quinta-feira, janeiro 03, 2008

Brigada do Reumático


A "Brigada do Reumático" original foi constituida por um grupo de oficiais de altas patente que foram jurar fidelidade ao antigo regime a poucas semanas do 25 de Abril.
Na sequência da publicação do livro de António de Spinola (Portugal e o Futuro) o regime decadente exigiu ás forças armadas ,através dos oficiais de alta patente ,uma prova de solidariedade.
Ela foi dada nesse beija mão a Marcelo Caetano que o povo com aquela mordacidade bem portuguesas logo alcunhou como a brigada do reumático.
Precisamente porque nela participaram os oficiais generais,logo os mais antigos,convictos que representavam o sentir de todas as forças armadas.
Enganavam-se porque o problema,para o regime é claro,estava nos capitães !
Com o advento do 25 de Abril pensariam alguns que estava passado o tempo das brigadas do reumático e adquiridos novos hábitos.
Puro engano.
O que aconteceu,acontece e acontecerá é que as brigadas do reumático democratizaram-se,rejuvenesceram e alargaram o leque de abrangidos.
Existem nos partidos,nas empresas,nos sindicatos,nas associações e em muitos outros sitios onde exista poder para repartir e benesses para receber.
Abrangem agora todas as idades,estratos sociais,categorias profissionais.
Onde houver poder,ainda que inoperante,gasto e pouco prestigiado,mas poder,lá está a respectiva brigada do reumático.
Porque em bom rigor a muitos,não todos,o que interessa é que nenhuma migalha se perca entre a mesa e o chão.
Ainda que para a apanhar se vejam sujeitos aos mais ridiculos contorcionismos.
Depois Falamos

3 comentários:

freitas pereira disse...

As revoluções não têm geralmente como resultado imediato que a mudança de servidão.

Cumprimentos e Bom Ano Novo.

Anónimo disse...

Quando um regime está nas mãos de uma 'brigada de reumáticos', ou seja, pessoas sem flexibilidade, não deixam renovar o tecido dirigente, está moribundo. Resta saber quanto tempo será até ao enterro.

Portugal não vive separado do mundo e os indígenas vão perguntando porque é que os outros nos ultrpasasm? Porque é que o n/ povo é bom no Luxemburgo e´péssimo aqui. A resposta é imediata -A CLASSE DIRIGENTE NÃO É COMPETENTE!

Para serem felizes esses ... apenas têm uma felicidad ena vida -HUMILHAR O POVO. Não querem apenas dirigir -e retirar os benefícios pessoais disso- querem que os outros passem fome e andem descalços. O empobrecimento de POrtugal já preocupa a Europa -MAS NÓS É QUE SOMOS OS POBRES!.

Temos de fazer um terramoto nos dirigentes do país, mas temo que quem o queira fazer acabe como acabaram: D. Pedro V; Sidónio, ou Sá Carneiro. E para bom entendedor...

Anónimo disse...

alguns já tentaram e concerteza reparou no que lhes aconteceu...
Teresa Mendonça