quarta-feira, agosto 05, 2009

Festival de Disparates


Receio bem que ontem á noite o PSD tenha desistido de ganhar as legislativas.
Adoptando como grandes prioridades estratégicas fazer o bloco central e assegurar a reeleição de Cavaco Silva !
Porque um partido que quer ganhar eleições não faz aquelas listas.
Nem afronta as distritais da forma como esta direcção o fez.
Um partido que quer ganhar eleições não marginaliza quem teve 32% nas directas e detém um peso politico próprio nem alguns dos seus mais visíveis apoiantes.
Um partido que quer ganhar eleições não escolhe um conjunto de cabeças de lista cuja único critério parece ser o de nada terem a ver com o distrito por onde se candidatam.
Ou que,num ou noutro caso, tinham bastas razões para não serem candidatos a mais nada no distrito.
Um partido que quer ganhar eleições,e para tal apregoa a renovação,não escolhe para cabeças de lista ex governantes do tempo de Cavaco Silva.
Um partido que quer chegar unido,coeso,motivado a eleições (para as ganhar) não escolhe candidatos que ofendem os militantes.
Como a apoiante de António Costa e ex dirigente do CDS (o que não é factor a depreciar...)Maria José Nogueira Pinto ou o marxista convenientemente arrependido Pacheco Pereira.
O tal que tem da convivência interna e da sã disputa da liderança a visão do derrubar lideres nem que seja á bomba !
Um partido que quer ser credível,e exemplar,não enche as listas com gente cujo principal atributo parece ser a proximidade a quem manda.
Um partido basista como o PSD não humilha as distritais nem faz tábua rasa das suas escolhas como o fez a direcção nacional ontem á noite.
Até porque alguém tem de fazer a campanha no terreno.
Ou pensará a direcção nacional que umas conferências,uns outdoors,um site mais o twitter,umas entrevistas televisivas chegam ?
Se calhar pensa.
Porque uma direcção que tem em conselho nacional um número record de 42% dos conselheiros a não votarem favoravelmente as listas,e ainda fica contente a avaliar pelas palavras de Aguiar Branco, é uma direcção já desligada da realidade do partido.
De facto,há que reconhecê-lo e faço-o com todo o gosto,o ultimo líder que soube unir o partido antes de legislativas foi Durão Barroso.
Convidando para as listas os apoiantes de Marques Mendes(além do próprio) e Santana Lopes que com ele tinham disputado a liderança do partido.
Assim uniu o PSD.
E também por causa disso ganhou as eleições !
Esta direcção optou por outro caminho.
O do sectarismo e das purgas.
Ressuscitando o bafiento "quem não é por nós é contra nós".
Só espero,com algum exagero e em sentido meramente caricatural,que no palco do próximo congresso não substituam o busto de Francisco Sá Carneiro por um de...José Estaline !
Depois Falamos

19 comentários:

Amílcar Bengla Mourão disse...

Pois...E dos grandes!

Vimaranes disse...

Temo, como o caro Luis Cirilo, que ontem se desenhou dentro daquelas quatro paredes o "princípio do fim". Um fim que poderia ser vitorioso nas legislativas e que ontem abriu brechas terríveis que irão tornar o PSD vulnerável aos ataques do PS e, pior do que isso, aos próprios ataques internos. O PSD desperdiçou um enorme capital ontem e ficou à mercê dos velhos do Restelo que na altura certa não vão ter problemas em virar as costas a esta ou outra liderança. A escolha de Nogueira Pinto é um desastre autêntico, porque é sintomática de uma enormíssima habilidade política de Ferreira Leite e seus pares, bem como a exclusão de Passos Coelho ou Relvas. Ou mesmo a inclusão de António Preto ou Helena Lopes da Costa. Não comento (por ser de tão mão gosto), no entanto, a inclusão do, umas vezes independente, outras vezes social-democrata Pacheco Pereira e apenas fico desiludido por ser cabeça de lista por Santarém e não, como uma vez sugeriu Menezes, à junta da Marmeleira.
A escolha das listas foi, sem dúvida alguma, um balão de oxigénio para Sócrates.

P.S. Bem fez Rui Rui... que meteu férias nesta altura.

maria disse...

Discordo.Estou a pensar voltar a votar no PSD.O PRangel atraiu-me e agora agradam-me as escolhas de PP e da N.Pinto.Tive pena de não integrarem o Miguel Relvas.O cinzentão do Passos Coelho,acho eu,não faz falta nenhuma.O Deus Pinheiro também não.
E deixem de dar tiros nos pés.
Aturar o Sócrates é que não.

Diogo Ferreira disse...

Como sabe, não visto a mesma camisola da sua no campo politico (ao contrário do desportivo), por isso, posso ser um pouco suspeito quando falo do PSD.

Aquilo que escreve é bem verdade, aliás, o nosso Primeiro Ministro deve estar bastante satisfeito com o resultados do encontro de ontem, e como diz o Vimaranes e bem, as escolhas das listas, foi um balão de oxigénio para o Socrates, eu até diria mais, foi aberta a porta GRANDE para que o PS possa sair vitorioso das próximas eleições.

Confesso, que nunca admirei a Dr.ª Manuela Ferreira Leite, penso não ter perfil para desempenhar o cargo que desempenha actualmente na Presidência do PSD, e esta minha opinião não é de hoje, vem já dos tempos onde ela era Ministra.

Vitor Ferreira disse...

As listas do meu PSD mais parecem retiradas da RTP-Memória.
É pena!
Pacheco Pereira? Meu deus, não lembra ao diabo. Deus Pinheiro? Já foi bom.

Como alguén escreveu, estranho não foi a esclusão de Pedro Passos Coelho, estranho foi a não inclusão de Dias Loureiro. E eu que tinha tanta fé.

Rui Osório disse...

Eu não percebo como alguém que apoia Costa, depois apareça nas listas do PSD. A inclusão de dois arguidos, é um tiro no pé. Na Madeira,a candidatura de Jardim é uma fantochada. É claro que ele não vai ocupar o seu lugar na assembleia.
Nem o filho de Menezes escapou, desceu de 5 (pela intenção da distrital) para 8. Foi clara a intenção de afastar qualquer tipo de oposição de perto da bancada parlamentar. Foi uma noite de "facas longas" no PSD.

Anónimo disse...

Assino por baixo...

mimi disse...

Confesso que não consigo perceber o que terá até hoje feito Passos Coelho de tão relevante para o bem de Portugal que justifique tantos admiradores, mas devo ser eu que ando distraída, com certeza. Mas lá que as atitudes públicas que se lhe conhecem não revelam mais que um profissional da partidocracia, com tirocínio na JSD, e ambições de chefe supremo, lá isso há muito eleitor que pensa, podem crer.

S. Correia disse...

Gostava de ver nestes blogues de gente do PSD uma séria apreciação dos méritos humanistas e de competência profissional e até governativa dos candidatos presentes e ausentes das listas! Assim, soa tudo a capelinhas e simpatias.

rei dolce disse...

caro Dr.Cirilo,

não gostei nada de saber que nomes como estes estavam nas listas:
Pacheco Pereira; Helena L. Costa; Preto; Maria J.N. Pinto... faziam parte das listas do PSD!!
Para os meus valores e ideais, isto foi muito mau .
Depois, o facto de afrontar as destritais; não colocar Pedro P.Coelho, e outros...
um amigo alertou-me que não constavam nomes relacionados com o Instituto Francisco sá carneiro, como é possivel?!

para terminar, na noite de terça feira pelas 23:45 recebi mensagens e telefonemas de amigos de direita e militantes do PSD, onde o sentimento e ideia era este:
" em setembro o CDS vai ter mais votos"
manda quem pode, vota quem quer.

cumprimentos

Anibal Duarte Corrécio disse...

Se calhar era melhor deixar o parlamento nas mãos do santanismo. Se calhar era melhor Manuela Ferreira Leite dar uma prova de fraqueza ao País. Se calhar era melhor ser abrangente e deixar as raposas dentro do galinheiro. Se calhar era melhor - e agora falando a norte - manter um dos lados do quadrado chamado Virgilio Costa nas listas. Meus amigos, deixe-mo-nos de tretas. Jardim ontem sintetizou bem. Quem não está bem que se demita. Qualidade e Lealdade não são palavras vâs. Ou os meus amigos acreditam qual Louçâs..., na política em 'estado puro'? Manuela fez MUITO BEM. A revolução tranquila no PSD vai continuar. A passagem de testemunho há-de ser feita.

Anónimo disse...

Caro comentador: Revolução? ou quer dizer 'evolução à ré' (sem 2ª conotação, sff). Como ontem disse uma ferranha apoiante de MFL, esta «andou a desenterrar os mortos». Concordo que só faltam o Dias Loureiro e o Oliveira e Costa...

Claro que para a trafulhice e os negócios escuros sempre lá está o Preto...e 'miguitos'. Agora depois deste festival de IDEIAS PRECISAS E POSITIVAS para perder eleições, MFL só tem de esperar sentada pelas notícias que vão surgir.

É que o Preto e um dos 'sócios' estão a ser investigados em velocidade de F1. O aparato à porta de alguns dos membros do gang -de PJ, MP e quejandos- vai fazer aparecer notícias, acusações aos amigos de MFL. E eles nas listas. Criminosos, ou não, vai ser mais uma para a perca de prestígio e de eleições. Daí o que eu disse -AS MEDIDAS ESTÃO CORRECTAS, PARA O FIM A QUE SE DESTINAM...

João Carvalho disse...

UMA VERGONHA!!! UM BATALHÃO DE PARAQUEDISTAS!!! Um total desrespeito pelo país, especialmente pelo interior. Como Justificar Costa Neves por Castelo Branco!? Montalvão Machado por Vila Real!? Deus Pinheiro por braga !? PACHECO PEREIRA POR SANTAREM!!???
onde está a verdade nomeio disto tudo. Como justificar com cara séria estas escolhas perante os eleitores. Não é possivel. Isto já para não esquecer que dos amigos da lider não falta um. "não existem lugares cativos" diz a lider. Então e Mota Amaral, Guilherme silva, Marques Guedes, montalvão Machado, Pedro Duarte, Miguel Macedo... quantos mandatos levam cada um? 4? 5?
"o combate politico não se esgota no parlamento..." diz Manela. Pois não. Para a sra presidente e seus para-quedistas é ela e os amigos a combaterem no parlamento e os lorpas dos militantes de base e estruturas locais a combater onde é dificil, no terreno junto das populações.

luis cirilo disse...

Caro Amilcar:
Seguramente maior do que se esperava. Bem maior.
Caro Vimaranes:
Quanto aos arguidos tenho ua posição diferente.Arguido não é acusado muito menos condenado.
Não cabe aos partidos substituirem-se aos tribunais.
Nesta matéria tenho uma experiência pessoal que me servirá de exemplo para toda a vida.
Sabe do que falo e não vale a pena entrar em pormenores.
Por isso quando se fala de arguidos sei até onde pode ir a injustiça .
No resto estamos de acordo.
E penso que o elan das europeias se esfumou num conjunto de erros trágicos.
Cara maria:
O pior é mesmo a sensação de que o Sócrates vai beneficiar com estas escolhas.
Caro Diogo:
A sua posição e entendimento é idêntico ao de muita gente perplexa com tudo isto.
O PSD merece melhor!
Caro Vitor:
De facto são conceitos de renovação muito estranhos.
Muito mesmo.
Caro Pantic:
São demasiados equivocos que vão penalizar eleitoralmente o partido.
Não percebo a candidatura de AJJ quando se sabe que nao vai ocupar(nunca ocupou) o lugar.
E quando em nome de principios se impediram candidaturas de deputados a municipios.
Cara mimi:
Eu nao apoiei Passos Coelho nas directas.
Mas representa 32% dos militantes e tem algum curriculum.
Mais,muito mais,do que alguns que vão nas listas.
Até como cabeças de lista.
Caro S.Correia:
Este blog está aberto a quem quer dar opinião.
Sobre esses e outros assuntos.
Caro rei dolce:
Não faltam militantes do PSd muito desiludidos.
E era escusado.
Bastava ter havido bom senso,tolerência e vontade de unir.
Caro Anibal Corrécio:
A vantagem da democracia é o respeito pelas opiniões alheias.
Discordo de si mas respeito que pense de outra forma.
Quanto á sua citação do dr Jardim é o argumento de quem não tem argumentos.
Porque o partido é de todos e discordar não significa demitir.
Alias o dr Jardim passa a vida a disorcar de tudo e não se demite de nada.
É como o Frei Tomás...
Caro Anónimo:
A publicação do seu comentário não significa que esteja de acordo com ele.
Em relação ao António Preto,como a qualquer outro arguido,deixemos os tribunais fazerem o seu caminho.
A seu tempo se saberá se é culpado ou inocente.
Pessoalmente desejo que seja inocente.

luis cirilo disse...

Caro João:
Em bom rigor sabiamos que ia ser assim.
Que as pseudo élites são completamente incapazes de perceberem as bases,de respeitarem os orgãos e de gerirem o partido como alternativa de poder.
Para mim o pior nem é o que se vê;é o que se adivinha.
Mas em bom rigor existe muito boa gente a berrar agora e que se calou quando devia falar.
Se o partido tivesse tido outra solidariedade com L.F. Menezes talvez a história tivesse sido diferente.

Vimaranes disse...

Compreendo o que diz relativamente aos "arguidos". Mas não acha que se trata de um erro, depois mesmo das declarações de Marques Mendes ou da condenação de Isaltino, insistir em 2 nomes que estão por agora na ordem do dia e não por boas razões, mesmo que o tribunal as venha absolver? O que está em causa é que o povo faz o seu julgamento, antes mesmo dos tribunais e para esses que o PSD tem de dar uma imagem de intransigência contra quem ultrapassa o risco. Seria prudente defender o próprio partido de ataques da oposição e da sociedade em geral que certamente surgirão. E nisso, creio que não houve cuidado e muito menos "cálculo político", algo que Ferreira Leite até costuma ter muito.

luis cirilo disse...

Caro Vimaranes:
Ser arguido é um direito não um crime.
O problema é quando denro do partido se exorbita os casos de uns arguidos e se desvaloriza o de outros.
Costa Neves e Fernado Negrão,como Helena Lopes da Costa e António Preto,também são arguidos.
E ninguém fala disso.
Pessoalmente acho que o PSD não se deve substituir aos tribunais.
E daí entender que ser arguido não é impeditivo de ser candidato.
Até porque se pode ser arguido por muitas razões.

Anónimo disse...

O PS agradeceu as escolhas da tia Manuela. E de tal maneira, que logo no dia seguinte, o Sócrates agarrou na Câncio e foi para férias, onde pode dormir descansado. Até deu para perder as malas! Mas ele não se incomodou, porque sabe que vai ganhar as eleições. A tia deu-lhe uma ajuda dos diabos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não duvido que o PS olha com agrado para estas listas...