segunda-feira, novembro 10, 2025

Pena

Gosto muito de futebol.
Da modalidade, do espectáculo que proporciona, dos grandes jogadores , dos treinadores  inteligentes e inovadores, dos grandes jogos , dos árbitros que se "limitam" a arbitrar e com absoluta isenção ajudam ao espectáculo, do público que nas bancadas dá um colorido especial e indispensável ao futebol.
Também valorizo as novas tecnologias associadas ao VAR e aos "olhos de falcão" que ajudam á verdade desportiva e contribuem para minimizar os erros humanos de quem arbitra.
Em suma gosto do Vitória , da seleção nacional e do futebol inglês, espanhol, italiano, alemão, etc.
Não gosto do futebol português!
Porque tem uma enorme falta de verdade desportiva, porque os orgãos que o dirigem -FPF e LPFP- não são isentos, porque a arbitragem está subordinada aos interesses de três clubes, porque a comunicação social é na sua generalidade cumplice deste estado de coisas e claramente adepta desses três.
Que tem três responsáveis chamado Benfica, Porto e Sporting.
Cuja única preocupação, semana após semana, campeonato após campeonato, competição após competição é em primeiro lugar ganhar e em segundo cada um deles ser o mais favorecido pelo "sistema" de falseamento de resultados há muito existente.
Para o que os seus "peões de brega" espalhados pelos orgãos dirigentes do futebol, pelos governos e pela imprensa muito contribuem com esta maximizando para lá do racional os acontecimentos polémicos nos relvados.
E por isso discutem penaltis, cartões e pelos vistos até pontapés de canto e pontapés de baliza já são motivos de polémica naquele frenesim irracional de tudo pôr em causa cada vez que o diabo da bola não entra na baliza.
Frenesim esse acompanhado por uma enorme falta de fair play e cultura desportiva porque em cada insucesso, especialmente com equipas supostamente de menor valia, nunca há o gesto de dar rmérito ao adversário mas sempre a reiterada cobardia de culpar o árbitro, o VAR e sabe-se lá que mais.
No que aliás a comunicação social os acompanha porque nunca são os outros que ganham mas sempre os supostos "grandes" que perdem.
Já para nem falar na forma como avaliam lances consoante as camisolas.
E por tudo isso gostando muito de  futebol não gosto do futebol português.
Não é possível. Mas tenho pena!
Depois Falamos.

Sem comentários: