quarta-feira, março 16, 2011

Os Bilhetes

Imagem: http://vitorianismo.blogspot.com
Decidiu a direcção do Vitória oferecer 5.000 bilhetes a adeptos, com quotas em dia ,para o decisivo jogo com a Académica das meias finais da Taça de Portugal.
Penso que fez bem.
"Em tempo de guerra não se limpam armas" e na nossa "guerra" desportiva este jogo assume uma importância transcendente face a todos os condicionalismos que o rodeiam.
Porque para além de nos abrir a porta para o Jamor ,e a consequente possibilidade de á quinta vez trazermos a Taça, garante o apuramento para a Liga Europa da próxima época.
Eu sei que nunca foi prática no nosso clube, ao contrário do que acontece correntemente no Sporting de Braga, oferecer bilhetes aos sócios.
Porque o vitorianismo sempre dispensou ajudas.
Seria até ofensivo se esta oferta fosse para um jogo em Braga.
Acontece que é uma situação excepcional,pelas razões referidas, e em que a presença massiva de vitorianos é muito importante.
Até porque a equipa, por si só, pouca razões para optimismo nos tem dado nos últimos tempos como todos sabemos.
Dir-me-ão que não é pelos 10 euros do bilhete, preço perfeitamente acessível, que os adeptos deixarão de ir.
Não é verdade!
Porque a presença em massa de adeptos implica a deslocação de famílias inteiras.
Pais,filhos e filhas,avós,netos e netas,tios e tias,sobrinhas e sobrinhos,primas e primos,etc.
E se um ou dois bilhetes são suportáveis, a verdade é que 5 ou 6 pesam no orçamento de muita gente nestes tempos difíceis que se vivem.
Porque ao preço dos bilhetes acresce o da deslocação que entre gasolina/gasóleo mais portagens ( e já não incluindo refeições dada a hora do jogo) nunca implica menos de 50 euros por veiculo para aqueles que não forem de autocarro.
Daí a importância da oferta dos bilhetes.
Porque para uma família de 5 pessoas que vá em carro próprio uma coisa é gastar 50 euros na deslocação.
Outra,bem diferente,são esses 50 euros mais os 50 euros dos bilhetes para os cinco.
Daí o entender que procedeu bem a direcção vitoriana.
Porque se trata de um momento excepcional.
Espera-se agora a correspondência dos adeptos.
Depois Falamos

14 comentários:

Rui Rodrigues disse...

estou de acordo com a sua análise que revela compreensão pelas dificuldades financeiras das pessoas. Mas não foi essa a preocupação do Milo. Ele quer é tentar apaziguar os sócios que estão indignados com a sua miserável gestão.

Anónimo disse...

Não seria melhor disponibalizar meio de transporte ?
E porque não um Comboio Vitoriano ?
Não seria a primeira vez que seria utilizado.
Não é a oferta do bilheteque leva a ir. Ainda não decedi, nas se fôr é a minha custa. Força Vitória a caminho do Jamor.

Ricardo Silva disse...

Um comentario despojado de politiquices,sede de poder e protagonismo!Isto sim,um verdadeiro VITORIANO porque,apesar de ser de opinioes contrarias as da direcçao,o sr sabe o que significa
este jogo para o VITORIA e como tal,o seu VITORIANISMO fala ,mais alto!!!Parabens caro Cirilo,pela sua nitidez de opiniao e claro,pelo seu amor a este grande clube!O que mais lhe louvo é a critica construtiva,nao vai pelo caminhO de outros pseudo VITORIANOS QUE CRITICAM TUDO O QUE SE FAZ E O QUE NAO SE FAZ!!!Tal como voce espero estar na final 23 anos depois da ultima e claro,ver o nosso capitao levantar o caneco!Mais la para a frente,acho sinceramente que o sr dara um excelente candidato a presidencia deste enorme e singular clube!Um grande abraço desde St tirso.

Unknown disse...

Caro Luis Cirilo, tambem sou da opinião de que a direção tomou a medida mais acertada, face as mais recentes assistencias no D. Afonso Henriques, que podem ser explicadas tanto pelas fracas exibições como pela grave crise económica que o país atravessa e, que a todos de uma maneira ou de outra nos toca.
Creio tambem, que não são tempos de indignações nem de polémicas, bem pelo contrário, acho sim, que são tempos como diz e bem de ´´se contar armas`` e de se dar todo o apoio possivel, porque, agora o que conta é o VITÓRIA não A, B ou C.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Importante é estarem lá milhares de vitorianos.
E irmos ao Jamor para ganhar.
Caro Anónimo:
Um comboio vitoriano seria engraçado. Mas é um meio de transporte que ultimamente caiu em algum descrédito para deslocações futebolisticas. Ainda recentemente,numa povoação vizinha, embarcaram 4500 e só chegaram 2800.
Caro Ricardo:
Obrigado pelas suas palavras.
Neste momento o importante é irmos ao Jamor para ganhar. E para isso todos temos de ajudar.
Se Deus quiser lá estarei em COimbra e no Jamor.
Caro cb:
Exactamente.
Estamos em tempos de unidade.
Todos juntos podemos conseguir a nossa primeira Taça de Portugal em futebol.
Porque noutras modalidades,felizmente,já nos estreamos.

il disse...

E não há um bilhetito para mim?

Já sabem que eu torço pela Briosa, mas seria interessante, eu na bancada vitoriana, a descompasso; e se eu não estivesse a trabalhar à hora do jogo e a 400 km.

Mas a Briosa vai ganhar -desta é que é! E não se esqueçam que se o tio Afonso nasceu em Guimarães, está connosco definitivamente há, ora deixa fazer as contas,...825 anos.

E o caneco, ou taça, faz parte do escudo de Coimbra, desde o tempo do saudoso rei Atax, por isso faz todo o sentido ficar pela margem direita do Mondego...

Desta é que eu sou corrida a varapau...Ihihihihihibh!

Sérgio Ferreira disse...

Como já aqui disse não concordo com a medida da direcção. Para sermos diferentes dos outros do lado de lá da morreira não basta parecê-lo..Lá vamos nós ser provocados com comentários semelhentes aos que fizemos aos africanos quando cá vieram jogar. Repito, só basta agora fretarem meia dúzia de comboios para levar a tropa toda e chegarmos lá e ouvirmos (como uns certos sujeitos não há muito tempo) a música "Apita o comboio"..

Anónimo disse...

"Ainda recentemente,numa povoação vizinha, embarcaram 4500 e só chegaram 2800".
Mas esses são de outra raça, ou melhor raçados.
Eu sei que haveria logo a colagem a essa iniciativa rídicula (por a viagem ser curta e não directa) mas cairia por terra sabendo que pelo menos uma vez a viagem de comboio já foi feita. O perigo seria o comportamento de alguns índios que infelizmente também temos. Talvez os bilhetes fiquem mais baratos à Direção. Mas siga a rusga a caminho do Jamor para trazer a taça.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com esta decisão da direcção do VSC.

O Vitória são os Vitorianos, e são também estas alturas que definem a identidade do nosso clube.

Acredito que mesmo que a direcção não oferecesse os bilhetes, os Vitorianos não iriam deixar de marcar presença em massa em Coimbra, eu como mais cerca de 6 mil Vitorianos, na ultima meia final disputada pelo Vitória em Setubal, em que infelizmente fomos eliminados de uma forma ingrata(penaltis), não deixamos de marcar presença em condições ainda mais adversas...

O importante é que os Vitorianos percebam que nós somos o clube, e o quão importante é estarmos unidos, mais ainda nesta fase menos positiva que estamos a atravessar.

Olhemos para nós e deixemos de pensar nos outros...

Eu acredito e vou lá estar.

Aconteça o que acontecer sou Vit´ria até morrer

luis cirilo disse...

Cara il:
Bem preferia que Vitória e Académica se encontrassem na final.
Não quis o destino. E por isso lá estaremos no Jamor.
Caro Sérgio:
Desta vez não estamos de acordo.
Eu acho que foi uma medida excepcional justificada pelo que está em causa.
Caro Anónimo:
Já se fizeram grandes deslocações vitorianas de comboio.
Mas neste caso acho preferivel evitar.
Caro Vitorianismo:
Concordo.
Nesta altura todos temos de ajudar a equipa a apurar-se para a final.
Eu também estive nesse jogo de Setúbal. E dia 27 não quero voltar de Coimbra tão desanimado

ze paulo fafe disse...

Grande Luís,
Acho muito bem que direcção do teu clube tenha decidido oferecer 5 mil bilhetes aos adeptos para rumarem a Coimbra. Da mesma maneira que terei o maior prazer em oferecer o teu bilhete para a final do Jamor, como está prometido e combinado. Grande abraço e desculpa lá esta provocação, ZP

luis cirilo disse...

Caro Zé Paulo:
O que está combinado está combinado.
O finalista convida o outro.
Ou seja...eu convido-te!
Abraço

O Grande Académico disse...

É com enorme orgulho que vejo pessoas apaixonadas pelo futebol a querer encher estádios.. Acho sinceramente que Coimbra, como Leiria, Aveiro, Algarve e Guimarães têm adeptos fervorosos na sua essência enquanto cidade. Mas o que acontece é que muitos desses adeptos canalizam a sua atenção para os clubes ganhadores (os 4 grandes), ao invés de se dedicarem ao clube da sua cidade. E a razão para esse desvio de atenções é simples. O ser humano é ambicioso e egoísta por natureza, e o adepto de futebol, ciente que o clube da sua cidade não irá além de um 5º lugar, prefere apoiar os grandes para ganhar. Por isso, em quase todos os Estádios onde se deslocam Porto e Benfica (retirando o Cidade de Coimbra,
o D.Afonso Henriques e o Axa), há mais adeptos da equipa de fora do que da equipa da casa, fazendo com que as pessoas só se dirijam ao estádio uma vez por ano.
Esse fenómeno social é comprovado por esta "final" entre dois rivais históricos que lutam para manter viva a chama dos seus adeptos. Ter o Estádio Cidade Coimbra cheio no domingo, irá evidenciar que o que está errado no futebol não é só as políticas dos dirigentes mas também a maneira de pensar do adepto português que apenas se aproxima da sua equipa quando esta tem hipóteses de ganhar algo.

Espero sinceramente que seja um jogo vivo, sem paragens, sem faltas, sem agressões ou cargas policiais. Um jogo que, de alguma maneira, todos se lembrem para contar mais tarde. Mas acima de tudo, e isso já seria vitória, espero ver o Estádio cheio num jogo sem grandes, sem selecções.

E que a Académica ganhe...

luis cirilo disse...

Caro Grande Académico:
Estou inteiramente de acordo com o seu comentário exceptuando a ultima linha como compreenderá.
Mas junto-me a si nos votos sinceros de que domingo tenhamos em Coimbra uma grande festa do futebol.
Ao contrário de si,como é óbvio,espero que o Vitória saia de Coimbra rumo ao Jamor