terça-feira, outubro 20, 2009

A mim não me enganas tu...

Adoro as falinhas mansas do professor Marcelo.
Acho enternecedor que ele ainda se convença que "leva" alguém naquelas cantiguinhas novas cuja letra entoa com tanto gosto.
Unidade interna... conclave de ex lideres... continuidade de Ferreira Leite...entre outras, são
algumas das mais populares dos ultimos tempos.
Chatice é existir memória.
Que nos lembra que Marcelo "arrasou" todos os lideres que o antecederam e que lhe sucederam.
Que nos recorda que em 1999 abandonou a liderança a mês e meio das europeias,deixando o partido sem candidatos nem campanha organizada, e quem veio a seguir teve que se arranjar á pressa.
Que nos faz ter bem presente o seu papel destrutivo das lideranças de Barroso,Santana e Menezes.
Beneficiando claramente Sócrates e o PS.
Já todos percebemos que o professor adoraria ver Cristo (ele próprio) descer de novo á terra.
E como da outra vez ,num tempo em que não existiam directas,por quase unanimidade e aclamação.
Como candidato único,escolhido pelas élites do costume, destinado a um passeio triunfal.
Mas está enganado.
Os tempos mudaram, as élites valem menos , todos os militantes são chamados a decidir.
Para seu azar ,se quiser ser lider,vai ter de contar votos.
E desconfio que tem medo disso.
Depois Falamos

16 comentários:

Anónimo disse...

Acreditar num PSD, sem ter Marcelo como seu valioso contribuinte, seria, nas actuais circunstâncias, como acreditar no "Pai Natal"...
Nem sei mesmo se serviria à dita "ala liberal" de um PSD que, para sobreviver, terá que redefinir muita da sua praxis política.

Pedro disse...

Caro Luís Círilo,

Também me parece que o Prof. Marcelo tem medo de ir a votos no PSD, no entanto, também acredito que é a melhor opção para líder do Partido, pois tem duas qualidades que faltam à maioria dos políticos: credibilidade e inteligência.


Abraço

Pedro Costa

JAbreu disse...

Caro Luís,
Concordo com algumas das suas análises ao Marcelo, contudo, a sua conclusão é o mote do meu desacordo.
Será que não corre ele por outro? Penso mais nessa estratégia no que da "here I am again"...

Observador disse...

Está só a abrir caminho para o Paulo Rangel. O que não deixa de ser um bom trabalho.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Eu continuo a achar o Marcelo fascinante. Votei nele em 1996 e poderia votar de novo. E acho que ele ganha se concorrer, mas não creio que o faça.

Anónimo disse...

Ah, Cirilo, embora conheça o aforismo, a verdade é que eu gosto dos lobos. Dos de 4 patas. Têm uns olhos -lobeiros- que aprecio: em gatos, lobos e pessoas! Cada maluco com a sua.

Agora o Martelo: concordo e tb canto « A mim nã m'enganas tu, a mim nã m'enganas tu!»

O Prof. adoraria ser o chefe outra vez, mas penso que não estará a levar a coisa a sério. Mas se for a lebre dos 'croquetes' aí eu já acredito. Ele gosta de acender o fósforo, fugir e ver a palha a arder...E agora quer o apoio dos Voluntários? 'Tá cheché, só pode.

Por causa das contas é que os 'croquetes' andam a ver se consertam um chefe, lá numa cimeira de 'elites'. Eles ainda não têm um nome -daí tantos que andam no ar. E todos iguais -faces da interiga, da incompetência e da DERROTA.

Sim, ou somos sérios, ou não: num partido em que cada militante é uma sensiblidade, temos de ir todos. Não vejo que seja essa a brilhante ideia -eles querem é distribuir o bolo entre eles e aparecerem com tudo cozinhado .

Agora o que há a fazer é dar desprezo a todas estas múmias: tomaram o poder com a intriga e apoio dos republicanos, socialistas e laicos; fizeram a triste figura que se viu;

agora -DESPEDIDOS POR INCOMPETÊNCIA E MÁ FIGURA!

Anónimo disse...

felizmente todos os militantes são chamados a decidir, e o Sr. professor á apenas mais um militante.
Concordo em tudo o que escreveu, Elites?????? o que é isso???? O PSD é um partido que vai voltar a ser de todos e não só de alguns é do POVO!!!!!!!!

cb disse...

Caro Luis Cirilo a imagem está qualquer coisa, é caso para dizer ´´nem de propósito`` eheheh!

P.S.: Já agora ´croquetes`= ´elites`, certo?

Anónimo disse...

O Marcelo quer é ajustar contas com o Paulo Portas, por causa da vingança da nova AD (lembram-se da Vichyssoise ? O Portas não se esqueceu)

Mas que se ponha à tabela porque o Portas, actualmente e claramente o melhor político de direita, come-o de cebolada outra vez

Anónimo disse...

Claro croquetes=múmias=elites.
É um modo simpático de os chamar sem ser com sinais gráficos.

cb disse...

Caro anonimo obrigado pelo esclarecimento.
Acabei agora de escrever no post da Mafalda e voces politicos fazem-me lembrar as birras das crianças ehehe, até pelos nomes que aplicam uns aos outros.
No ´´meu tempo`` alguem que se chama-se ´´croquete`` levava um festival eheheh.
Com todo o respeito claro.

Anónimo disse...

Caro Cirilo!
Começo a não compreendê-lo; tinha até de si a melhor impressaão, só que essa sua "aversão" a Marcelo deixou-me perplexo.

Tinha-o (a si) como um milante do PSD diferente, seja: combativo e senhor dos seus dotes e capacidades para a acção política.

Mas quando o vejo a querer condicionar uma personalidade incontornável do PSD, penso bem que tudo aquilo que ressalta da "boa gestão" de LFM, não passará de um grande reservatório de oxigénio e, por isso, muito precário. Isto não invalida que tenham, de facto, feito o melhor em Vila Nova de Gaia e até que o contraditório surja à luz do dia.

Se a vossa ideia é transfoermar o país num imenso "bloco central" estarão no vosso direito; mas querer fazê-lo mesmo em Gaia, até nem isso será relevante para um país que é, hoje, diferente face também à acção de um Estadista morto em Camarate.

Matosinhos, concretizou-o já (o bloco central) e Gaia não deve perder tempo e avançar com esse modelo, que, em minha opinião, não deve ser extensivo a todo o país, embora o admita num quadro de determinadas realidades locais...

Quere transportar isso para o plano nacional, será um equívoco político e que o maior partido da oposição irá pagar muito caro.

Cumpram o Vosso papel de clarificação e afirmação interna dentro do PSD e, depois, tragam para fora as desavenças que possam existir. Ainda que PPC venha a perder aquilo a que se propôe...

É que a continuar assim, depois de Maio/2009, nem partido político terão para "aguentar a barra", tal como o afirmam os nossos irmãos brasileiros.

Quem leu o artigo de LFM, hoje no Público, fica um pouco inquieto sobre a leitura que o mesmo faz a partir da I República...

Se para LFM a República teve 2 fases de "pureza", então haverá que "ocultar" o enorme esforço levado a cabo pelo "Estado Novo" e fazer de conta que a história passou ao de leve por esse percurso - discutível é certo!-mas MARCANTE na nossa forma de agir e pensar.

José Saramago não poderia ser mais de "direita", do que reconhecer isso que atrás afirmei, não obstante estar a lançar no seio da Igreja Católica uma discussão em torno dos seus Livros Sagrados, razão porque a ICA vai tratando a matéria com algumas pinças.

Caím é apenas uma figura histórica que caiu às mãos de Abel e isso não poderia ocultar-se, como também o PSD poderá caír às mãos de gente irrequieta e profissional da política, mas que o povo português abomina. E Marcelo sabe-o bem... Mas como se trata de um Senador de confiança e nunca lobo que veste pele de carneiro, fica aqui a minha inquietação ou ponderação(!) relativamente a uma personalidade essencial.

Confesso estar "engando" pela personalidade Marcelo, mas só ele poderá ser a chave do PSD do futuro e que actualmente corre o risco de "eutanásia" por parte da sua base social de apoio...

Nessa altura, também o PS terá que redefinir o seu substracto ideológico perante uma direita que se irá reafirmar a curto prazo; não tenha dúvidas!

Anónimo disse...

Alguns erros no meu comentário anterior, mas corrigindo apenas a "morte de Abel às mãos de Caím"...

Anónimo disse...

Caro/a «cb»

Não são nomes ao acaso:
-croquetes, porque os elementos que se chamam a si próprios elite, desdenhavam das festas populares e dos «comedores de carne assada», como chamam aos militantes de base do partido; e porque eles só iam a recepções finas, onde o trivial são croquetes. Portanto «carnes assadas» versus croquetes!

- «elites» entre aspas. Os tipos são tão enfatuados que se chamam a si próprios 'elite'. Como dizer-se de si próprio, que se é o maior, é ser juiz em causa própria, os individuos são patéticos.

- múmias -as pessoas que estiveram nos governos de Cavaco Silva nos anos 80, são todos reformados -alguns com 2-3, caso MFL- e voltaram para este triste espetáculo, que foi o PSD dirigido por MFL.

Como vê, somos simpáticos para os que usaram a trafulhice; mostram incompetência e arrogância; e destruiram a esperança do partido e do PAÍS! Há outras palavras...

cb disse...

Caro anonimo é caro cb, ou só cb, mas o importante é o resto.
Ironia ou não, os croquetes, normalmente,são confecionados apartir dos restos da ´´carne assada``.
Se importa a minha opinião para alguma coisa, prefiro bem mais ´´carne assada`` a croquetes.
E pelos vistos seja em que matéria for.
O problema, se calhar, é que a ´´carne assada`` cada vez menos lhe apetece ´´prestar`` determinados ´´serviços``, no que ao país diz respeito, digo eu.
Quanto ás mumias, ´´velhos do restelo``, ´´ancoras``, parece-me tudo a mesma coisa, a mudança/evolução faz-lhes confusão.
Digo eu.
Quanto ás outras palavras ´´morro`` de coruosidade!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Se bem me recordo Marcelo não foi essencial em nenhuma vitória eleitoral do partido.Porque não quis.
Caro Pedro:
A MRS não são as qualidades que impedem de ser um grande lider para o PSD.São os defeitos.
Caros Jabreu e Observador:
MRS nunca correria por outro.
Nem por Rangel nem por ninguém.
Caro Rui Miguel:
Já falamos várias vezes sobre este assunto. E bem sabes que durante muito tempo pensei como tu.
No congresso de Braga (1984) fui delegado apoiando a moção da Nova Esperança.
Mas conforme fui conhecendo melhor MRS fui-me desiludindo.
Apreciando as muitas qualidades qe têm mas detestando alguns dos seus defeitos.
Caro Anónimo:
Acho que MRS apenas pontualmente pode estar a fazer o jogo dos derrotados do ciclo eleitoral.
Porque acredito qe apenas lhe interessa que o próximo lider não lhe seja hostil.
E MRS,que quer ser presidente da república,sabe que terá no tempo certo a forte concorrência interna de Durão Barroso que provavelmente também quererá ser PR no pós Cavaco.
E esse é o terreno que MRS está a marcar.
Caro Anónimo:
Para MRS a chatice é mesmo essa.
Ter de ir a votos.
E não podendo utilizar o "marcelómetro" de Tavira tudo se torna mais complicado.
Caro cb:
Certo!
Caro Anónimo:
Portas tem quadades inegáveis.
Mas perante a "ausência" do PS não lhe é dificil brilhar.
Caro Anónimo:
Lá isso é...
Caro Anónimo:Apenas duas notas:
Não tenho nenhuma aversão por MRS.
Bem pelo contrário até nutro alguma simpatia pessoal.Mas anlisando o que tem sido a sua postura perante todosos lideres do PSD não o acho a pessoa indicada para unir o partido.
Segunda nota para lhe dizer que se o PSD tivesseno país os resultados que tem em Gaia jamais exitiria Bloco Central.
Ou acha qu quem tem 62% dos votos e oito vereadores em onze precisa de se coligar com alguém ?
Caro Anónimo:
Engraçadaa definição de croquetes e elites.
E muito correcta.
Caro cb:
Tem de se ir habituado a esta terminologia tipica do PSD. Crouetes,carne assada,élites e outras coisas.
O PSD é muito criativo...