quinta-feira, agosto 30, 2012

Mercados, Mercadinhos, Mercadões


Creio existirem hoje muitos regulamentos que ao invés de defenderem o futebol apenas protegem os interesses económicos a ele ligados e aqueles que usufruem de elevados rendimentos do futebol oriundos sem jogarem ou treinarem.
Um deles tem a ver com o período em que decorrem as contratações.
Vulgo mercado!
Que ao invés do que devia acontecer e que era o período de inscrição de jogadores encerrar com o inicio dos campeonatos, como aliás foi regra durante muitos anos, permite que se façam compras e vendas até 31 de Agosto com várias jornadas já cumpridas das Ligas profissionais de futebol.
O que apenas contribui para instabilizar as equipas, lesar gravemente as planificações dos treinadores, adulterar de alguma forma a verdade competitiva das provas.
Exemplos?
Nada mais fácil.
O ano passado Elias alinhou( e marcou) pelo Atlético de Madrid contra o Vitória no play off da Liga Europa e depois transferiu-se para o Sporting.
Falcão esteve no Vitória-Porto de abertura da Liga e saiu na semana seguinte para o Atlético de Madrid.
Este ano é bem provável que Hulk, provavelmente o jogador mais decisivo a actuar em Portugal que jogou e marcou contra o Vitória no passado sábado, possa sair do FCP até final desta semana.
São alguns entre muitos exemplos possíveis a nível nacional e internacional.
Claro que esta regulamentação não defende o futebol.
Mas dá muito jeito a quem com ele, futebol, ganha dinheiro através da transferência de jogadores.
Porque aproveitam sempre a ansiedade de dirigentes e adeptos, originada por partidas em falso no inicio dos campeonatos, para apresentarem soluções milagrosas para o reforço das equipas e o retomar dos caminhos desejados.
E isso tem custos.
Nalguns casos brutais como se poderá confirmar até sexta feira noutras latitudes que a não a nacional dada a exiguidade financeira do nosso mercado.
O que apenas contribuirá para que a industria futebol dê mais um alegre passo em frente rumo ao abismo que já é tão visível!
Depois Falamos

P.S. :O Vitória também vai reforçar as suas equipas esta semana.
Mas dentro de uma lógica e de uns objectivos (leia-se jogadores) que tanto seria aplicável agora como se o mercado A tivesse fechado a 19 de Agosto e o B a 12 do mesmo mês.
Mas dada a situação financeira de todos conhecida tornou-se necessário jogar com os timings do mercado, ainda que com prejuízo da disponibilização mais atempada de reforços a Rui Vitória e Luiz Felipe, para defender os interesse do clube.

8 comentários:

Anónimo disse...

parabens sr luis cirilo por este belo texto e força vitoria

Fumega7 disse...

O mercado caro Luís deveria apenas estar aberto entre o fim do campeonato e o fim do mês de Julho, era mais do que suficiente e assim colocaríamos um ponto final a estes interesses...

Nuno Leal disse...

Ainda ontem fiz um breve post no Facebook sobre isso mesmo, na sequência de uma crónica de Joel Neto sobre o assunto.
Em breves palavras, a ideia é que se a UEFA e o Platini nada fazem para defender essa questão, as federações e ligas nacionais podem fazer algo, nomeadamente as de cá.
E porque não o campeonato só começar em Setembro, usando o mês de Agosto para jogos da fase de grupos da Taça da Liga que mais tarde vão interromper o campeonato? Parece-me uma forma de ultrapassar o problema muito razoável, ajustar os calendários das competições a essa palhaçada das transferências desregulamentadas que a UEFA impunemente autoriza, que apenas valoriza os tubarões europeus - mesmo os locais, FCP e Benfica, estão à mercê e são vitimas desta questão, como se viu o ano passado com o caso referido do Falcao que supostamente não iria ser vendido mas que acabou por sair "à força" com todas as consequências inerentes a isso...

Anónimo disse...

O futebol é um negócio, não um desporto. Por isso rege-se pelas leis do mercado e não por imperativos desportivos.

Um belo texto sim senhor, mas que me deixa atónito a pensar como é sendo contra os seus princípios, o dr. Cirilo fez tudo para cair no meio novamente...

Anónimo disse...

Acresce a esta balburdia de termos campeonatos a decorrer e mercado de transferencias aberto, o facto de o fecho do mercado de transferencias não ocorrer na mesma data para todos os campeonatos, a Rússia e não só, fecham o mercado para lá de 31 de Agosto.
Faço nota de destaque para a ambiguidade do Vitória neste defeso. Por um lado o Rui Vitória diz que só quer fazer o campeonato com os actuais jogadores, e por outro lado temos o Presidente do Vitória a dizer claramente que precisamos de vender para realizar receitas.
Antecipando que não iremos vender nenhum jogador, penso que a breve prazo (4 meses), ficará evidenciada a insuficiência de receitas para fazer face aos custos. Será este o pretexto para finalmente a Direcção do VSC, entregar no Ministério Público todo o dossier da gestão da Direcção anterior e chamar à justiça os responsáveis pela gestão danosa do nosso clube?
É preciso lembrar aos actuais corpos sociais do Vitória que têm a obrigação de zelar pela defesa do melhor interesse da Instituição?
Parece-me óbvio que votar o Relatório e Contas do ano transacto e dizer que a documentação existente estava em conformidade com o que estava relevado nas demonstrações financeiras é sonegar o facto de que mais que a forma interessa perceber a substância dos documentos.
E aí estou seguro que irão encontrar matéria para exigir aos anteriores membros responsabilidades pelos actos de gestão e a obrigação de ressarcirem o Vitória pelos prejuizos causados.
Com a casa arrumada, as contas em dia e julgados os responsáveis pela ruína, aí sim, podemos abraçar novos objectivos de ambição desportiva e quiçá exigir à comunicação social que parem de dizer Guimarães e comecem a dizer Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Obbrigado.
Caro Filipe:
Penso que o adequado era o mercado fechar com o inicio do campeonato.
Caro Nuno:
Tenho por principio que tudo que vem da Uefa/Platini deve ser olhado com as maiores reservas. Por isso as Ligas menos fortes ,como a nossa, devem encontrar mecanismos de defesa o mais apurados possivel. Já que uma regulamentação europeia a sério me parece impossivel com estes figurões.
Caro Anónimo:
Está enganado.
Voltei ao dirigismo desportivo mas sem abdicar dos meus principios..
Como é evidente!
Caro Anónimo:
Sobre a gestão passada o unico comentário que faço é recordar-lhe a garantia dada pelo presidente em AG de que ela será auditada. Depoois falamos.

Anónimo disse...

Lolada!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
que bem pensado!