quarta-feira, novembro 11, 2009

Ditadura Televisiva

Imagem: http://vgsempre.blogspot.com
Publiquei hoje este artigo no site da Associação Vitória Sempre

Basta ler com alguma atenção os muitos blogues dedicados ao Vitória para perceber um incómodo em crescendo face aos horários e dias em que o clube é obrigado a jogar devido ás transmissões televisivas.
Bastará atentar no facto de termos jogado com o Sporting numa terça feira (!!!) e irmos jogar com o Porto numa sexta para todos constarmos que algo não bate certo.
Já para não falarmos de todas aqueles jogos (Coimbra, Olhão, Restelo,etc) em que jogamos ou vamos jogar em dias de semana.
Sobre o assunto, porque nada tem de inocente, tenho tido a preocupação de ir falando com diversas pessoas ligadas ao fenómeno futebolístico para tentar perceber a razão porque as coisas são assim.
Evocando, até , o que se passa noutros campeonatos bem melhores do que o nosso (Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha) onde não se assiste a nada disto pese embora alguns terem jogos distribuídos por três dias.
E o que me dizem é assustador.
Para além do facto evidente de os orçamentos dos clubes portugueses estarem largamente dependentes dos contratos televisivos existem alguns que já receberam antecipadamente os próximos dez anos (!!!) de receitas televisivas.
Ou seja estão completamente na mãos da sporttv!
Que face a isso decide a seu bel prazer jogos, horários, transmissões e ás tantas até os ridículos condicionalismos a que foi sujeito o sorteio do calendário da presente edição da Liga Sagres.
A verdade é que, em minha opinião, o actual estado de coisas não pode manter-se por muito mais tempo sob pena de o já desacreditado futebol português mergulhar num poço sem fundo em termos de credibilidade e verdade desportiva.
Porquê ?
Por três razões muito simples.
Em primeiro lugar porque não se defende o futebol com a dispersão por dias e horas das jornadas do campeonato que por vezes começam na sexta feira á noite e acabam na terça da semana seguinte.
O futebol vive,também, dos espectadores criarem hábitos e rotinas de frequentarem estádios.
E essas rotinas só fazem sentido em dias de lazer em que existe mais disponibilidade para as pessoas se deslocarem no acompanhamento da sua equipa.
Um exemplo claro foi o Académica – Vitória.
Que jogado num sábado ou domingo á tarde teria, como sempre teve ao longo de dezenas de anos, milhares de vimaranenses a deslocarem-se a Coimbra para apoiarem a sua equipa numa das deslocações com mais tradição ao longo dos tempos.
Jogado numa segunda feira á noite, estive lá e vi, tinha três centenas de corajosos adeptos vitorianos nas bancadas.
E o absurdo maior, embora propositado, é que no sábado anterior tinham transmitido ás 18 h um jogo da Liga Vitalis com as bancadas despidas de público como é tradicional nessa competição.
O jogo de Coimbra, se a sporttv se preocupasse minimamente com o futebol e não apenas com os lucros, jogado no sábado á tarde teria uma moldura humana bem mais condigna e que prestigiaria a própria transmissão.
Em segundo lugar porque o actual status quo (monopólio do futebol na sporttv) visa apenas defender os chorudos lucros televisivos dessa operadora. A quem não interessa público nas bancadas mas sim sentadinho no sofá a pagar o aluguer da aparelhagem e a “consumir” os anúncios televisivos que a sporttv vai profusamente passando.
Nessa lógica claro que um clube como o Vitória, com adeptos fidelíssimos, é um alvo apetecível para a calendarização de jogos que os empurrem para o sofá e os desviem das bancadas.
Repito os exemplos por evidentes: Coimbra, Olhão e Restelo.
Em terceiro lugar, e este o mais grave, acredito que a calendarização das transmissões televisivas é feita de molde a defender os interesses de uns em prejuízo do de outros.
Mais claramente para defender os interesses do Porto, Benfica e Sporting em detrimento dos restantes concorrentes.
Exemplos ?
Jogar no d.Afonso Henriques é reconhecidamente difícil para qualquer equipa (ás vezes até para o Vitória…) face ao ambiente das bancadas de grande apoio á equipa.
Daí que quanto mais vitorianos lá estiverem mais difícil para os adversários.
Claro que jogar á terça (Sporting) ou á sexta (Porto)torna as coisas menos difíceis porque evidentemente não é possível estar tanta gente adepta do Vitória.
Dir-me –ão que o jogo com o líder Braga foi a um sábado á noite.
Precisamente !
Porque aí interessava aos “programadores” (não apenas de transmissões) que o Vitória tivesse o máximo de apoio.
E isto é completamente inaceitável.
Ter um operador televisivo que quer influenciar pelos meios mais ínvios a verdade desportiva das provas.
Que se vem juntar aliás ao escândalo do jogo transmitido semanalmente na RTP ser obrigatoriamente de um desses três clubes beneficiados pelos vários “Sistemas” que existem no futebol português.
Com claro favorecimento dos seus patrocinadores e claro prejuízo dos patrocinadores dos outros.
Daí que seja necessário fazer alguma coisa para alterar esta pouca vergonha sob pena de o vazio dos estádios se acentuar drasticamente nos tempos mais próximos.
O ideal, mas não acredito possível, seria a Liga tomar em mãos os direitos televisivos e negociá-los com as operadoras face á melhor proposta mas reservando-se o direito de ser ela , Liga, a definir horários de transmissão e jogos a serem transmitidos
De molde a garantir racionalidade desportiva no processo.
Racionalidade e verdade.
Como me parece que tal não será possível, porque a uns convém assim , outros não tem força para imporem a mudança e alguns nem coragem quanto mais vontade o caminho terá de ser outro.
E, pese embora os pruridos da Uefa/Fifa quanto á matéria, terá de ser o governo (este ou outro a seguir) a intervir de molde a dar alguma seriedade ao futebol mais desacreditado dos principais campeonatos europeus.
A exemplo, aliás, do que fez há não muito tempo o governo italiano em relação ao seu futebol.
Para grandes males…grandes remédios !

14 comentários:

Anónimo disse...

Não costumo comentar de futebol e clubes porque pouco ou nada entendo, mas que dá para perceber certas coisas, mesmo distraídos, dá.

Os árbitros sempre a beneficiar os 'grandes'; grandes não sei porquê: uma velha paralítica corre mais do que certas equipas; não acertam na baliza, mesmo que tenha o dobro do tamanho -até eu era capaz de chutar a direito para uma coisa tão grande...

E depois esses negócios estranhos, ainda tornam tudo mais ... tenebroso. É melhor ver um jogo de casados-solteiros na festa da terra; ou de casadas-solteiras. Fartamo-nos de rir com as gaffes e depois de meia dúzia de berros e até de palavrões vai tudo beber um copo, ou um chazinho, conforme os gostos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
E por este andar o futebol português não tarda a estar reduzido a jogos de casados contra solteiros.
Porque todos somos capazes de perdoar enganos não gostamos é de ser enganados.
E o actual futebol portugûês é uma completa mentira

sem abrigo disse...

é a triste sina do que representa pra sim ser, portugues de segunda.

a tendencia estupida de se proteger as maiorias,a cultura do lucro,enfim,o atropelamento e discriminaçao institucional quem vem do canal publico quer na rtp, quer na antena 1.

o que me ofende, e talvez ainda mais, é que por muito que "ladre" a caravana continuará a passar, as deslocaçoes ao afonso henriques serao aos dias de trabalho,os jornais ,radios, estaçoes de televisao, sites e comentadores, continuarao a portarem-se como concubinas, vendendo-se em prol do lucro, em prol da audiencia,em prol do charme podre.

um problema insoluvel, portugal, tem portugueses a mais.

Novais L.P. disse...

Qualquer dia da semana, é bom para jogar á bola.
Já lá vai o tempo das 3 ás 5 menos 1/4, para depois ainda se poder passear no Toiral...
Já temos futebol á hora da missa, á hora das novelas, falta apenas a bola saltar...pela noite dentro!
Portanto o nosso Vitória, em qualquer das circunstâncias, jogará sempre para ganhar!
Depois falaremos se tenho ou não razão.

João Carvalho disse...

É de facto um assunto sério, que exige (por parte de quem decide) respostas firmes.
No caso do jogo em sinal aberto é simples; ou acabam com alei que obriga a que o jogo transmitido tenha sempre um dos três do costume e pôem um limite ao nº de jogos que cada clube pode ter transmitido em sinal aberto por epoca, ou criam uma lei que obigue a trânsmissão em sinal aberto de um jogo por jornada que não inclua, obrigatoriamente, slb, fcp e scp.
Quanto ao problema sport tv creio que a unica solução é mesmo uma intervenção governamental como foi feito em Itália. Uma intervenção que obrigue a uma negociação colectiva tendo como exemplo Inglaterra, Italia, Alemanha ou França. Porque se espararmos pelos clubes isto não vai lá. E que inveja de Espanha onde o assunto está a ser discutido por iniciativa dos clubes e da liga :(

luis cirilo disse...

Caro sem abrigo:
Não posso estar mais de acordo.
Com uma divergência apenas: Acho que Portugal tem é portugueses a menos!
Caro Novais L.P.:
Claro que o Vitória joga sempre para ganhar.
O problema é que os relvados estão cada vez mais inclinados.
E nós estamos,sempre,na parte inferior.
Caro João:
Uma coisa é certa: com estes dirigentes não vamos lá.
Porque ,por razões diversas, estão todos metidos no mesmo saco.
É preciso "outra" Liga e outra FPF para poder existir a expectativa de alguma evolução.

Gilson do Ó disse...

Caro Sr. Luís Cirilo,

Sendo o senhor pessoa de bem, com inúmeros contactos, não só no mundo do futebol, como na política, bem como pelo facto de ser uma voz activa em blogues da cidade e especialmente relacionados com o nosso clube, lanço-lhe o desafio:

Porque não promover e difundir (não só a nível local,claro) um abaixo-assinado ou petição on-line, pedindo uma rápida intervenção governamental nesta matéria, a fim de se por de uma vez por todas um fim a esta vergonhosa ingerência dos meios de comunicação social nos resultados desportivos, e que ano após ano afasta cada vez mais os adeptos daquele que é o seu lugar, os estádios?

João Freitas

luis cirilo disse...

Caro João Freitas:
Agradeço as suas simpáticas palavras.
Como sempre tenho escrito aqui, e noutros espaços,estou disponivel para ajudar no que me for possivel.
Creio que a solução para este somatório de poucas vergonhas(arbitragens,televisões,jornais,treinadores que mudam de clube como quem muda de camisa,jogadores emprestados sem limite,etc) não passa por uma petição on line.
Ela pode ajudar mas não resolve.
Passa por uma mudança de dirigentes nos clubes,na Liga e na FPF.
E essa regeneração tem de ser o futebol a fazê-la sob pena de se extinguir.
Sinceramente não acredito que este governo, e especialmente este secretário de estado,deêm um passo para alterar este estado de coisas.
Porque tem medo de mexer no futebol nuns casos e porque os clubes de que são adeptos estão bem servidos noutros casos.
Entendo,de há muito,que o Vitória é o clube melhor posicionado para iniciar um "levantamento de rancho".
Preciso é querer.
E ter estratégia

David disse...

Dá vontade é de não ir ao estádio. O Afonso que tivesse as bancadas COMPLETAMENTE vazias jornada após jornada em forma de protesto que vocês viam que esta vergonha das transmisões televisivas tornava-se noticia. Adoro ir ver o vitória mas às vezes é o que aptece fazer. O futebol português mete nojo. É só lucro, publicidades, famas.

luis cirilo disse...

Caro David:
Compreendo-o.
Também me apetece,de vez em quando,deixar de ir ao futebol de vez.

José Alves disse...

Já não vinha ao blogue há uns tempos mas após a leitura deste longo texto do meu caro amigo Luis Cirilo não posso deixar de mais uma vez dizer de minha justiça,gostem ou não gostem.

Já sei que vou "bater no céguinho",mas acho muito fácil resolver isto,acho que está apenas nas mãos e nas noções de carácter que cada um de nós tem e a importãncia real,não a que proferimos ou escrevemos,que damos ás causas que defendemos.

Boicote á Sporttv,já.
Anulação ou não renovação da respectiva assinatura,(ai,ai,aqui é que a porca torce o rabo,não é?)

Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
Já tinha notado a sua longa ausência !
Compreendo o seu ponto de vista e acho-o coerente.
Pessoalmente não acho que o caminho seja por aí pela simples razão de não termos dimensão para lhes criar mossa.
E actos individuais,por muito nobres que sejam,são ineficazes.
O caminho tem de ser outro e já dele temos falado.
A bandeira da contestação tem de ser erguida por quem tenha legitimidade institucional.
Ou seja a direcção do Vitória.
A partir daí existem várias estratégias possiveis.

José Alves disse...

Errado meu caro
Já em tempos tivemos aqui uma troca de ideias ácerca deste mesmo assunto e na altura apurei que no nosso concelho há cerca de 10.000 assinantes da Sporttv.
Se multiplicarmos 10.000 por 25€ dá 250.000€ por mês e a bela quantia de 3.000.000 por ano.
Não me diga que acha que a perda destes 3 milhões não farão mossa no dito canal porque eu não acredito.

Lamento,mas também acho que está errado em relação aos actos individuais,penso que cada um deve actuar segundo a sua consciência e os seus principios na procura incessante de tentar dar o seu contributo para,por pouco que seja,melhorar o mundo relegando sempre para ultimo plano a nobreza ou a eficácia dos nossos actos.

Legitimidade institucional?
Será que eu ou milhões de outros como eu não temos legitimidade para reclamar os nossos direitos individualmente?
Será que eternamente temos de esperar que as instituições usem a sua legitimidade institucional para os fazerem valer?

Meu caro,houve um sábio que disse "cada povo tem o governo que merece" e sem qualquer duvida quanto a Portugal e ao seu presente acertou em cheio.
Falamos,falamos,falamos,falamos,falamos,falamos e falamos.
E somos felizes.
E falando,exigimos dirigentes melhores.
E somos felizes.
E depois voltámos a falar,falar e falar.
E somos felizes.
Passado um ano...falámos da mesma coisa,os mesmos comentários,as mesmas ideias,a mesma revolta mas no fim dizemos alegremente:
Depois falamos.

E assim vai continuando a nossa bela vida,com as nossa comodidades devidamente salvaguardadas claro,e depois um dia quando estivermos ás portas da morte talvez pensemos com toda a determinação:
-Na próxima vida vou falar menos e fazer mais.Prometo a Deus e a mim próprio.
Claro que será apenas conversa da trêta,pois o unico objectivo será o de tentar convencer Deus a dar-nos realmente outra vida.

PS-É por isto meu caro amigo Luis Cirilo que deixei de vir ao blogue,cansei-me de tanto falar,cansei-me de tanto comungar com as nossas permanentes e justas contestações e cansei-me essencialmente de saber que nada mais podia fazer do que isto.
E para isto basta alimentar-me da minha mediocridade pessoal.

Cordiais cumprimentos

luis cirilo disse...

Caro José Alves:
Compreendo o seu ponto de vista.
Sempre compreendi aliás.
E estando de acordo consigo em muita coisa apenas divirjo na questão dos actos individuais.
Porque apenas penalizam quem os toma.
Pessoalmente gosto muito de ver os campeonatos de Inglaterra,Espanha e Itália.
Só na sportv tenho possibilidades de o fazer.
Se tivesse a oportunidade de pagar uma assinatura apenas para ver esses jogos deixando de lado os do nosso campeonato fá-lo-ia sem hesitação.
Agora muito mais simples e eficaz seria o Vitória não renovar contratos com essa operadora e passar a negociar os seus jogos individualmente com RTP/SIC/TVI.
Acredito que fazendo bem as coisas conseguiria equilibrar as contas.
Porque negociaria a bom preço os jogos que lhe interessassse e simultâneamente passaria a jogar quase sempre ao domingo á tarde,teria mais sócios,venderia mais cadeiras e o estádio teria médias de assistência próximas da lotação máxima.
Consequência ?
Mais patrocinios,mais negócios,mais dinheiro de receita.
Esse é o caminho na minha modesta opinião.