domingo, junho 17, 2007

A valsa das medalhas


O titulo desta postagem não tem a ver com a excelente música de Rui Veloso, e letra de Carlos Tê, com o mesmo nome.
Terá quando muito a ver com a ironia nela retratada de um país prolixo no oferecer de medalhas,seja o PR,o governo,as autarquias ou as instituições.
Raras começam a ser as personalidades públicas que não tenham lá as suas medalhinhas,ofertadas numa qualquer cerimónia sob qualquer pretexto.
Vem este introito a propósito de ao passar os olhos pela imprensa de Guimaraes deste fim de semana ter constatado que na habitual entrega de medalhas do dia do municipio vai tocar um desses penduricalhos ao industrial Vitor Magalhaes.
Que não por acaso,mas seguramente por desdita vitoriana,foi até poucos meses atrás presidente do Vitória.
Do qual alias saiu pela porta do fundo e com o imorredouro rótulo de pior presidente da história do clube.
Não discuto o valor do referido cavalheiro enquanto emérito fabricante de cuecas e camisas entre outros negócios.
Sendo certo que conheço muitos outros industriais deste concelho,com brilhantissimos curriculuns na sua area de actividade mas também em areas associativas e outras,que nunca viram a sua actividade distinguida pelo maioria socialista do municipio.
Constato apenas que depois do referido senhor ter chegado á presidência do Vitória,ao colo do bloco central local(quanta inocência meu Deus...)e com a benção do poder camarário,fez a "lindissima" obra que se conhece e teve de desaparecer á pressa perante a indignação dos adeptos.
E na primeira oportunidade a câmara socialista,eternamente grata pelos serviços prestados e pela municpalização do clube no seu tempo iniciada,vem atenta e pressurosa dar-lhe uma medalha de ouro ao mérito industrial(o tal pretexto das cuecas e afins) tentando lavar a face e restaurar uma imagem que anda pelas ruas da amargura.
Por mim , e dando a esses galardões o valor zero que dou,está muito bem.
Sempre soube que Câmara,PS e Vitor Magalhaes,com o beneplácito dos inocentes habituais,eram "Amigos Para Sempre" parafraseando a célebre música dos Jogos Olimpicos de Barcelona cantada por Montserrat Caballé e Freddy Mercury.
Tenho é pena de ver Guimarães e o Vitória enredados nestas valsas...
Depois Falamos

5 comentários:

SicGloriaTransitMundi disse...

Concordamos e assinamos por baixo. Esperamos é não voltar a ver o estádio com o nome de Estádio Municipal de Guimarães.

Estamos a entrar num erro bastante recorrente e grave:o da instrumentalização do desporto pelo poder político, seja ele local ou nacional. O Vitória é dos vitorianos e não um "couto" politico-partidário.

Ah, já agora , Luis, só um reparo:a música Amigos Para Sempre", dos Jogos Olimpicos de Barcelona, não foi cantada por Montserrat Caballé e Freddy Mercury (esse cantaram "Barcelona"), mas sim por José Carreras e Sarah Brightman.

Mas...depois falamos!!!

Luis Cirilo disse...

Tens toda a razão !
De facto confundi as musicas.
Mas o sentido em que o "Amigos para Sempre" foi utilizado mantém-se plenamente.

Anónimo disse...

É realmente incrivel que o incompetente que nos mandou para a segunda divisao ainda seja recompensado com a medalha de ouro.
Mas todos sabiamos que ele foi la posto pelo PS e pelos palermas do PSD que ainda acreditam no pai natal.se Guimaraes tivesse uma verdadeira oposição em vez daqueles tipinhos do Largo do Toural outro galo cantava aos 2 Magalhaes.assim é tudo estrada

Anónimo disse...

Os Magalhhães fora de Guimarães.
JÀ !

Anónimo disse...

Que parte da conjugação das palavras "Mérito" com "Industrial" é que os senhores não perceberam?