quinta-feira, abril 27, 2017

Títulos...

Não sou muito de escrever sobre a vida interna dos outros clubes e menos ainda sobre a do velho rival minhoto.
Mas dado tratar-se precisamente de um rival, com quem este ano voltamos a disputar lugares europeus (e neste momento com uma vantagem quase decisiva da nossa parte) e que se encontra em período eleitoral com duas listas quando o normal (antes do actual presidente) era ter dificuldade em arranjar uma que fosse decidi deixar aqui uma pequena reflexão.
A primeira sobre o slogan da candidatura, "Braga com Futuro", que achei no mínimo muito pouco original.
Porquê?
Por isto que abaixo se reproduz.
Um slogan que já fora usado em 2012 e cuja utilização nas eleições do Braga traduz, no mínimo, a velha admiração do líder bracarense pelo clube vizinho o que, em bom rigor, só lhe fica bem.
A segunda é sobre a época desportiva do Braga.
Que começou com grandes ambições, a equipa liderada por José Peseiro a jogar bom futebol e a alcançar resultados mas depois algumas exibições menos conseguidas a par de um ou outro mau resultado (e eliminação da Taça de Portugal pelo Covilhã à cabeça) levaram Salvador a enveredar pelo caminho mais fácil que foi o de despedir o treinador e ir contratar um que noutra realidade competitiva estava a fazer bom trabalho em Chaves.
Foi pior a emenda que o soneto.
A equipa nunca mais foi a mesma, perdeu a final da taça CTT com o Moreirense, e no campeonato foi ultrapassada pelo Vitória-heresia suprema para Salvador- o que levou a nova e caricata mudança de treinador a apenas quatro jogos do fim da época.
E isto é um retrato fiel do nosso futebol.
Onde os presidentes nunca tem culpa de nada, onde os responsáveis são sempre os outros de treinadores a árbitros passando por jogadores e até jornalistas, mesmo quando o insucesso tem bem vincado o rosto e a responsabilidade presidencial.
A terceira reflexão tem a ver com os objectivos enunciados por Salvador para o próximo mandato e muito em especial o de querer ser campeão.
Levo-o a sério.
Porque sabendo das dificuldades de um clube fora da lógica do "sistema" ser campeão ( o Boavista foi-o num tempo em que transitoriamente tinha muito peso nos bastidores) reconheço que a ambição de Salvador tem raízes nestes dez anos de sucesso debaixo da sua liderança.
Com ele o Braga foi vice campeão nacional, ganhou uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e esteve numa final europeia.
O passo seguinte, em termos de ambição crescente, só pode ser o título.
Se vai consegui-lo isso é outra questão bem diferente porque depende de muitos e diversos factores boa parte dos quais não dependem do clube e da sua administração.
Mas o ter a ambição, o dar a cara por ela, o não recear assumir o risco de afirmar a candidatura já é uma enorme pedrada no charco de águas estagnadas do nosso futebol e um sério aviso aos tradicionais candidatos .
A que o próprio Vitória não pode estar desatento.
E por isso é fundamental este ano conseguir o quarto lugar e, se possível, ganhar a Taça de Portugal.
Para também nós podermos pensar noutros "voos"e não deixarmos espaço livre a quem de uma época de "passo atrás" pretende retirar o balanço suficiente para dar "passos em frente".
Depois Falamos

5 comentários:

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

Estou muito de acordo com a sua análise em relação à situação do nosso rival.
Como Vitoriano que sou, não gosto naturalmente do Braga, mas acho que nós, Vitória, em conjunto com eles, somos os únicos que podemos fazer frente ao poder tripartido que se tem verificado no nosso futebol.

Abraço
Miguel

luso disse...

Só uma nota em relação a esse discurso do nosso vizinho.
Esta questão da eventual candidatura ao título pode ter duas leituras, sendo uma a que foi já exposta, mas a outra é bem mais própria de Salvador:
Trata-se de uma fuga para a frente. Salvador está a ver um mau momento do clube coincidir com eleições. O rival é alguém respeitado em Braga, e por isso Salvador precisa de slogans fortes. Um foi o centro de treinos, a que pomposamente chamou Academia, e o outro é esta pretensa candidatura, que me parece ser só fogo de vista.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Estou de acordo com isso e já o defendi por várias vezes.
Infelizmente no actual contexto dos dois clubes não é possível.
Não há vontade de nenhum dos lados

Anónimo disse...

Acho que o melhor é ignorar os '3 grandes' e seguir o nosso caminho. Quanto mais os avisarmos de que pretendemos ser campeões mais eles se defendem. É apanhá-los de surpresa para os deixar desorientados. Poderá haver épocas em que nenhum deles está no seu melhor. Esta era uma delas. O orçamento do Vitória também terá de ser melhor para manter e reforçar a equipa. Quanto ao Braga só não ganhou já o campeonato porque lhe faltou experiência e alguma matreirice nos momentos chave do campeonato.

Miguel Leite

luis cirilo disse...

Caro luso:
Também pode ser embora ache que Salvador ganhará as eleições sem dificuldade de maior.
De resto acho normal que quem já foi vice campeão,e chegou à ultima jornada ainda a lutar pelo título, queira dar o passo seguinte. E para isso o quarto lugar esta época pode ser um degrau importante. É a isso que temos de estar atentos.
Caro Miguel:
Que temos de seguir o nosso caminho não há duvidas.
E isso passa por reforço de orçamento, reforço da equipa, reforço da nossa presença nos orgãos do futebol. Federação,Liga e A.F. Braga. E por mais algumas coisas como é evidente. Nomeadamente em termos mediáticos