalizados.
E terminar o dia com o empréstimo do André André?? É um mau dia para se ser Vitoriano. Peço desculpa pelo desabafo. Mas hoje doeu.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Percebo perfeitamente o seu desânimo e até a sua revolta. O Vitória tem que ser muito mais que isto que vimos em Vizela, nos Açores e em mais alguns jogos. Há opções difíceis de perceber, há uma gestão dos jogos que muitas vezes não resulta, há substituições que não se percebem e outras que deviam ser feitas e não são. Não sou treinador nem tenho essa pretensão mas mais de 50 anos a ver futebol dizem-me que a não utilização de Nélson da Luz é inexplicável (trocar um lateral por outro nos minutos finais é uma invenção) bem como deixar Edwards no banco é incompreensível. Enfim há muito para fazer neste clube. Quanto a André André aí estou de acordo com a sua saída. Vai ganhar muito dinheiro numa fase já descendente da carreira e há alternativas para o seu lugar.