domingo, novembro 16, 2025

Excelente

Há na seleção nacional jogadores que entusiasmam.
Uns mais que outros, por razões diferentes que se prendem com as caracteríticas de cada um, e todos eles contribuem para que dê gosto ver Portugal jogar embora por vezes se fique com a sensação de que a equipa podia jogar um bocadinho mais e um bocadinho melhor.
Como na Irlanda na passada quinta feira.
Deixando de lado Cristiano Ronaldo, que é de um patamar tão elevado que só ele tem lá lugar, e sem menorprezar nomes como Nuno Mendes, Diogo Costa, Vitinha, Gonçalo Ramos e Rafael Leão, um quinteto que será a espinha dorsal da seleção por muito tempo há um jogador que me desperta particular entusiasmo.
João Neves.
Que aos 21 anos, apenas 21 anos, é já um dos melhores médio do futebol mundial e um jogador que não só não sabe jogar mal como quase cansa de ver jogar tão bem.
Jogar e marcar.
E esta época,então, está com o pé e a cabeça "quentes" e tem marcado golos com uma regularidade extraordinária o que naturalmente valoriza o seu percurso e o seu estatuto.
Hoje no "Dragão" fez três golos.
O primeiro e o terceiro mostrando a espontaneidade e a colocação com que remata mas o segundo merece uma citação especial porque num dia em que se recordava Eusébio, através do equipamento, e em que Ronaldo não pôde jogar por estar suspenso o livre superiormente apontado por João Neves esteve ao nível de muitos livres marcados por esses dois génios do futebol.
E melhor elogio não se lhe pode fazer.
Se tudo correr como se deseja creio que o Mundial 2026 pode bem ser o palco da consagração deste jovem e excelente jogador.
Oxalá que sim.
Depois Falamos.

Sem comentários: