segunda-feira, julho 02, 2018

E Agora Ronaldo?

Terminado o Mundial, onde ele e o sonho colectivo dos portugueses não tiveram equipa que os acompanhasse à altura, põe-se agora a questão de saber onde vai Cristiano Ronaldo continuar a sua fabulosa e inigualável carreira.
É certo que tem contrato até 2021 com o Real Madrid mas é patente a insatisfação do jogador perante uma entidade patronal a quem deu mais que qualquer outro jogador na História do grande clube madrileno sem que o reconhecimento tivesse sido proporcional.
E por isso as palavras na final da Liga dos Campeões que quase anunciaram uma despedida a que o RM não parece opor-se desde que apareça um clube a pagar a clausula de 120 milhões ( a própria descida da clausula indicia vontade de o ver sair) desde que esse clube não seja o Barcelona ou o PSG para os quais se mantém a inalcançável clausula de 1000 milhões de euros.
Até pode não passar tudo de uma tempestade num copo de água e Ronaldo acabar por ficar em Madrid e possivelmente lá concluir a sua carreira.
Mas atendendo ao modo de ser de Florentino Pérez, cujo jeito para os negócios de milhões e contratação de nomes sonantes apenas tem equivalência na sua ignorância sobre futebol, é bem provável que Ronaldo acabe por partir para dar lugar à contratação de um qualquer Neymar cujo valor futebolístico embora grande está muito longe do do fabuloso jogador português.
E se sair irá para onde?
Eu gostava que fosse para o Barcelona, onde com Messi, Suárez e Coutinho formaria o melhor ataque da História do futebol mundial.
Mas isso não será possível por várias razões a começar pela tal clausula.
China e um contrato de muitos e muitos milhões?
Não acredito.
Porque dinheiro não é propriamente o problema de Ronaldo e ir para lá significaria desaparecer dos grandes palcos e da luta pelos grandes títulos.
Estados Unidos?
Mais provável, a pensar no pós futebol, mas igualmente com os problemas da China em termos de grande competição.
E na Europa?
Na Europa parece haver dois grandes candidatos, excluído o PSG pela razão da clausula (salvo se os árabes perderem completamente a cabeça), a contratarem Ronaldo: Manchester United e Juventus.
Um regresso a Inglaterra ou experimentar o Calcio.
E aí, deixando de lado os factores afectivos que o levariam para Old Trafford sem hesitação, creio que Ronaldo escolherá o clube que lhe dê mais possibilidades de voltar a lutar pela Liga dos Campeões e pelo recorde (mais um) de ser o primeiro jogador a ganhá-la por três clubes de três países diferentes.
Um assunto a seguir com muito interesse neste defeso.
Depois Falamos

2 comentários:

Unknown disse...

Só uma correcção, já um jogador conseguiu a proeza de ganhar a champions por três clubes de países diferentes: Clarence Seedorf ganhou 4 champions, uma pelo Ajax, outra pelo Real Madrid e duas com o AC Milan. É inédito mas gostava que o Ronaldo desta vez seguisse os passos de alguém.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tem toda a razão e agredo a rectificação. Faço minhas as suas palavras e espero que Ronaldo desta vez siga os passos de Seedorf. E curiosamente estou convicto que o fará.