quinta-feira, junho 13, 2013

A.F.B.

Imagem : Tiago Fernandes

A Associação de Futebol de Braga é comummente considerada a terceira do país face ao número de clubes que congrega e á participação dos mesmos em todos os escalões dos campeonatos que se disputam a nível nacional.
Curiosamente nesta época agora terminada foi até a associação que teve mais equipas a disputarem a 1º liga , no caso quatro(Vitória-Moreirense-Gil Vicente - Braga)contras as três do Porto (Porto-Paços de Ferreira - Rio Ave) e as três de Lisboa (Sporting-Estoril-Benfica), o que lhe deu uma importância acrescida.
Que também se reflecte no aspecto de duas das equipa da Associação terem vencido uma  a Taça de Portugal e outra a Taça da Liga o que foi um feito notável considerando que as concorrentes de Lisboa nada ganharam e a do Porto venceu o campeonato.
Considerando que, porque a História também contribui para a dimensão das instituições, que a A.F. de Braga para além das quatro equipas referidas já teve também a jogar ao mais alto nível quatro outros clubes como foram os casos de A.D. Fafe, Famalicão, Riopele(já extinto)e Vizela.
Com a curiosidade adicional de Guimarães já ter tido três equipas na 1ª liga: Vitória, Moreirense e Vizela que no ano em que a disputou ainda pertencia ao concelho vimaranense.
Creio que com um estatuto como o actual, que em nada fica afectado pela descida que esperemos momentânea do Moreirense, a A.F.B. tem especiais responsabilidades da defesa dos clubes do distrito face a uma concorrência "feroz" de Porto e de Lisboa que por eles açambarcariam todos os lugares disponíveis nas competições profissionais como vão açambarcado titulos e outras coisas que nem vale a pena referir.
É precisamente nesse contexto que considero que a A.F. Braga teve um papel infelicíssimo (e muito gravoso para o Vitória) na  distribuição dos bilhetes que lhe tocaram para a final do Jamor ,e que foram esmagadoramente parar á mão de adeptos do Benfica, porque em vez de defender o clube do seu distrito (como fez a A.F. Lisboa) propiciou o reforço do adversário da forma que se viu.
E por isso creio que a AFB tem a obrigação de esclarecer qual o rateio que fez do grosso dos bilhetes(depois de mandar uma miséria para o Vitória) pelos restantes clubes do distrito que, como estarão recordados, foi o falacioso argumento utilizado para justificar a tal miséria que mandaram para cá.
E já nem vou discutir a imoralidade de o Vitória se apurar para a final á sua custa e haverem outros a beneficiar sem nada terem feito para isso.
Gostava era de saber com exactidão quantos bilhetes tocaram  a cada um dos outros.
Sob pena de considerar a A.F. B. um gigantesco "cavalo de Troia" vermelho!
Depois Falamos

P.S. Tenho pena mas não sou daqueles para quem a Vitória no Jamor funcionou como uma "esponja" que apagou todos os erros cometidos.
Há coisas que tem de ser explicadas.

16 comentários:

Anónimo disse...

eu tb nao sou desses que acha que a vitoria apaga esse escandalo, mas infelizmente estaremos todos bem deitadinhos a espera de tais explicaçoes...
A mouraria que prolifera naquela cidade agradeceu de bom grado os bilhetes pro jamor....quer dizer....antes do jogo, porque se soubessem o que lhes iria acontecer teriamos um estadio completamente preto e branco....e que lindo seria

Ass: anonimo do avental

Gabriel disse...

A AFB terá certamente culpas no cartório mas a direção do VSC não sai deste episódio totalmente ilesa, assisti a um amadorismo de meter dó e colocar no bolso o amadorismo anteriormente verificado esperando não ver repetido no futuro próximo de preferência. Os sócios que se mantêm fieis merecem no mínimo respeito e lisura na venda de bilhetes.Se só há 8 ou 9000 digam que só há esse número antes de se iniciar a venda. Eu só queria compreender o seguinte, uma quantia foi parar às claques,seria irresponsabilidade não o fazer, segundo discurso público do vice do VSC, alguns desses bilhetes foram parar ao mercado negro, muitas das multas que o vitória pagou ao longo do ano foram consequência de atos vindos das claques,fui impedido de ver um jogo do Vitória por atos vindos da claque, não sendo contra as claques pergunto, serão mais sócios do que eu? Gostarão mais do Vitória do que eu? Respeito por todos os sócios é o que se pede caros dirigentes. Espero um dia ver este assunto dissecado que a vitória na taça não apaga evidentemente.

Anónimo disse...

Caro SR. LUIS CIRILO:
Pego nas suas últimas palavras(há coisas que precisam de ser explicadas)para lhe colocar uma questão)e produzir um pequeno comentário:
na sua qualidade de accionista da SAD do vitória foi o Senhor informado do aumento de capital da mesma e do direito que tem de subscrever esse aumento na proporção das acções que possui?
Eu como accionista(embora pequeno)não fui informado...Soube hoje através da entrevista dada por Júlio Mendes que já(!!!!)houve aumento de capital e que o mesmo foi subscrito integralmente pelo investidor maioritário.Então isto é assim? Votei na actual direção por sua causa.Peço-lhe por tudo e sobretudo pelo seu AMOR ao VITÓRIA que faça tudo o que estiver ao seu alcance para denunciar esta e outras situaçães(que calculo tenha conhecimento)...Tenho muito receio de já não irmos a tempo.Saudações vitorianas.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo do avental:
Eu sou muito persistente. A grande e unica vantagem dessa estranha distribuição de bilhetes foi levá-los a verem o Vitória ganhar a taça.
Caro Gabriel:
Tem razão e eu próprio já escrevi sobre isso. Tivemos menos bilhetes do que devíamos e ainda por cima distribuidos com um critério menos justo do que seria desejável.
Caro Anónimo:
Soube desse aumento de capital lendo a entrevista do presidente ao Desportivo de Guimarães.
Enquanto accionista não tive qualquer informação sobre o assunto. Seguramente que enquanto pequeno accionista com assento na AG da SAD espero ser cabalmente esclarecido sobre essa e outras questões.
E também estou, como é bom de ver, preocupado com o futuro desportivo do clube e da SAD.

Anónimo disse...

Soube mesmo apenas pelo desportivo de guimarães?
Enquanto accionista devia saber que não é obrigatório essa informação e ainda para mais como um ex- diretor e seguidor desta medida da direcção não entendo o espanto.
Não foi avisado quando fazia parte da direcção?
Será que já não confia no Presidente do clube e da SAD?!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Quando saí da direcção ainda não estava constituida a SAD nem havia data previsivel para o efeito.
Soube pelo Desportivo do aumento de capital,é verdade, mas também não disse que tinha de saber de outra maneira. É preciso perceber o que está escrito. Agora mantenho que na AG da SAD espero ser esclarecido sobre vários assuntos.
Tenho esse direito enquanto accionista.
Aliás não(?) percebo o nervosismo de alguns convenientemente anónimos sobre o que se passa no clube e na SAD.

Anónimo disse...

Diga o que entende do nervosismo dos anónimos. Meias palavras não leva a lado algum

Anónimo disse...

Sr.Luis Cirilo
Sou o anónimo das 5.51 e nada tenho a ver com o anónimo das 12.43 que,aliás,me parece trazer recado de alguém.Para esse anónimo esclareço o seguinte:é evidente que numa sociedade anónima(e por isso mesmo)não é possível dar conhecimento um a um aos acionistas do aumento de capital,mas é obrigatório publicitá-lo.Mas vamos ao ESSENCIAL:com este aumento de capital integralmente subscrito pelo investidor maioritário(afirmação de Júlio Mendes)com que percentagem ficou este investidor?
Calculo que com mais de 50% o que quer dizer que o VITÓRIA deixou de ser nosso no que diz respeito às equipes de futebol profissional.Esse é que é o PROBLEMA e por isso Sr.Luis Cirilo reitero o meu pedido de fazer tudo o que esteja ao seu alcance para reverter esta situação.Saudações Vitorianas.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Direi o que entendo do nervosismo dos anónimos quando os anónimos deixarem de o ser. Como é o seu caso por exemplo.
Caro Anónimo das 3.29:
É evidente que há anónimos que ou falam em causa própria ou trazem recados. Mas acredite que esse é o lado para que durmo melhor.
Naturalmente que tem toda a razão no que diz sobre a publicitação do aumento de capital.
E sobre quais são as reais percentagens depois desse aumento.
E essa é uma questão importantissima.

Anónimo disse...

O senhor sirilo nao defendeu em campanha qeu a SAD do vitoria podia ser com capital minorirario do clube? qual a sua surpresa agora?

luis cirilo disse...

caro Anónimo:
A minha unica surpresa, apesar de tudo, tem a ver com a iliteracia de alguns que leêm este blogue

Francisco Guise disse...

Vamos por partes:

1.º "P.S. Tenho pena mas não sou daqueles para quem a Vitória no Jamor funcionou como uma "esponja" que apagou todos os erros cometidos.
Há coisas que tem de ser explicadas."
Quanto a esta tua frase, que aliás concordo plenamente, tenho para mim, que nada poderá funcionar como uma "esponja" quanto aos erros cometidos. Nada.
E que bom seria, que tudo fosse explicado e nada fosse apagado. Não só em relação aos bilhetes mas a todo o passado recente do Vitória.
Todos podemos e devemos ajudar e tu também, para o bem do Vitória. Pensa nisso. Está mais do que na altura por fazermos alguma coisa em prol do futuro do Vitória. E esse futuro não se constrói com uma "esponja" que tudo apaga mas que deixa as feridas bem abertas a sangrar.

2.º Desculpem meter-me na conversa da SAD. Ponto prévio, antes de dizer o que penso e sei sobre o assunto. Não sou accionista da SAD. Directamente, mas sou-o indirectamente, pois sou sócio do Vitória e como tal, sendo o Vitória o segundo accionista da SAD, eu por essa inerência também tenho que saber o que lá se passa.
Mas vamos ao que interessa.
Não sei qual é o espanto do anónimo das 5:51 PM, quanto à não didulgação do aumento de capital. Muito menos compreendo a sua estupefacção por não ter direitos de subscrição na devida proporção por ser accionista da SAD.
Como é que é?
Por acaso o Senhor foi à Assembleia Geral que discutiu a SAD? Por acso o Senhor leu os estatutos que foram sufragados em eleições?
O que mais me revolta no Vitória é os seus sócios. Desculpem a minha franqueza. Os sócios são o melhor e o pior do Vitória. Tudo dão ao Vitória, é certo, mas a sua ignorância e seguidismo é impressionantemente triste. Votam pelo que ouvem dizer, não pelo que sabem. Pior ainda. A maioria não vota, mas depois são os primeiros a exigir ou a dizer mal.
E o que me revolta mais ainda é o facto de termos uma SAD aprovada por uma percentagem de sócios reduzidissima e mesmo os que foram votar ainda hoje não sabem o que é a SAD do Vitória.
É triste muito triste, mas é o que temos infelizmente. E depois queixam-se do passivo que temos. Só estão preocupados se vem o jogador A, B ou C. Tudo o resto só interessa quando há desgraça.
Quanto ao anónimo das 5:51 PM, deixo aqui a parte dos estatutos da SAD de que ele é accionista, mas que não sabe bem o que é. E o porquê de não ter direitos de subscrição no aumento de capital.

CAPÍTULO
VIII
DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS
Artigo
27
º
(
Aumento de Capital
)
Não obstante o estabelecido supra nos artigos 6º, n.º1,7º e 13º, n.º 2, al. c), o Conselho de Administração deverá deliberar e executar até um ano após a constituição da Sociedade, um aumento do capital social, por novas entradas, em que os accionistas não gozarão do direito de preferência e que se fará com observância das condições
seguintes:
a )o capital social poderá ser elevado até trinta e sete milhões e quinhentos mil euros, limitado às subscrições recolhidas;
b)o valor nominal das acções será
de 5,00 € e a sua emissão será efectuada ao par;
c)as novas acções deverão ser realizadas nos termos da respectiva deliberação;
d)serão emitidas acções da categoria A, em quantidade igual a quarenta por cento das novas acções que vierem a ser efectivamente colocadas, com arredondamento por defeito, destinadas ao clube fundador e a cuja subscrição este fica obrigado.
e)as acções da categoria A serão liberadas mediante conversão em capital, a tanto por tanto, de créditos por suprimentos de que a Sociedade fôr devedora perante o Clube Fundador.

Francisco Guise

Anónimo disse...

Caro Francisco Guise:
1º.-É sempre benvindo à conversa da SAD.Lamento ser só agora...
2º.-Não há accionistas indirectos.Ou se é ou não é.Em todo o caso felicito-o pelo feeling demonstrado ao não subscrever acções da SAD...
3º.-Fui à assembleia que "discutiu" a SAD e... votei contra.
4º.-Agradeço-lhe a publicação do artº.27 dos estatutos da SAD. Nada nesse artº.contraria o que afirmei(está na Lei meu caro)no que diz respeito à OBRIGATORIEDADE de publicitar os aumentos de capital.
5º.-Por causa dos "vitorianos" que ficaram fora da SAD é que isto vai ter o fim que se avizinha...
Saudações VITORIANAS

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Ponto prévio: Para ajudar o Vitória Sport Clube estou sempre disponivel dentro das minhas possibilidades.
Quanto á "esponja" estamos de acordo e não vale a pena repisar o tema.
Quanto ás SAD; eu sou accionista da mesma e portanto espero em AG da mesma poder ser esclarecido sobre estas e outras questões.
Mas estou preocupado isso estou.
Caro Anónimo:
PAra concordar em dois pontos.
A obrigatoriedade de publicitar o aumento do capital e a tese de que se os vitorianos tivessem comprado a maioria do capital as coisas seriam diferentes. Mas não compraram.

Francisco Guise disse...

Sem querer entrar em diálogo, porque penso não ser o local indicado, apenas referir o seguinte:
Caro anónimo das 10:33 PM que julgo ser o mesmo das 5:51 PM, na devida altura, se estiver recordado, fui bastante interventivo quanto à questão da SAD e se esteve mesmo na AG deve recordar-se. Portanto, não foi só agora.
Quanto ao directo ou indirecto, apenas dizer que o Vitória é accionista da SAD e eu sou sócio do Vitória.
Quando publiquei o artigo 27, queria dizer duas coisas.
Não há obrigatoriedade da SAD em publicitar o aumento de capital, pois como decorre dos estatutos era uma "obrigatoriedade" sua faze-lo no espaço de 1 ano. Mas o mais importante é a frase que diz o seguinte: "os accionistas não gozarão do direito de preferência". É aqui que contraria o que o Senhor afirmou à 5:51 PM quando diz: " e do direito que tem de subscrever esse aumento na proporção das acções que possui?"
Não há direito nenhum de preferência para os accionistas actuais. Quando expresso desta forma nos estatutos estes sobrepôem-se à lei. A partir de agora, porque já foi efectuado o primeiro aumento de capital, é que os próximos terão de ser publicitados e os accionista terão direitos de preferência na devida proporção. Claro que agora será uma proporção menor, que era exactamente o que queriam com a aprovação dos estatutos em causa.
Quanto ao fim que se avizinha, pode perfeitamente estar descansado. O Vitória existirá durante muitos e longos anos, com SAD ou sem SAD, haverá sempre Vitorianos que mantenham ou ressuscitem o Clube se for necessário. O Vitória não foi criado para morrer. Sobreviverá a qualquer cataclismo.
Agora diga-me o seguinte. De que adiantaria os sócios terem subscrito todo o capital existente, 60%, se os estatutos prevêem um aumento de capital obrigatório no espaço de um ano, em que eles não teriam hipótese de acompanhar?
Dito de outra forma. O investidor já existia e ou entrava na primeira fase se fosse necessário, como veio a ser, ou entrava neste primeiro aumento de capital, ficando dessa forma igualmente em maioria. Aliás, tanto existia que até já era sócio do clube desde Abril de 2012. Esclarecedor, não acha?
Mas também pode ser uma teoria da conspiração, minha e sem qualquer cabimento.

Um abraço

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
de facto há conversas que não podem ser aqui. um destes dias tomamos um café e falamos