quinta-feira, agosto 02, 2012

Vamos Acreditar

Publiquei este artigo na edição de hoje do "Povo de Guimarães"

Ao sabor de um passar inexorável do tempo está à porta uma nova época desportiva para o Vitória Sport Clube.
Depois daquele que terá sido um dos defesos mais difíceis de sempre, por força da imensidão e complexidade dos problemas que foi necessário enfrentar para impedir o encerramento do clube, vai sendo tempo de as atenções se concentrarem naquilo que é o verdadeiro cerne de uma instituição como a nossa.
A competição desportiva.
Sem esquecer contudo, até pela influência que tem na constituição das diversas equipas, que os problemas financeiros estão longe de estarem completamente resolvidos e que o Vitória vai ter de viver alguns anos de profundo rigor orçamental para poder sair desta situação.
Hoje , aprovado o PEC e com isso ultrapassada uma questão delicadíssima que punha tudo em causa (a inscrição das equipas na Liga), renegociadas dividas, feitos acordos com fornecedores entre muitos oputros actos de gestão qual é o balanço que pode ser feito da actual situação do clube e das perspectivas de futuro?
Creio que a principal referência dos tempos que correm, e que vale bem a pena salientar porque essencial à construção do futuro, é a comprensão pelos associados dos problemas do clube e a sua consequente solidariedade com a direcção na tomada de medidas difíceis para todos.
Foi assim no voto que permitiu a prestação de garantias ao Estado para aprovação do PEC assim foi na forma como aceitaram e apoiaram a redução drástica do orçamento do clube sabendo que isso implicava um menor investimento na componente desportiva.
Depois apraz-me salientar, embora sem surpresa, a solidariedade e comunhão de esforços entre os órgãos sociais irmanados numa necessidade comummente assumida de trabalharem em uníssono para a salvação do clube.
Sem contudo, e que isso fique bem claro, existir qualquer alienação de competências ou transigência nas funções de que cada um está imbuído.
Nas modalidades que permitem fazer do ecletismo uma imagem de marca do clube, severamente “castigadas” com problemas financeiros de que não foram responsáveis mas que sofreram na pele de forma brutal, foi possível garantir a continuidade de todas e a formação de equipas capazes de representarem condignamente o clube e fazerem campeonatos equilibrados e dentro das nossas possibilidades financeiras.
Especialmente no basquetebol e voleibol, aquelas que exigem mais recursos mas também as que proporcionam a prática desportiva a mais jovens praticantes, foi alcançado o objectivo de manter ambas em funcionamento e disputando os campeonatos de que já faziam parte na época transacta.
Foi a primeira grande vitória, do Vitória, na época desportiva que agora começa!
E no futebol?
Na formação, “fábrica “ dos talentos que garantirão a nossa estabilidade financeira e desportiva, procedeu-se a uma reorganização ponderada mantendo o que era de manter e mudando o que era de mudar.
Reforçando claramente o vitorianismo da estrutura.
Directiva e técnica.
E , onde a bola pincha, no futebol profissional?
Reduzindo o orçamento para metade, á custa de actos de gestão de todos conhecidos, foi possível constituir duas equipas para disputarem os dois principais campeonatos do nosso futebol.
A equipa A, na Liga Sagres, com uma equipa renovada e rejuvenescida vai certamente fazer um campeonato dentro dos melhores pergaminhos do clube e lutar jogo a jogo pelos três pontos.
Não teremos os nomes da época passada mas teremos, seguramente, um grupo de trabalho coeso, competitivo e solidário.
As contas far-se-ão no fim.
A equipa B, estreia absoluta no clube, será constituída na sua enorme maioria por futebolistas formados no Vitória, portadores do nosso ADN, a que se juntarão alguns reforços criteriosamente escolhidos.
Uma equipa jovem, ambiciosa, com orgulho na camisola que veste e merecedora de um apoio sem reservas desde o primeiro minuto do primeiro jogo.
Por ali, por aqueles “miúdos” passa muito do futuro do nosso clube.
Uma palavra final, mas merecida, para a hierarquia do nosso futebol profissional.
Flávio Meireles, o director do futebol, é um homem da casa e que conhece os cantos à…casa.
Tem todas as condições para impor um novo paradigma no futebol vitoriano.
Pelos conhecimentos, pelo exemplo, pela prática.
Rui Vitória e Luiz Felipe são exactamente os treinadores que o clube queria ter nesta nova fase da sua vida.
Renovar com o primeiro foi uma opção assumida pela actual direcção ainda em campanha eleitoral. É o homem certo no lugar certo e é com absoluta tranquilidade que afirmo que o Vitória não o trocaria por nenhum treinador das equipas que connosco vão disputar a liga Sagres.
Luiz Felipe é um homem da casa com obra feita na formação.
Primeira e única opção para treinar a equipa B.
Ninguém como ele para tirar “tudo” de jovens que ajudou a moldar como praticantes.
Finalmente um destaque merecido para Alex e Diogo Lamelas.
Os nossos capitães de equipa.
Dois homens do Vitória, profundamente vitorianos, que serão orgulhosos portadores da nossa mística no balneário e os primeiros a exigirem dos seus colegas que deêm tudo pelo clube.
Sinceramente creio que há razões para os vitorianos acreditarem.
E unindo-se em volta das nossas equipas, interiorizando que tem um papel essencial no presente e no futuro do clube, creio que todos juntos construiremos um Vitória cada vez maior e cada vez melhor!

11 comentários:

Carlos Ribeiro disse...

Caro Luis Cirilo, gostaria de saber onde possso adquirir bilhetes para o jogo com o Gijon?
Obrigado.

P.S : Se o Vitória puder ceder 2 convites para o referido jogo, aqui o sócio 12001, cota 06/2013 e cadeira pagas, ficaria grato.

Anónimo disse...

Ainda é muito cedo para fazer balanços, sr. Dr. Cirilo... Embora no meu entender o trajecto para já está a ser positivo.
Mas já que fala em eleições, e a SAD ?
Por falar em SAD, leu as noticias sobre Malaga e Glasgow Rangers ?

Saudações Vitorianas

Unknown disse...

Na globalidade, esperamos uma época positiva, do Vitória Sport Club.
Só acho que faltam 2 ou 3 reforços (um lateral esquerdo, um médio e um avançado, pois o Soudani vai ao CAN) na Equipa Principal, mas pode ser que até dia 31 de Agosto eles cheguem.
Força Vitória!

Diogo Oliveira disse...

Falta pouco mais de duas semanas para o ínicio do campeonato. Acho que continuamos todos à espera dos reforços que iriam ajudar a consruir a equipa competitiva que o Sr. Luis Cirilo tinha prometido.

Esta minha (e de outros sócios com quem falo da situação do clube) preocupação nasce do facto de termos posições que só temos um jogador de raíz.

Anónimo disse...

Eu estou a gostar do vitoria, e digo mais ainda bem q veio esta crise, pois estavamos a perder toda a identidade e por outro lado é assim q eu gosto do meu vitoria com jogadores portugueses !!! acredito que perante um campeonato bastante fraco como a liga sagres nao teremos qq problema ao longo da epoca e vamos demonstrar que os portugueses sao bem melhores que um cargueiro de brasileiros !!!

PS: SAD é que espero bem que o senhor mude de opiniao, pois o vitoria é de GUIMARAES !!!!

Emanuel Cosme disse...

Boa tarde, ao Sr. Cirilo em particular, e aos vitorianos em geral. Gostaria apenas de perguntar,afinal de contas, aonde é que vai jogar a equipa B? Em Moreira, na Póvoa? E só enquanto o relvado do D. Afonso Henriques não estiver em condições, ou para a época toda, tratando-se se assim for, de mais uma mentira dos atuais responsáveis diretivos. Desejo que não, e se assim for, desde já as minhas desculpas. E o relvado, já não deveria estar pronto? Eu não percebo nada de relva, mas um mês e tal, não é suficiente para consolidar devidamente um revaldo? Ainda para mais, o tempo acho que tem ajudado... acho esquisito...

Já agora, parabéns pela cerimónia de Ontem, que foi simples, mas muito bonita. Os equipamentos são , na minha opinião, dos mais bonitos da era Lacatoni. Mas, o 3º, deixou um bocado a desejar, até pelas expetativas criadas. Julgo que a cruz, está larga demais, e nem a sua cor é a original da bandeira de D.Afonso Henriques, mas valeu pela ideia.

Já agora, só mais um reparo. Penso que o meu estimado consócio não esteve presente- eu, pelo menos, não o vi-e assim sendo, era de bom tom, o Sr. Eng. ter dirigido umas simples palavrinhas aos milhares de vitorianas que disseram presente. Cada vez mais me convenço, que para vocês, os sócios servem apenas para pagar, e se possível, que não chateiem muito... é pena...

Saudações vitorianas!

Emanuel Cosme

Ricardo Silva disse...

Haja paciência e da boa para aguentar estes iluminados que tudo criticam e nada constroem...Abracos

Vimaranes disse...

Caro Luís Cirilo, aparte do post e apenas para efeitos de esclarecimento dos leitores e de quem por desatenção (espero que apenas por isso) confunde identidades de pessoas, fica o seguinte esclarecimento:

- No final do encontro desta tarde entre o Rio Ave - Vitória SC fui abordado pelo senhor Alfredo Magalhães (exmo. senhor presidente do conselho vitoriano) como tendo andado a pedir convites para um jogo no Vitória em blogues;

- Ao consultar esta caixa de comentários percebi que a confusão se deve ter devido ao facto de um seu leitor também de nome "Carlos Ribeiro" mas que devidamente assinalou o seu número de sócio 12001, ter pedido tais convites para o encontro Gijon - Vitória SC;

- Uso esta nota apenas para esclarecer os mais desatentos, incluindo aqueles que abordam as pessoas sem a confirmação correcta da identidade das pessoas em causa;

Esclareço ainda que eu, Carlos Ribeiro, mas associado do Vitória nº3479! não tem por hábito pedir convites para ver os jogos do Vitória.

E disse...

Boa tarde.

Aja paciência para aturar estes iluminados, para os quais está sempre tudo, e gostam de fazer como aqueles animais simpáticas, de longas orelhas...

É por causa de pessoas assim, que estámos com estámos.

Emanuel Cosme

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não são balanços. Apenas constatações.
Já ouvoi falar do Rangers,é verdade, mas tambem de outros. Varzim,Farense, Salgueiros,etc.
Caro Lafuente:
Até ao lavar dos cestos é vindima.
Caro Diogo:
A 19 de agosto essa equipa estará pronta.
Caro Anonimo:
A SAD discute-se depois.
Quanto resto estou de acordo.
Caro Emanuel:
A direcção não mente. E conversas dessas são de uma ingratidão brutal.Quanto ao resto está tudo claro. Para quem quiser perceber...é claro!
Caro Ricardo:
Pode crer.
Caro Vimaranes:
Um esclarecimento apropriado.
Caro Emanuel:
Estamos como estamos por varias razões. A priuncipal a forma como fomos geridos. Uma das acessórias a forma como alguns associado a troco de uma quota mensal se acharem donos do clube.E,pior, acharem que tem o direito de por em causa a idoneidade e a dedicação de toso os quie aceitaram o tremendo desafio de pegarem no Vitória neste estado.

João disse...

Quem é essa figura do Alfredo Magalhães??? Presidente do Conselho Vitoriano?? Ainda?? Esse fulano tem o Dom de andar sempre encostado ao "poder". Ora anda de braço dado com o Emílio, ora com Júlio Mandes, se porventura, o Biguinho for para Presidente é ver o Alfredo ao lado como grande escudeiro. Já agora, esse sr. não é o pai do "director" de comunicação do Vitória???? Agora percebe-se o encosto.