sábado, outubro 27, 2007

De Guimarães a Newcastle


Nesta curiosa vida das paixões clubisticas,quem lê este blog não deve ter a minima dúvida quanto ao meu clube de coração.
O Vitória de Guimarães.
E mais nenhum.
Mas depois,quase como toda a gente que gosta de futebol,tenho alguns clubes de simpatia espalhados pelo mundo.
Eu sei que em Portugal o comum é ser-se pelo clube da terra,quando se é,e depois ser por um dos três do costume.
Felizmente que em Guimarães pouca gente sofre dessa triste doença e eu não sofro de certeza absoluta.
Mas noutros paises tenho as minhas simpatias confesso.
Em Espanha o Barcelona e o Atlético de Bilbau.
Em Itália o Milan e o Nápoles (Pois...Maradona...).
Na Alemanha o Werder Bremen.
No Brasil o Corinthians.
Na Argentina o Boca Juniors.
Enfim simpatias.
Sem causa ou motivo especial e sem qualquer paixão.
E em Inglaterra ?
Bom,aí fia mais fino.
Uma velha simpatia pelo Liverpool,especialmente pelos gloriosos anos 70 com Keagan,Dalglish e afins.
Uma muito recente,mas já atenuada,pelo Chelsea mas que desaparecerá quando de lá sairem Ricardo Carvalho e Paulo Ferreira.
Uma velha antipatia pelo Arsenal (deve ser por uma certa semelhança de equipamentos) e uma curiosa empatia com o Newcastle.
Esse mesmo,o Newcastle United Football Club.
Porque é muito parecido com o Vitória em muita coisa.
Na cor dos equipamentos,no ser o unico clube da sua cidade,no ter os adeptos mais fanáticos de Inglaterra,que lhe permitem ser o quarto clube em média de assistências com o St James Park quase sempre cheio.
Mas também porque a essa paixão única corresponde uma quase total ausência de titulos.
Apesar de ter mais do que o Vitória (estamos a falar de realidades diferentes como é óbvio)o Newcastle ganhou o seu último titulo em 1969.
Uma Taça Uefa.
Ganhou quatro campeonatos de Inglaterra,é certo,mas o ultimo foi em 1927 !
Há 80 anos.
Apenas 5 depois da fundação do Vitória.
E embora detenha 6 Taças de Inglaterra,a verdade é que a ultima foi em 1955.
Passaram 52 anos.
Pois embora seja um clube com passado em termo de titulos,a esmagadora maioria dos seus adeptos nunca o terá visto ganhar nenhum.
Mesmo assim vivem o clube com uma paixão e uma intensidade verdadeiramente únicas.
Como os vitorianos.
Depois Falamos

9 comentários:

Guima disse...

Curioso... Eu sou adepto do Vitória! E também simpatizo com o Newcastle, além da Juventus. Acho que esta simpatia começou apenas pelas cores dos equipamentos, preto e branco. Mas depois houve os jogadores que segui incondicionalmente. Alan Sherear do Castle e o Roberto Baggio da Juve...

António Lopes da Costa disse...

Acho engraçada a maneira de estar dos adeptos do Vitória.
Eu gosto muito que o Vitória esteja na Primeira Liga, pela dimensão que o clube tem. O Vitória é o exemplo do que eu gostava que fossem os clubes, como acontece em Inglaterra.
Quando visitei o Old Trafford, no caminho entre Londres e Manchester, vi um estádio de uma equipa que poucos conhecem: o Stoke City. Confesso que fiquei espantado com o estádio, bonito, não muito grande e acolhedor. Por acaso, nesse dia, o Stoke jogava em casa e vi milhares de pessoas na rua a ir para o estádio. É fabuloso como, em Inglaterra, os clubes atraem a população da sua cidade. Em Portugal isso quase só acontece com o Vitória de Guimarães, pelo que merece, sem dúvida, o estatuto de grande do futebol português. Mas 4ºgrande, em Portugal, não significa, necessariamente, ser candidato a nada, dada a dimensão do Porto, do Benfica e do Sporting.
É impossível comparar o Vitória com o Leiria, com quem jogou este fim-de-semana, com a Naval, com o Beira-Mar, até mesmo com Braga, Belenenses e Boavista. É que o Vitória de Guimarães não tem fases. Os adeptos adoram o Vitória. E adoram sempre. Como o Vitória de Guimarães só há, embora que em ponto (mais) pequeno, o Vitória de Setúbal.
Quanto aos clubes pelos quais simpatiza, partilho a adoração pelo Boca Juniors. Um sonho que tenho é o de ir ao La Bombonera ver um jogo do Boca.

Um abraço do António

luis cirilo disse...

Caro Guima
Lendo o"Bancada Nascente" não era dificil adivinhar essas suas simpatias.
Curiosamente nunca gostei da Juventus,embora ao longo dos anos tenha admirado muitos dos jogadores que por lá passaram.
Baggio,sem duvida,mas também Platini,Boniek,Paulo Sousa entre outros.
Na actualidade Buffon e Del Piero.
Caro António
Obrigado pelo seu reconhecimento da grandeza do Vitória.
Espero é que esteja enganado quanto ao ganhar titulos.
Lá virá o dia...
Também espero poder ir um dia ao La Bombonera,um estádio onde tenho a sensação que o futebol é vivido com uma paixão inigualável.

Renato Bento disse...

Caro Luis Cirilo, quando cita "Felizmente que em Guimarães pouca gente sofre dessa triste doença e eu não sofro de certeza absoluta", gostava que me elucidasse sobre que triste doença é essa. Tristes e doentes são os adeptos do Vitória de Guimarães, que onde quer que vão destroem tudo à sua passagem.. Já para não falar do slogan "Portugal somos nós".

Olaf Oleiros disse...

Caro Ricardo Brilhante,

"Destroem tudo à sua passagem"- Onde é que viu isso? Em Sevilha onde estavamos 4000 e o ambiente foi espectacular? Nas estações de serviço onde os adeptos (das claques, temos que fazer a distinção) dos tres grandes roubam e destroem?
E qual é o mal de cantar "o berço da Nação somos nós"? Ofende alguém? É alguma mentira?

Cumprimentos,
Olaf Oleiros

Luis Cirilo disse...

Caro Ricardo
A "doença" é simples de explicar.
è aquilo que acontece em muitas terras deste país,com clubes de futebol em campeonatos profissionais,em que muita gente é pelos chamados grandes em vez de apoiarem os seus próprios clubes.
Por falta de orgulho próprio,por quererem ganhar mais vezes,por (fraquissima)tradição cultural,não sei nem me interessa.
Sei é que em Guimara~es somos vitorianos,temos orgulho no nosso clube e não precisamos de vitórias alheias para satisfazermos o nosso ego.
Por isso os vitorianos são tão especiais.
Quanto aos desacatos:todos são condenáveis independentemente da cor clubistica.Mas,e sem que isso sirva de desculpa,se quiser olhar para as claques dos chamados grandes verá bem pior.
O slogan é apenas uma forma de mostrar o orgulho em sermos da cidade berço da nação.
Não insulta nem ofende.
Caro Olaf:
Inteiramente de acordo.
Até porque é preciso ser vimaranense e vitoriano para entender a paixão que temos pelo Vitória.
Eu sei que isto faz confusão a muita gente mas somos assim.
E no dia em que ganharmos o primeiro campeonato então ninguém mais nos segura.

Renato Bento disse...

Concordo consigo caro Luís Cirilo, as claques dos 3 grandes são as piores de todas, sem dúvidas. No entanto penso que essa doença de que fala não é culpa das pessoas, mas sim da falta de equipas de I liga do sul do país.
Sou de Leiria, e embora tenha 1 clube na I divisão ninguem vai ao estádio, porque a direcção do clube está cheia de abutres, tal como vocês tiveram à pouco tempo Pimenta Machado.
Fique explicito que nao tenho nada contra os vimaranenses, gente que respeito e que compreendo que tenha orgulho no seu passado. Mas dái a dizerem "Portugal somos nós" vai uma grande diferença: os Portugueses de 2ª não existem.

Cumprimentos.

CASCAVEL disse...

Caro Luis Cirilo,
Obviamente que em Guimarães somos todos Vitorianos.
Somos exclusivamente Vitorianos e fazemos questão de o demonstrar onde quer que estejamos.
Houvesse (mais) gente como nós espelhada pelas terras deste país, e a pouca vergonha que vemos acontecer pelos campos de futebol, sempre que jogam os "denominados" grandes, não aconteceria tantas e tantas vezes, como infelizmente acontece.
Apetece-me dizer que para os clubes de menor dimensão, por causa dos seus (?????) adeptos, é merecido que assim aconteça. Eles, os tais adeptos, com as suas "costelas às cores", ajudam a fomentar esta miserável situação que dura há décadas!
Os clubes estrangeiros com os quais simpatizo, por razões que certamente vai compreender, são o Real Madrid e o Tottenham e, para além destes, tenho ainda um fascínio especial pelo Milan porque, na minha opinião, foi a melhor equipa de clube que vi jogar futebol (já agora, como Selecção, foi o Brasil do Mundial de Espanha 82: Sócrates, Zico, Cerezo, Falcão e Éder "eram do outro mundo", não eram?????).
Refiro-me aquela fantástica equipa, comandada por Sacchi, que era composta pelos 3 Holandeses fabulosos (Gullit, Rijkard e Van Basten) e ainda por Italianos do nível de Baresi, Maldini, Donadoni entre tantos outros.
Voltando ao nosso VITÓRIA, a época está a correr de feição e, se isto continuar assim, como se deseja, pode ser que lá para a Primavera volte a haver uma grande festa no Toural!
Nós os Vitorianos, pela nossa dedicação, bairrismo e entusiasmo, merecemos!! Não acha???
Saudações Vitorianas.

Luis Cirilo disse...

Caro Ricardo:
O que se canta nos estádios e se diz no âmbito das sempre exacerbadas discussões futebolisticas não corresponde necessáriamente ao sentir ou á forma de estar de uma comunidade.
Simplesmente nós em Guimarães temos muito orgulho na nossa Terra,na História de Portugal que aqui começou e portanto também no Vitória.
Que casa muito bem Guimarães,História e clube.
Basta atentar no simbolo.
Caro Cascavel:
Inteiramente de acordo com tudo menos com o Real Madrid e o Tottenham.
Mas percebo o fascinio das camisolas brancas desses clubes.
Quanto a "esse" Milan também o recordo com muita saudade.
E nesse plantel de sonho ainda podemos recordar nomes como o de Papin ou Brian Laudrup.
Recordo uma ultima jornada da Liga italiana em que Milan e Nápoles lutaram até ao ultimo minuto pelo titulo.
Num estádio de S.Paolo lotado com 90.000 espectadores o Milan de Gullit (fez um jogo inesquecivel)derrotou o Nápoles de Maradona por 3-2 e foi campeão.
Foi um jogo inesquecivel.
Quanto á nossa festa no Toural espero bem que tenhas razão.
E acredito que podemos vir a fazê-la.
Embora ainda não vá acontecer ,este ano,a grande festa .
A tal do titulo...