terça-feira, agosto 21, 2012

É o Vitória!

Foto: www.vitoriasc.pt
As procissões ainda mal saíram do adro, é verdade, mas já é possível fazer um primeiro balanço daquilo que tem sido a coexistência dentro do Vitória de duas equipas profissionais a disputarem as duas principais Ligas do futebol português.
E a experiência não podia ser melhor.
Desde logo porque foi possível criar um espirito de grupo muito forte entre todos os jogadores ao ponto de se poder dizer, sem exagero, que no clube existe um grupo e duas equipas.
Prova disso tem sido a forma como uma dezena de elementos da equipa B já foram chamados a treinar com a equipa A e a disponibilidade com que integrantes da A tem jogado pela B, quando tal se torna necessário, sem qualquer perda de motivação ou desânimo por aquilo que outros considerariam uma despromoção.
Balneários coesos, sadios, de gente empenhada no projecto e com vontade em jogar no Vitória, compreensão pelas dificuldades do clube, é o “segredo” deste excelente início de caminho que seguramente vai dar aos vitorianos muitos momentos de satisfação ao longo da época.
E depois há mais alguns factores que ajudam.
O facto de os dois capitães de equipa (Alex e Diogo Lamelas) serem vimaranenses e vitorianos tem sido uma preciosa ajuda na forma como se tem passado a mística e o projecto para as duas equipas.
O plantel de juniores, com jovens muito prometedores, tem sido um precioso suporte da equipa B pela qual tem treinado assiduamente alguns dos seus elementos conforme previsto no projecto desportivo do futebol profissional.
A compreensão de que jogar no Vitória B é uma porta aberta para a visibilidade quer pela participação numa Liga profissional quer pela proximidade à equipa A e a possibilidade que vários deles terão de jogarem no principal escalão durante esta época ainda.
Há, pois, motivos de satisfação pela forma como as coisas tem corrido.
E a certeza, que já começa a ser reconhecida noutras latitudes (e até em clubes maiores), de que o Vitória seguiu o caminho certo na forma como reduziu orçamentos e conseguiu construir duas equipas competitivas por metade do valor de uma só equipa na época passada.
Acreditamos que muitos dos jogadores da A e da B terão um futuro radioso no futebol português, e não só, dada a sua qualidade enquanto jogadores e a sua formação enquanto homens que é um aspecto essencial na construção destas duas equipas e em contratações futuras.
Queremos bons jogadores.
Mas também homens com H grande.
E como os últimos são os primeiros é evidente que os treinadores, Rui Vitória e Luiz Felipe (e respectivas equipas técnicas), têm sido absolutamente determinantes na forma muito positiva como arrancou este projecto de “um grupo, duas equipas”.
Excelentes condutores de homens, com enorme sensibilidade para a formação onde ambos já trabalharam com sucesso reconhecido, tem sabido através de um diálogo permanente e um enorme altruísmo na hora de cederem jogadores um ao outro cimentarem em bases muito sólidas este enorme desafio desportivo a que o Vitória meteu ombros.
Acredito que o clube não podia ter sido mais feliz na escolha dos seus técnicos!
Agora há que continuar o caminho.
Sabendo que a A não ganhará o campeonato e que a B não almeja a mais, em termos classificativos, do que fazer um campeonato tranquilo.
Mas com a certeza, em relação a ambas, que o Vitória está no caminho certo!
Depois Falamos

P.S. Alguém acha possível uma fotografia como esta noutro clube com equipa B?

7 comentários:

Pedro disse...

Caro Cirilo,

É este o caminho do Vitória. Estão a fazer um excelente trabalho.

Só um reparo: para quando uma forte iniciativa de anagariação de sócios? Somos cada vez menos, infelizmente.

Abraço,

Pedro

Anónimo disse...

Em muitos anos de socio poucas vezes me senti tao identificado com um projeto vitoriano como agora.
E embora o Luis Cirilo nao o diga (o que so lhe fica bem) a verdade esta no considerar que a direcao tem o maior merito nesta revolucao que o clube esta a viver. E o LC e indiscutivelmente o ideologo deste novo Vitoria em termos de futebol. Muito do que escreveu neste blogue ao longo dos anos esta agora a ser posto em pratica. E o apoio dos socios as duas equipas prova que estao no caminho certo!

Miguel Salazar disse...

Estamos no bom caminho, sim senhor!...

Anónimo disse...

Para quando deixarmos de ser o Guimarães?

Agora até já se fala Guimarães B

É incrível que o senhor muitas vezes criticava quem nos tratava por Guimarães e até hoje nada mudou

É fácil falar...resta esperar por alguma atitude da direcção

Anónimo disse...

realmente, pode dizer-se que o Vitória está a aproveitar a equipa B da melhor maneira, permitindo, por um lado, que alguns jogadores da equipa A possam também rodar, e por outro, (aquilo que já se sabe qua a equipa B permite), que é dar uma continuidade à formação.

Este conceito de unidade, nada fica a dever ao que se tem visto nos outros clubes com equipas B

Anónimo disse...

Essa questão de sermos o Vitória ou o Guimarães (é óbvio que somos o Vitória), não pode ser resolvida por decreto.
E com a existência do Setúbal, muito menos.
Por isso, há que ser prudente nos radicalismos, porque a direção manda no clube, mas não manda na imprensa, nem no público em geral

luis cirilo disse...

caro Pedro:
está prevista.
caro Miguel
àssim esperamos.
Caro Anonimo:
Temos feito o possivel. Mas Roma e Pavia não se fizeram num dia.
caro Anónimo:
creio que o conceito de um grupo duas equipas esta a consolidar-se.
caro An.onimo:
a direcçao tem apenas de exigir que o clube seja tratado pelo seu nome.