domingo, novembro 16, 2025

Sugestão de Leitura

Devo dizer , desde já, que achei este livro muitíssimo bom.
Dos melhores que li nos últimos anos.
É o primeiro de três volumes em que João Miguel Tavares escreve uma biografia pormenorizada de José Sócrates desde a sua infância na Covilhã até ao ano de 2005 quando ele vence as eleições com maioria absoluta e se torna primeiro ministro.
Numa altura em que as suspeitas em seu torno já eram muitas e os casos andavam por alguma, nem toda em bom rigor, comunicação social que os ia relatando com maior ou menor detalhe.
"Cova da Beira", "sede da DECO", "Biblioteca da Covilhã", "Sovenco", "Planalto Beirão" e muito em especial o celebérrimo caso "Freeport".
Casos e mais casos a que uma opinião pública nada exigente e uma classe política (especialmente dentro do PS) muito distraída não deram a devida importância nem quiseram perceber quem por ali andava a construir um poder que viria a ser quase absoluto.
Não deixa de ser curial lembrar que na campanha eleitoral de 2005 a JSD, onde Sòcrates militara no começo da sua vida política, fizera um cartaz com a fotografia de Sócrates e a pergunta "Sabe mesmo quem é?"
que despertou a ira do visado e a indiganção do PS mas se viria a revelar absolutamente acertado e até mesmo premonitório.
Em suma um excelente livro que se lê de forma entusiasta e deixa pena quando se chega ao fim.
Resta agurdar que os próximos dois volumes "José Sócrates-Poder" e "José Sócrates-Queda" cheguem rapidamente às livrarias porque depois deste a vontade de os ler é muita.
Depois Falamos

Nota: O livro é sobre José Sócrates mas é também sobre um partido e um país que nele acreditaram.
E também por isso merece ser lido com toda a atenção.

Sem comentários: