domingo, março 06, 2011

N´Dinga

Foi , em minha opinião, um dos melhores jogadores de sempre da história vitoriana.
Chegou a Guimarães muito novo, apenas 20 anos, num processo atribulado que incluiu também os seus compatriotas N'Kama e Basaúla trazidos pelo empresário Valter Ferreira.
E, pode dizer-se,pegou de estaca.
Era um notabilissimo jogador de meio campo, em qualquer posição mas preferencialmente sobre a direita, dotado de excelente técnica e senhor de um apreciável remate.
Para além disso...um pulmão inesgotável.
Lembro-me de grandes exibições dele,tantas foram, mas especialmente de um célebre Atlético de Madrid-Vitória em que a categoria de N'Dinga encheu o "Vicente Calderon" e contribuiu sobremaneira para o nosso sensacional apuramento para a fase seguinte.
Jogou dez anos no Vitória, foi vários anos capitão de equipa, é ainda hoje (como lembra o Fernão Rinada) o recordista de jogos com a camisola do clube.
Estou convicto que se não tem sido o famigerado "caso N'Dinga", que de alguma forma assustou potenciais interessados, este jogador podia ter chegado a outros patamares na Europa do futebol.
Porque era, de facto, muito bom jogador.
E uma óptima pessoa.
Sempre bem disposto, sempre disponível, vivendo o dia a dia do clube com paixão e falando um excelente português quase desde o primeiro dia que cá chegou.
Até nisso, na vontade de se integrar por completo no seu novo mundo, foi exemplar.
Espero que ainda o possamos ver a trabalhar para o Vitória num tempo não muito longinquo.
Porque a mística de um clube constroi-se com gente desta.
Para ver o cartoon de Miguel Salazar e ler o texto de Fernão Rinada bastara,como sempre, ir até
http://miguelsalazar.blogs.sapo.pt.
Depois Falamos

4 comentários:

Yellow Boys Ultra disse...

Este homem devia-vos ter posto na 2ª liga!

A Briosa desceu graças à sua acção do Mágico Amândio de Carvalho, que teve poderes fantásticos para fazer desaparecer a Académica da 1ª! Uma vergonha!

luis cirilo disse...

Caro Yellow Boys:
Não confundamos o N'Dinga,grande jogador de futebol,com casos que tiveram o seu nome mas pelos quais ele não foi responsável.
Devo dizer-lhe,independentemente do que cada um ache sobre o assunto,que a Académica desceu porque em campo não conseguiu os pontos necessários á manutenção.
Essa é a verdade.
Depois há o chamado caso "N'Dinga" em que o vosso clube tentou na secretaria o que não tinha conseguido nos relvados.
Á boleia,aliás, de um "Judas" que tivemos de correr de Guimarães para não nos acontecer com ele o que acabou por acontecer convosco.
Fora isso devo dizer-lhe que tenho simpatia pela Briosa que considero ser um clube histórico cujo lugar é sempre na 1ª lIGA.

lourenço lima disse...

N'Dinga foi dos melhores jogadores e profissionais que passaram pelo Vitória, Dez anos de Afonso Henriques ao peito, com muito amor, entrega,profissionalismo. Em dez épocas consecutivas creio terem sido as escassas vezes que N'dinga esteve lesionado. N'dinga jogava sempre, fizesse sol, fizesse chuva. Fez grandes exibições, marcou grandes golos. Como pessoa éra simpático, afável, simples, amigo do amigo e por vezes ingénuo. Foi pena terem denegrido o seu nome, ligando-o a negócios escuros e desta forma saiu pela porta pequena, quando merecia nunca ter saído deste clube. Espero que um dia haja alguém que se lembre dele e o faça regressar a Guimarães e ao Vitória.

luis cirilo disse...

Caro Lourenço:
Partilho inteiramente da sua opinião.
E pode crer que também eu desejo ver o N'Dinga novamente a trabalhar para o Vitória.
Já podia ter acontecido...
( um destes dias conto-lhe pessoalmente)