quarta-feira, janeiro 19, 2011

O "Paizinho"


Fruto ,talvez, dos muitos anos de poder (excessivos dirão alguns) a verdade é que António Magalhães tem uma visão paternalista de Guimarães.
Do município, dos cidadãos,das instituições, das agremiações e dos clubes.
Nada escapa ao seu escrutínio, nada dispensa a sua aprovação, nada está isento da sua validação.
Considerar-se-á, quiçá, um "paizinho" que vela pelos seus com a autoridade que entende necessária a não se desviarem dos caminhos que entende como adequados.
Sob pena de levarem o devido correctivo.
Imagine-se então que no passado domingo dois destacados dirigentes do Vitória (Emílio Macedo e Júlio Mendes) cometeram a heresia de enquanto cidadãos aparecerem publicamente a apoiar Cavaco Silva sem o "Paizinho" ter validado semelhante atitude.
Heresia!
E lá veio o raspanete paternalista.
Mais ou menos nestes termos: "...meninos olhem que o Vitória não se deve enfeudar a partidos ou candidatos..." !
Nem vou tecer considerações sobre a confusão entre cidadania e responsabilidades clubisticas que vai na cabeça do "Paizinho".
Ou sobre o fraco conceito em que o "Paizinho" parece ter os associados do Vitória.
Como se eles não fossem capazes de distinguir entre as opções individuais de dois cidadãos e o facto de eles serem dirigentes de um clube.
Lembraria apenas que um anterior Presidente do Vitória (António Pimenta Machado) apoiou publicamente as duas candidaturas presidenciais de Jorge Sampaio sem que o "Paizinho" tenha visto qualquer inconveniente nisso.
Pelo contrário,até apareceu ao lado dele nalgumas iniciativas.
Como não quero entrar pelo caminho "maniqueísta" de supor que o "Paizinho" distingue entre os bons "enfeudanços(os que lhe agradam) e maus "enfeudanços(os que o contrariam) prefiro atribuir esta declaração infeliz a uma necessidade humanamente compreensível de fazer "prova de vida" face a um 2013 que já está ao virar da esquina.
E já agora dar uma "caneladazita", já que falamos de futebol, em duas pessoas cuja "validação" um ano atrás lhe despertaria outras expectativas.
No fundo,no fundo, o que custa ao "Paizinho" é perceber que as coisas já não são o que eram!
É a vida diria um seu camarada que o "Paizinho" nem apreciava por aí além.
Depois Falamos

10 comentários:

Anónimo disse...

Como vitoriano, e não como apoiante do cavaco, não lhe custa ver o presidente do vitória de pin dourado do clube na lapela, a cumprimentar o candidato a presidente, ladeado de um vice da mesma instituição que propõe ao anibal ser sócio do Vitória?
É impressão minha, ou fosse o apoio a outro candidato, e teríamos aqui um post seu a criticar a oportunidade do acto? pois...

Fumega7 disse...

Sejámos Justos se os cidadãos em questão quisessem realmente apoiar a campanha porque foram juntos... Estamos a falar de 1 presidente, 2 vice presidentes e ainda alguns funcionários do clube, no mesmo local, à mesma hora, em conjunto...
Não coloco em causa as opções das pessoas coloco em causa a forma como o demonstram, pois parecem estar a colar o emblema àquela candidatura. Haverá dinheiro do BPN para o Vitória?

Antes de mais digo também que apoio a candidatura alegrista, e que quem quer que seja eleito não fará melhor que Mário Soares, Jorge Sampaio e Ramalho Eanes (os melhores PR deste país desde o 25 de Abril, por ordem 1º, 2º e 3º)

E como adepto do Vitória faço a leitura que todos os cidadãos que viram as imagens ou testemunharam a presença desses senhores nessa arruada fazem... ou seja o vitória apoio Cavaco. Só faltou convidar o senhor para um cafezinho na sede do Vitória, e veremos se na segunda volta isso não acontece.

Acredito que a ideia tenha sido também espicaçar a câmara sobre os assuntos pavilhões, mas havia melhores formas de o fazer.
Quando é para disciplinar jogadores que a fazer maus jogos mandam calar adeptos porque marcaram um golo a uma equipa da segunda divisão, não são eles tão pujantes e cheios de vontade.

il disse...

A feudalização de Portugal está em progresso: vejam-se os poderes que as CM's têm sobre instituições do governo central, que eram nos diferente concelhos, o único sítio onde havia liberdade, em relação aos senhores/cor locais.

Esse 'paizinho' de que fala deve estar a pensar que se chama D. Muma. Daí o mando em tudo -e que ninguém se atreva a ter ideias próprias. Mas D. Muma ajudou a (re)construir uma nação. Talvez agora se entenda porque é que a estátua foi para um canto -mesmo a mais de 1000 anos a Srª faz sombra a estes tiranetes -querem , MAS NÃO SABEM MANDAR!

Miguel Dias disse...

O Presidente da Câmara Municipal de Guimarães é um "pequeno" ditador. Como afirma o Dr. Cirilo qualquer iniciativa da sociedade civil em Guimarães tem de ter a aprovação dele, caso contrário é vetada, mesmo que essa iniciativa seja legítima ou legal. Para o edil toda a gente vimaranense que se queira afirmar na vida da cidade, tem de lhe ir lamber as botas, "pedir a benção" e sujeitar-se à vontade e direcção de António Magalhães, tem tiques de autoritarismo ao estilo de Chavéz da Venezuela. Vai ser um alívio para Guimarães quando esse "senhor" abandonar a Presidência da Câmara.
O presidente do Vitória tem o direito, enquanto cidadão, de apoiar qualquer candidato à Presidência da República, sem que se justifique que o edil venha tecer comentários ou "meter o nariz" - ou mesmo ameaçar indirectamente - nas opiniões pessoais e políticas de qualquer cidadão vimaranense.

Pedro disse...

O Sr. Emilio Macedo e os seus companheiros podem apoiar quem bem entenderam, a título individual, nunca, mas nunca em nome do Vitória. Caro Cirilo, desta vez estou em total desacordo consigo. Vá lá que o sr. Emílio e companheiros não apoiaram o Coelho ou o Defensor Moura.......haja coerência e decoro. Foi uma cena triste e lamentável, neste caso o Presidente da Câmara teve razão nas bicadas que mandou. Enquanto sócio, há mais de 20 anos, não me revejo, nem me lembro dos sócios ter mandatado o Sr. Emílio, para fazer uma figura daquelas.
A Verdade é só uma, o Sr. Júlio Mendes prefila-se como putativo candidato à Câmara, portanto, há que marcar posição. O Milo vai atrás ou melhor, nem sabe por onde vai...

Abraço

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Mal estariamos nós se um cidadão deixasse de poder ter posições politicas por ser dirigente de um clube desportivo.
Portugal é uma democracia.
Caro Filipe:
Não vi nenhum dirigente do Vitória a apoiar Cavaco enquanto dirigente do clube. Vi alguns cidadãos a expriirem,em liberdade, a sua opção.
Sair daqui é contrariar os principios básicos da democracia.
É engraçado que quando Pimenta Machado e outros dirigentes do Vitória apoiaram publicamente Jorge Sampaio(esse que você acha ter sido um grande presidente)não vi ninguém (e bem) preocupado com isso. Nem o sr presidente da câmara.
Cara il:
Cada vez compreendo melhor algumas simpatias por Hugo Chavez oriundas do PS.
Caro Miguel:
Inteiramente de acordo.
O problema é exactamente esse.
Caro Pedro:
Mas eles foram lá a titulo individual. Em momento algum referiram apoios do clube á candidatura.
O sr Presidente da câmara não tem razão nenhuma.
Nenhuma.
Embora eu perceba que esta manobra de diversão lhe dá jeito para distrir as pessoas do seu vergonhoso apoio a Manuel Alegre.

Anónimo disse...

Magnifico texto a pôr as coisas tal como são.
Aprecio muito a clareza e a frontalidade com que o Luis Cirilo se exprime quer na politica quer no futebol.
Eu li um post seu a dizer que não quer ser candidato á Câmara de Guimarães.
Aceito mas tenho pena.
Sinceramente não vejo melhor candidato para derrotar vinte anos de opressivo poder socialista na nossa terra.
Espero que ainda volte a pensar no assunto e a bem de Guimarães (eu sei que este argumento "mexe" consigo) reconsidere.
Olhe que há muita gente especialmente nas gerações mais novas que vê em si uma alternativa mobilizadora e ganhadora.
Parabéns por este texto frontal e corajoso.
Contamos consigo.

Unknown disse...

Caro Luis Cirilo, é claro que ´á mulher de César não basta se-lo...`, por isso isto quer dizer que o sr.Milo roeu a corda em relação ao sr. Magalhães.
Lembremo-nos que foi o Sr. Magalhães que deu o aval para que o sr. Milo se candidata-se a presidente do VITÓRIA.
Digo eu.

Vanda Menezes disse...

Parabéns Luis.
Mais um grande texto e mais uma sensacional escolha de imagem a ilustrar o post.
Este blog é o máximo!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Agradeço muito as suas palavras.
Mas esse é um assunto encerrado.
Caro cb:
Disso não sei nada.
Embora conheça as declarações tutelares do sr Presidente da Câmara.
O que sei é que vivemos em democracia. E nela cada um tem liberdade de fazer as suas opções.
Cara Vanda:
Muito obrigado