quarta-feira, abril 19, 2023

Dérbis











Qual é o maior dérbi do futebol mundial?
Aquele que arrasta multidões, desperta paixões, tem muito mais importância que a conquista de três pontos ou a ultrapassagem de uma eliminatória em provas a eliminar?
Cada país tem os seus clubes, os seus dérbis, as suas rivalidades pelo que nem é fácil medi-las nem sequer ajuizar quais são as maiores de todas.
Deixo aqui aquela que é a minha opinião sobre a matéria na certeza de que nisto, como em tantos outros assuntos, cada cabeça cada sentença e não há sentenças melhores que as outras mas apenas sentenças diferentes consoante os pontos de vista.
Para mim o maior dérbi é o Barcelona vs Real Madrid.
A quem os anos de Ronaldo e Messi deram dimensão verdadeiramente galáctica.
É um grande dérbi no futebol mas é também um dérbi político entra a capital do país e a cidade que representa a Catalunha e a recusa do centralismo.
Ainda em Espanha aquele que será um dos dérbis mais exacerbados e intenso do mundo é o que se joga entre Bétis e Sevilha. Duas equipas da mesma cidade e uma rivalidade brutal entre elas.
Em França podemos falar do PSG vs Marselha.
Uma rivalidade mais recente mas também intensa e que como no país vizinho também tem de um lado o clube da capital e do outro o da segunda cidade mais representativa. A exemplo do que também acontece, aliás, em Portugal entre Benfica e Porto.
Em Itália a rivalidade suprema, com licença da Juventus, é entre Milan e Inter.
As duas equipas de Milão, que curiosamente partilham o mesmo estádio, e que entre elas tem muitas dezenas de titulos e taças nacionais e também triunfos na competições europeias com especial destaque para a Liga dos Campeões.
Por elas passaram, também, alguns dos melhores jogadores da Hitória do futebol.
Na Escócia uma das mais tremendas rivalidades do mundo do futebol.
Que é desportiva mas também religiosa com os protestantes do Rangers e os católicos do Celtic a fazerem de cada jogo entre os dois clubes muito mais do que apenas um jogo.
Mas talvez a mais intensa, mais violenta, mais acirrada, mais radical de todas as rivalidades seja aquela que caracteriza na Argentina os jogos entre River Plate e Boca Juniors. Diz quem já assistiu que não há nada de igual no mundo do futebol.
De regresso à Europa passemos pela maior das rivalidades naquela que é considerada a pátria do futebol.
A existente entre os dois maiores clubes ingleses como o são o Liverpool e o Manchester United.
Aquele que mais campeonatos conquistaram e cuja vizinhança ( 55 klm entre as duas cidades) muito contribui também para essa rivalidade.
E no Brasil?
O país onde a paixão pelo futebol é praticamente inultrapassável? 
Flamengo e Fluminense , clubes do Rio de Janeiro, protagonizam a maior rivalidade do país com a devida licença da existente entre Corinthians e Palmeiras.
De regresso á Europa para a citação de duas rivalidades de clubes da mesma cidade e cujos jogos são grandes clássico dos respectivos países.
O Benfica vs Sporting em Portugal, um dérbi mais que centenário, e o Roma vs Lázio em Itália com dois clubes que sendo da capital não estão nem próximos em termos de palmarés dos clubes de Milão e Turim.
São estes, em minha opinião, os dez dérbis mais importantes do futebol europeu e mundial sabendo que há bastantes outros que também podiam ser aqui incluidos como o Juventus vs Torino, Liverpool vs Everton, Arsenal vs Tottenham, Porto vs Benfica, Atlético de Bilbau vs Real Sociedad, Ajax vs Feyenoord, e vários outros.
Sendo certo que o dérbi dos dérbis é, para mim, o Vitória vs Braga!
Um dérbi milenar entre duas comunidades que nos últimos cem anos ganhou a sua expressão maior através do futebol!
Lá está, opiniões.
Depois Falamos.

Sem comentários: