quarta-feira, novembro 26, 2025

Democrático

A II liga, antigamente chamada Liga de Honra e mais antigamente ainda II divisão, é de longe um campeonato muito mais democrático que o da primeira liga noutros tempos chamado de primeira divisão.
E bastará analisar o quadro de campeões de uma e de outra nos últimos 50 anos para constatar isso.
Na primeira divisão apenas quatro campeões
25 titulos para o Porto, 17 para o Benfica, 7 para o Sporting e 1 para o Boavista.
Já no escalão inferior é uma verdadeira alegria espalhada por todo o país do litoral ao interior, do Minho ao Algarve, do Alentejo aos Açores e à Madeira.
Alegria consubstanciada em 30 clubes campeões.
Trinta!
Paços de Ferreira e Rio Ave com quatro titulos, Estoril e Moreirense com três, Tondela, Santa Clara, Portimonense, Belenenses, Gil Vicente, Beira Mar, Marítimo, União de Leiria e Famalicão com dois, Nacional, Porto B, Olhanense, Amora, Trofense, Leixões,Campomaiorense, Leça, Tirsense, Estrela da Amadora, Sporting de Espinho, Salgueiros, União da Madeira, Sporting da Covilhã, Farense, Desportivo das Aves e Varzim com um cada.
E depois há curiosidades para todos os gostos.
Belenenses e Porto (neste acaso através da equipa B) são os únicos clubes que foram campeões na primeira e na segunda liga.
O União da Madeira já não existe enquanto o Campomaiorense apenas tem escalões de formaçao e o Aves encontrou uma segunda vida através do AFS.
Alguns destes campeoes de outrora andam agora por escalões inferiores, e nalguns casos bastante inferiores, aquele em que foram campeões como são os casos de  Belenenses, Beira Mar, Olhanense, Amora, Trofense, Leça, Tirsense, Sporting de Espinho, Salgueiros, Sporting da Covilhã e Varzim.
Os madeirenses Marítimo, Nacional e União da Madeira foram todos campeões da II Liga e todos jogaram, até em simultâneo, na primeira liga.
Mas o que releva mesmo é que em 50 anos houve 30 campeões.
E isso faz do segundo escalão o mais democrático e competitivo do futebol português.
Depois Falamos. 

Sem comentários: