segunda-feira, junho 13, 2011

Isto Promete...

Como bom vitoriano, que tenho a presunção de ser, assisto com um interesse elevado á preparação da próxima época do clube.
Especialmente no futebol como é compreensível.
Com a esperança (tenho um amigo que diz com muita piada que a "esperar" é que nós (vitorianos) somos mesmo bons!) de que seja possível construir uma equipa á medida dos nossos sonhos razoáveis.
Porque para sonhos mais ambiciosos...adiante.
Naturalmente que assisto, sem grande surpresa,á importação de jogadores de mercados que vão do Uruguai á Argélia passando por Marrocos(África)e pelo tradicional Brasil.
Em termos de nacionalidades temos,até agora, portugueses,brasileiros, uruguaio, costa marfinense,marroquino e anuncia-se um camaronês.
E ponho-me a pensar nos custos de tudo isto.
Porque em Fevereiro vendemos apressadamente Ricardo para pagar salários.
Agora anunciam , os clubes vendedores, que o Vitória pagou um milhão e duzentos mil euros por Barrientos e oitocentos mil por N'Djeng.
Ou seja um total de dois milhões de euros.
Bem bom para quem há três meses estava "teso"!
Claro que o Vitória desmente esses valores (qual será então o interesse de quem vende em anunciar que recebeu mais do que aquilo que facturou na realidade?)
mas sem dizer claramente,o que também não é estranho,quanto pagou exactamente por cada jogador.
Daí a minha admiração.
Será que nos terrenos do Complexo nasceu alguma árvore das patacas ?
Ou nas obras do Toural terá sido descoberto algum poço de petróleo ?
Não sei.
Mas espero vir a saber.
Na próxima Assembleia Geral.
Depois Falamos

19 comentários:

Anónimo disse...

Talvez esses 2 jogadores sejam pagos com as vendas de Lion, Renan (q mostrou ter qualidade para jogar no vitoria), e as próximas Rui miguel, Targino, N'dyai, tony e quem sabe não fica por aí. Mas será que chega? normalmente compramos caro mas vendemos em saldos! Quando vendemos bem "Bebé" o dinheiro foge.
Triste a realidade deste vitória.

Yokiko disse...

Esqueceu-se que também temos um "Burkina Fasence"...

Anónimo disse...

No vitória existem discursos: um que diz que não há dinheiro e que tem que se arranjar jogadores a custo zero, e outro discurso em que segundo a imprensa compra-se um jogador por um milhão e duzentos mil euros. Em relação a este barrientos nao sei se é bom investimento ou não, mas sinceramente preferia gastar toda essa quantia em salário de jogadores como o Pedro Mendes (que tem futuro incerto no Sporting e seria a hora certa para voltar) e no Nuno Assis (que tem provas dadas e penso que o Barrientos será melhor que ele)...e penso que esse valor de 1,2milhões seria mais do que suficientes para ter esses jogadores no plantel do próximo ano.

Em relação ao camaronês os valores são um pouco mais baixos...mas segundo o que se lê na imprensa (e mais uma vez baseio-me nos jornais, uma vez que internamente ninguém justifica nada), parece que é unânime que será um bom reforço. E assim sendo, parece-me importante reforçar o ataque com um jogador possante e goleador. Assim, defendo esse investimento mas critico o do Barrientos uma vez que o Nuno Assis é simplesmente intocável na posição de 10.

Quanto à assembleia será uma boa altura para os dirigentes do vitória justificarem o que foi feito aos cerca de 10 milhões de euros que entraram nos cofres do vitória no ano passado, com as vendas do Bebe (5,5 milhões para o vitória e 3,5 para Jorge Mender), o do Paulo Sérgio e sua equipa (600mil), o Nuno Assis (800mil), o moreno (400mil) e mais alguns...e já nem falo dos 3,5milhões do Geromel que saiu à duas épocas e segundo as contas do relatório e contas do ano passado não sei onde terá sido aplicado o dinheiro uma vez que o passivo não diminuiu.

Tendo em conta estas entradas de dinheiro, gostava de perceber porque o Ricardo foi vendido por falta de capital do clube para pagar a recursos humanos...o que se passa com o dinheiro?

Eu não sei a resposta, mas acho que nem na assembleia vou ter resposta a todas estas minhas dúvidas. e quanto assembleia apesar de não saber data para a mesma, vou lá estar na esperança de estar enganado e obter resposta às minhas dúvidas

HJ

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
é precisamente essa a explicação devida aos sócios.
Quem se vendeu,quem se comprou,quanto se recebeu,quanto se pagou.
Coisa simples!
Caro Yokiko:
Essa é outra anedota.
Como é possivel permitir isso ?
Caro HJ:
Esse dinheiro, a ser verdade,dava para o Pedro Mendes, o Assis, o Fernando Meira e sobrava para o Nuno Gomes.
É certo que são quatro jogadores acima dos 30 anos.
MAs com valor conhecido,adaptação desnecessária e rendimento garantido.
Esses dois são de valor desconhecido e de adaptação incerta.
Aliás admira-me que exista um jogador tão bom na Argélia e nenhum clube francês se tenha interessado seriamente por ele.
Mas pode ser que seja sorte do Vitória.
Quanto ás suas interrogações relativamente ao dinheiro são também as minhas.
Esperemos que na AG sejam esclarecidas.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

Acompanho o que diz (na web e na tv)com alguma regularidade e até com respeito e admiração. Mas por favor, não me tente convencer de que o Nuno Gomes seria bom para o Vitória... Em nenhum aspecto (a meu ver).

Cumprimentos

L. Ribeiro

luis cirilo disse...

Caro L. Ribeiro:
Obrigado pelas suas palavras.
É evidente que o estarmos de acordo em muita coisa não implica o estarmos de acordo em tudo.
Eu acho que o Nuno Gomes seria uma boa aquisição por cinco razões fundamentais:
1) A sua qualidade goleadora.
2) A experiência que traria á equipa.
3)O respeito,até dos árbitros,por ser uma figura de primeiro plano.
4) Os ganhos em merchandising nomeadamente na venda da sua camisola.
5)O papel que poderia desempenhar na divulgação do clube junto das escolas e na captação de novos adeptos.
Mas é apenas a minha opinião.
Não é um dogma!

Anónimo disse...

Concordo plenamente consigo Sr. Luís Cirilo...O Nuno Gomes seria um bom reforço para o plantel...num sector em que o vitória apresenta dificuldades, penso que o NG seria uma óptima contratação.

Tenho pena que gente ligada à direcção não veja este tipo de blogues em que os sócios manifestam as suas ideias e as fundamentam...porque se isso fosse feito penso que muitas contratações seriam bem vistas por grande maioria dos associados

HJ

SicGloriaTransitMundi disse...

E eu a pensar que desta vez os "protocóis" podiam funcionar a nosso favor...Puro engano!!!

Anónimo disse...

Antes de mais, gostaria de enaltecer o facto de estarmos a discutir o Vitória, com transparência, urbanidade e pluralidade (estranho - ou talvez não - predicados há muito ausentes das A.Gs. do Nosso Clube). Parabens, ao autor do blog, e a todos participantes.

Devo confessar a minha estupefação, com as atitudes bipolares - infelizmente, não impares - da (pseudo) direcção do Vitória...

Por um lado desdenham anos a fio a formação; por outro firmam contratos profissionais com "meia" equipa de juniores, (o que muito me apraz)urge agora, a sua integração na equipa sénior (DO VITÓRIA, que é para isso que a formação serve).

Isto já para nem falar, da frugalidade na aquisição de mais valias, em anos chave para o futuro do Clube; contrapondo com luxúria desta pré época.

Para terminar, tenho de confessar a minha indecisão, pelas duas "escolas de pensamento" expressas nos comentários prévios. Uma, aposta na juventude e em valores desconhecidos - oxalá - com potencial;
A outra, defende um núcleo de jogadores com provas dadas e valor inegável, mas sem jovialidade (no B.I. claro).

Sinceramente, revejo-me nos dois paradigmas, e, encontro virtudes e falácias em ambos.

Por isso, considero que - quase como em tudo, na vida - o equilibrio será o melhor caminho.
Neste caso traduz-se, em conciliar a irreverência própria da juventude; com a experiência fruto da vivência de muitos (e bons) campeonatos.


P.S. Tenho medo, muito medo das vendas que esta direcção vai fazer...

GATE 12

Anónimo disse...

Admito que possa ter alguma razão, nos seus escritos, mas não são mais que futurologia.
Advinhar o futuro, nem sempre é fácil, mas pode ser que tenha essa
virtude.
Não quero ser advogado de defesa do Vitória, mas francamente, se nesta altura da época, já se começa a malhar, o que será dentro de dois meses...
As várias nacionalidades, acontecem em muitos e muitos clubes, mas o Vitória tem de jogar só com tugas, ou melhor apenas com vimaranenses...
Ainda ma lembro, o que disseram quando chegaram, Desmarets, Ghilás e até Nilson, entre outros. Lembro-me o que foi dito e escrito quando foram buscar a Moreira o Flávio!
Enfim eu recordo muito do Vitória.
Enfim, assim é (quase) impossível trabalhar.
Eu sei que deve ser dado o alerta a tempo, mas no ano do 3º lugar, todos diziam que era para não descer...
Na próxima AG; vote faladura.

luis cirilo disse...

Caro HJ:
Também acho que não faria mal á direcção ler (se é que não o faz) aquilo que se escreve nos blogues vitorianos. Porque todos quantos o fazemos é sempre na defesa do clube e daquilo que nos parece melhor.
Caro Sic:
Os protocolos nunca nos serviram para nada de útil. Só nos prejudicaram.
CAro Gate 12:
Creio que a blogosfera tem sido, nos ultimos anos, um dos espaços onde tem aparecido mais ideias e propostas no Vitória. Porque na massa associativa e adepta há muita gente que gosta de pensar o clube e expressar as suas ideias.
Quanto ás duas linhas de pensamento não me parecem contraditórias: Ter jogadores mais velhos e logo mais experiente é a melhor forma de enquadrar e "ensinar" os mais jovens. É assim em todas as grandes equipas.
Formar a base e contratar as mais valias especificas.
Caro Anónimo:
Nem é futurologia nem se trata de malhar.
São dados objectivos que tem vindo a ser divulgados nos ultimos dias. Quer quanto a contratações quer quanto a valores das mesmas.
Quanto ao "malhar" não me parece que se trate sequer disso.
Porque se há coisa com que os vitorianos estão mais que escaldados é com as tristes experiências que vem dos ultimos anos. Daí o manifestar da apreensão quanto a uma politica desportiva dificil de entender.
Se houvesse outra clareza directiva na explicação de coisas simples certamente os sócios andariam mais tranquilos e menos desconfiados.
Quanto á AG é evidente que falarei, como aliás fiz na ultima por exemplo, se entender oportuno fazê-lo.

Hugo J. disse...

"Tristes experiências que vêm dos últimos anos"...foram no futebol uma participação na Liga dos Campeões (só o roubo não deixou mais) e duas Taça UEFA, e já agora uma final da Taça de Portugal, e outra Supertaça.
Nas modalidades, Depois Falamos...

luis cirilo disse...

Caro Hugo J:
Não tenho nada contra o facto de voc~e estar contente com a trajectória do clube nos ultimos anos.
Cada um tem a sua bitola de exigência.
Eu quero muitissismo mais do que ser eliminado por um fraco Basileia (e olhe que o fiscal de linha foi só a face mais visivel da eliminação),ir á final da Taça levar uma cabazada depois de passar equipas sem qualquer expressão, ou ficar em quinto lugar quando teria sido facilimo ficar em terceiro.
Quanto ás modalidades os sucessos obtidos são apesar da direcção e não por causa dela.

Fábio disse...

Pois. O mal do vitória é mesmo este, haver sócios que ficam orgulhosos com uma ida há pré-eliminatória da champions, ir há liga europa 2 vezes, chegar a uma final da taça, e com isso tudo ganhamos o quê? NADA!! Chega de nos contentar com tão pouco. Está na altura de ganharmos algo, mas com pensamentos assim...
Saudaçoes vitorianas.

luis cirilo disse...

Caro Fábio:
Inteiramente de acordo.
Temos de ser grandes em tudo.
A começar pela exigência.

Rui disse...

De facto, parece que este ano estamos em força no mercado, a direcção deve estar a contar já com a saída de uns quantos jogadores, pois não vejo como possamos pagar estes passes. Quanto ao Ricardo, este jogador foi vendido porque pressionou a saída. O contrato era muito bom, não havia forma de prender o rapaz, e se virmos bem, 600 mil euros foi muito bem pago.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
No cado do Ricardo não discuto o valor da transferência. Discuto a oportunidade de ser feita. E a lacuna desportiva que não foi preenchida

Luis Costa (Lamego) disse...

Acompanho este blog, na medida do possível, um pouco distante da minha Guimarães e do meu Vitória.
Não é meu costume comentar, mas já deu para perceber que o autor pouco ou nada tem a ver com esta direcção, que por acaso ganhou (sem espinhas) as eleições.
Sei que tem valor,SR.Cirilo, mas penso que um pouco mais de serenidade na análises ao Vitória, especialmente nesta ltura, não lhe ficava nada mal.
De todo modo,saudações vitorianas.

LC -Lamego

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa:
De facto nada tenho a ver com esta direcção. Fiz até parte da lista que perdeu!Mas respeito a decisão dos sócios e portanto sendo a direcção eleita é também a minha direcção. O que não me obriga a concordar com ela em tudo nem a calar~me quando entendo dever falar. Não há falta de serenidade da minha parte. Há é falta de paciencia perante sucessivos erros. E se o Luis estivesse em Guimarães e vivesse o dia a dia do clube veria que não estou a exagerar.