
Já aqui falei, recentemente, sobre o campeonato de Espanha - La Liga- que pese embora o predomínio de Real Madrid e Barcelona apresenta uma diversidade de campeões a fazerem ver a muitos outros campeonatos a começar pelo nosso.
Hoje deita-se um olhar aos últimos 50 anos do campeonato de Itália - Série A - que durante anos foi considerado o melhor do mundo fruto dos grandes jogadores locais, das grandes vedetas contratadas e consequentemente das grandes equipas formadas.
E volta a ver-se uma boa distribuição de titulos pese embora a Juventus ter quase metade deles com vinte e uma conquistas das quais nove consecutivas entre 2011 e 2020.
Mas depois aparece o Milan com 10, o Inter com 9 (5 consecutivos quando por lá jogava Figo) , o Nápoles com quatro (os dois primeiros no tempo de Maradona), a Roma com dois e Torino, Sampdoria, Lazio e Verona com um cada.
Ou seja em 50 anos Itália teve nove campeões.
O que tem de se considerar como francamente bom.
Com a nuance muito especial de nesses 50 anos os clubes da capital terem conquistado apenas três titulos bem ao contrário do que acontece em Espanha e em Portugal onde os clubes das respectivas capitais tem uma bem maior percentagem de titulos com Real Madrid e Benfica a serem até os mais titulados dos respectivos países.
Pena em Portugal não se conseguir copiar alguns bons exemplos vindos de fora.
Depois Falamos.
Sem comentários:
Enviar um comentário