
Neste quadro, oriundo da app "OneFootball", estão reunidas as duas equipas de que sou adepto e as equipas pelas quais tenho especial simpatia.
Adepto só do Vitória e da seleção de Portugal. De um e de outra não perco um jogo salvo por questões de força maior.
Depois as simpatias.
Pelo Barcelona, que se tivesse um segundo clube seria ele, por tudo que representa para a sua região, pelo palmarés, por ser o maior oponente ao centralismo de Madrid (detesto centralismos de capitais de países projectados nos principais clubes nelas sedeados) e porque nele jogaram alguns dos jogadores que mais admirei até hoje de Cruyff a Maradona passando por Ronaldo, Romário, Ronaldinho, Neeskens, Messi, Iniesta e tantos outros.
O Atlético de Bilbau pela forma como personifica o sentir dos seus adeptos, pela tradição de só utilizar atletas bascos (o que o "obrigou" a ter excelentes escolas e excelente prospecção) e por também ele ter um palmarés respeitável no qual se incluem oito titulos de campeão e o ser o segundo clube com mais Taças do Rei conquistadas (24) apenas atrás do Barcelona.
O Deportivo da Corunha, actualmente na segunda liga, porque nos anos 90 do século passado foi campeão, ganhou taças do rei e teve excelentes equipas nas quais pontificavam nomes como Bebeto, Mauro Silva, Fran, Donato, Valeron e Pauleta.
Era nesse tempo o exemplo de que um clube médio também pode ganhar titulos e troféus se fizer bem o trabalho de casa.
O Liverpool pelas grandes equipas que teve, pelos grandes jogadores de Keegan a Dalglish passando por Ian Rush e Gerrard e pelo ambiente único de Anfield.
O Newcastle por ser um clube com algumas parecenças com o Vitoria, desde a cor dos equipamentos à paíxão dos adeptos, passando pelo ambiente em St James Park que tem a quarta ou quinta média de assistências em Inglaterra num clube cujo palmarés é bem inferior à sua dimensão tal como o Vitória aliás.
O Nottingham Forest porque sempre achei inspirador que um clube de pequena dimensão, à escala inglesa, tenha sido duas vezes campeão europeu enquanto outros clubes muito maiores como o Arsenal nunca o tenham conseguido.
O Milan tem tudo a ver com os holandeses Van Basten, Gullit e Rijkaard , os italianos Maldini e Baresi e as fabulosas equipas de Arrigo Sachi e Fabio Capellp.
O Nápoles esse tem tudo a ver com Maradona e a forma como a sua genialidade fez de um clube ostracizado e sem palmarés um campeão de Itália e vencedor da taça UEFA.
São simpatias e cada um tem as suas.
As minhas, no futebol, são estas.
Depois Falamos.
2 comentários:
Bom dia,
Acredito que se tenha esquecido de um.
Borussia Dortmund. Concorda?
Abraço, saudações braguistas
Caro braguista
Sim na Alemanha tenho admiração pelo Borussia Dortmund. Especialmente pelos seus espectaculares adeptos e pela forma como enchem o estádio em todos os jogos.
Abraço. Saudações vitorianas
Enviar um comentário