sexta-feira, setembro 05, 2014

Fim de Linha

Tomané fez na época passada nove golos nas diversas competições em que participou.
4 na Liga, 3 no CNS, 1 na Liga Europa e 1 na taça da liga.
Esta época em três jogos da Liga fez dois golos e é o melhor marcador português da competição.
São números decentes, de um jovem ponta de lança em idade de afirmação, e que nenhum dos convocados pelo "seleccionador" para o jogo com a Albânia pode exibir.
Mas sobre "esse" nem vale a pena dizer mais nada.
Ontem Tomané integrava os  convocados do "seleccionador" de sub 21 para o jogo na Noruega.
Foi titular?
Não.
Foi suplente utilizado?
Não.
Foi, ao menos, suplente?
Não.
Ficou fora dos dezoito!
Isto, do meu ponto de vista, marca o fim de linha para qualquer tipo de tolerância do Vitória e dos vitorianos quanto à porcaria que enxameia a FPF e o seu gabinete técnico.
Porque depois disto é evidente, até para os que tem dificuldade em ver, que há um ataque do "sistema" à instituição Vitória Sport Clube.
Que teve a ousadia de mostrar , a partir de 2012, que vale a pena apostar na formação, nas equipas B e no futebolista português.
Ora isto estraga muitos negócios e prejudica muitos interesses ocultos.
Porque se outros clubes seguirem o exemplo, e apostarem na formação, é óbvio que necessitarão de menos aquisições e isso estraga o negócio aos empresários que vivem precisamente das comissões que ganham nas transferências de jogadores.
E por isso o Vitória transformou-se num exemplo perigoso e num alvo a abater.
E uma das formas é precisamente sabotar a nossa aposta e a vontade de cada vez mais jovens virem para Guimarães, por saberem que aqui tem oportunidades de se mostrarem (veja-se o recente caso de Alexandre Silva), mostrando que jogar no Vitória se torna impeditivo de serem chamados ás selecções nacionais.
A canalhice feita a Tomané é um exemplo.
A não convocatória de nenhum jogador dos nossos juvenis (que são campeões nacionais) para a selecção do respectivo escalão outra.
A forma ostensiva como Cafu foi "esquecido" pelo seleccionador de sub 21, quer na convocatória para o jogo de ontem quer nos três jogadores que chamou para o jogo do dia 9 com o Azerbaijão para substituírem lesionados e castigados, outra ainda.
Deixemos-nos de paninhos quentes.
Há uma guerra do "sistema" contra o Vitória.
E o Vitória tem de responder de forma enérgica, visível e dissuasora.
Porque o silêncio,a eventual diplomacia de gabinetes, o cair no terrível erro de fazer de conta que não se passa nada, pode ter um preço brutal para o clube.
Repito o que já disse noutra ocasião.
O nosso ADN é o de D. Afonso Henriques e não o de Egas Moniz.
Pormos-nos de "joelhos", com a corda ao pescoço, perante o "poder" desta vez tem todas as possibilidades de acabar muito mal.
Depois Falamos.

11 comentários:

Anónimo disse...

Concordo consigo Sr.Luis Cirilo. Mas, na minha opinião devemos nos concentrar no vitória, na nossa equipa, no nosso clube e não tanto nas escolhas do Paulo Bento.
Esta afirmação do Braga na selecção, deve-se claro ao Jorge Mendes mas também às boas épocas que o braga fez à uns anos e que lhe permitiu que olhassem para eles com outros olhos. Eu penso que é esse o caminho que o vitória tem de fazer. Afirmar-se nacionalmente, já este ano, com uma boa classificação e boas exibições.
Temos de admitir que não temos a mesma influência que Porto, Benfica, Braga, Sporting e até Boavista. Não agradamos a muitos e incomodamos a muitos mais.Portanto,o reconhecimento dos nossos jogadores será feito mais cedo ou mais tarde.

Luis Costa disse...

O ADN da grande maioria dos sócios é do Afonso Henriques, mas o da Direção e principalmente do Presidente é do Egas Moniz.
Até hoje nunca o vi vir para a "praça publica" defender o nosso clube e nem eu nem 99% dos Vitorianos espera que o faça agora. As únicas vezes que temos oportunidade de ver JM nos holofotes da CS é quando lhe "cheira" a tacho melhor, como foi no caso da Liga.

Luis Costa disse...

E querem apostar que nem no próximo jogo, mesmo com o Paciência lesionado, o Tomané é titular ?

Anónimo disse...

joao amorim e paulo oliveira foram sempre chamados e titulares nos respectivos sb-19 e sub-21 de portugal!! e eram jogadores da instituição V.S.C.
josué, outro que tal, embora com muito, menos minutos, ou são exemplos aparte??

Francisco Guimarães disse...

Discordo. Acho que ainda não é o momento. Não faltam motivos e vontade, mas acho que ainda não é a altura certa. Estas coisas têm de ser feitas na altura certa.
Neste momento o Vitoria tem de continuar a preocupar-se com o seu saneamento financeiro e com a redobrada aposta na utilização jogo após jogo dos seus jovens e promissores jogadores e na galvanização dos adeptos com as suas vitórias.
Silenciosamente, calmamente, até poder Emergir!
Uma guerra aberta com os seleccionadores (e por consequência com a própria FPF) iria desviar recursos psicológicos e talvez até financeiros dos objectivos actuais. Já existe uma frente aberta com a questão da presidência da Liga, se a direcção do Vitoria abrisse mais esta frente agora ia deitar tudo a perder.

Quando, daqui a uns meses, Cafu,Hernani, Tomané e André tiverem sido varias vezes galardoados como o MVPs dos jogos ou até jogadores do mês e quando, os "amiguinhos" de Paulo B. se "recusarem" a ir aos compromissos da selecção (para se manterem em forma nos seus milionarios clubes). Aí sim, nessa altura, quando Paulo B. precisar mesmo de os chamar, aí é que nós deveremos actuar.

PS: Tudo isto é apenas válido enquanto Paulo B. lá estiver! Com um ou 2 percalços no apuramento nada garante que fique. A não ser que deixe de ser B. !!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O nosso clube não é uma ilha no futebol português. Vive com os outros e tem de saber viver. Ficarmos calados perante quem nos prejudica apenas serve para o prejuízo ser cada vez maior. Porque é fácil prejudicar quem não se queixa.
Caro Luís Costa:
Apenas lhe digo que tive muito gosto em ser suspenso um mês pelo conselho de disciplina (pouco antes de sair da direcção)por ter criticado duramente a arbitragem de um Benfica B-Vitória B. Se alguma "medalha" ganhei nesta passagem pela direcção foi essa.
Quanto ao Tomané parece-me evidente que não será titular. Á cautela já chamaram o ponta de lança dos sub 19 que por acaso também joga no Porto.
Caro Anónimo:
Precisamente. Dantes eram chamados jogadores do Vitória. Agora é o que se vê. na A nenhum. Nos sub 21 um que nem nos 18 entra. Veremos as próximas convocatórias.
Caro Francisco:
Infelizmente as guerras tem de ser travadas quando surgem e não quando dava jeito que surgissem. Não vejo em que é que o Vitória manifestar a sua insatisfação, de forma firme, educada e sustentada com a razão que temos, nos possa prejudicar ou custar dinheiro.
Dinheiro custa, e muito, os nossos jogadores não serem valorizados como merecem por força dos interesses nojentos de quem manda no futebol.
Quanto ao futuro desiluda-se: se nada for feito os nossos jogadores nunca terão oportunidades. Porque os "amiguinhos" de PB são mais que muitos. Veja o João pereira que nem clube tem e foi chamado.

Anónimo disse...

Este seu texto, Sr. Luís Cirilo, chega aos ouvidos do Eng.º Júlio Mendes como duas mãos agarradas ao colarinho! Há em si muita raiva contida. O caso não é para menos. O Vitória está a ser injustamente desprezado nas últimas convocatórias. O Braga, por exemplo, mete lá jogadores que nem ao diabo lembra. E o Vitória fica a chupar no dedo.
Na falta da tal reação enérgica, sugiro uma forma de protesto em conluio com o diretor de campo: sempre que o Vitória estiver a ganhar no D. Afonso Henriques, os apanha bolas podem ser substituídos ao intervalo por velhinhos dos lares de terceira idade com problemas de mobilidade. Prestava-se um exemplar serviço social e quem não estivesse contente ia-se queixar à Federação.
Pode não ser assim, mas confiar no nosso departamento jurídico ou dar entrevistas aos jornais há muito que não dá resultados práticos!

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas".
De facto sinto-me revoltado com aquilo que está a ser feito ao Vitória a diversos níveis.
E é verdade que gostaria de ver da parte do clube/SAD uma resposta muito diferente do silêncio que a caracteriza na esmagadora maioria das ocasiões.
Achei piada à ironia da forma de protesto que sugere embora ambos saibamos que não é possível. Mas há outras que são. Basta quererem

Anónimo disse...

Das direções Vitória, como ambos sabemos, pouco se espera, Sr. Luís Cirilo. Saberão eles até podem ir com esta atitude de silêncio? Ou terão medo de arriscar e cair no ridículo quando a razão lhes assiste? De facto, gostava de ver esse novo 'querer' de mudança em acção. Embora no revés da medalha, quando um clube é ousado, desavergonhado e fala de mais, tratam-lhe da 'saúde' mais à frente...

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
se as coisas forem feitas com bom senso nem se cai no ridiculo nem há razões para receios

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
se as coisas forem feitas com bom senso nem se cai no ridiculo nem há razões para receios