segunda-feira, novembro 18, 2013

Rui Vitória

No Vitória, como em qualquer instituição, não há infalíveis nem insubstituiveis.
E imprescindivel só o símbolo do clube.
Por cá passaram grandes dirigentes, excelentes treinadores, inesqueciveis jogadores que cumpriram ciclos (uns maiores e outros menores) ao serviço do clube e se foram embora uns mais cedo e outros mais tarde  do que deviam sem que a continuidade e a grandeza do clube fosse posta minimamente em causa.
Rui Vitória é um homem com lugar garantido na nossa História.
Pela vitória no Jamor, sem duvida, mas também pela forma altamente responsável e profissional como soube gerir tempos de grande dificuldade para o clube sem uma palavra critica, sem uma demonstração de amargura (e teve razão para tê-las),pondo os interesses do Vitória antes de tudo o mais.
Incluindo os dele próprios e dos seus leais colaboradores.
Falo de Rui Vitória com todo o á vontade.
Porque na campanha eleitoral de 2012 eu e o presidente Júlio Mendes demos a cara por ele, assegurando que seria o nosso treinador caso ganhássemos as eleições, num tempo em que a sua popularidade no seio dos adeptos estava longe da que é hoje.
Tal como lhe renovamos o contrato, faz agora um ano, numa altura em que ainda não tinha ganho nada para o clube.
Tudo isto para dizer que estando certo que um dia RV sairá do nosso clube estou igualmente certo que esse dia ainda vem longe e que ele ainda tem muito para fazer no Vitória.
Como todos os vitorianos estou preocupado com esta sequência de resultados negativos a que as duas derrotas com o Leixões dão um cariz especialmente negro.
Mas como quase todos (nestas matérias a unanimidade é impossível) estou certo que RV é de longe o treinador mais adequado para inverter o ciclo negativo e repor o clube na senda das vitórias.
Porque ele já deu sobejas provas de que é capaz de resolver situações difíceis.
Recordemos:
Chegou ao clube para substituir Manuel Machado, herdando o plantel feito por este (e por Emílio Macedo da Silva nalguns casos em desacordo com o treinador), e conseguiu levar até ao fim uma época muito difícil pelas razões de todos conhecidas.
No final da mesma, por razões financeiras e técnicas, viu sair um lote de jogadores importante.
Pedro Mendes, Nuno Assis, Nilson, Edgar, João Alves,Targino, Faouzi,Urreta, Paulo Sérgio.
Refez a equipa.
Na época passada ,ao terceiro jogo, viu Bruno Teles ser transferido para a Rússia.
Ainda em Agosto, e na mesma semana, viu Amorim e Dinis lesionarem-se com gravidade e perderem praticamente o resto da época.
Pouco antes do Natal Toscano regressou ao Brasil.
Em Janeiro foi Defendi que seguiu o mesmo caminho.
Continuou a refazer a equipa.
Contando com o precioso auxilio, é verdade, da equipa B onde Luiz Felipe tinha os jogadores em "ponto de rebuçado" para ascenderem á principal formação. E foram muitos aqueles a que Rui Vitória recorreu.
Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Kanu, André Matos, Crivellaro, Gonçalo,Pedro Lemos,Diogo Lamelas, Rafael Vieira, Siaka Bamba entre outros.
Jovens talentosos, bem preparados...mas jovens e sem experiência ao nível de 1ª liga.
Soube tirar deles o partido necessário.
E ganhou a taça de Portugal.
No inicio desta época, e se calhar um pouco ao contrário do que ele estaria a contar, outra...razia.
Soudani, Baldé, Ricardo, Adoua, Tiago Rodrigues, N'Diaye, João Ribeiro saíram.
O "capitão" Alex terminou a carreira.
E RV voltou a ter de refazer uma equipa.
Sabendo que tinha de competir em cinco frentes e constatando que ao contrário do que qualquer treinador gosta nem todos os reforços fariam a pré época com a equipa.
A acrescentar a tudo isto a equipa tem-se debatido com lesões (Maazou, Malonga, Marco Matias)no sector ofensivo que a debilitaram nas ultimas semanas e logo face um ciclo decisivo de jogos.
Quero com isto dizer que RV não tem responsabilidades nesta sequência de maus resultados?
Tem.
É o "comandante" da equipa e é ele que toma as principais decisões tácticas e técnicas.
E sendo um homem inteligente será certamente o primeiro a estar ciente de que algumas coisas tem de mudar para que a equipa volte a uma senda vitoriosa.
Desde o modelo de jogo a algumas opções que tem feito e que não terão sido as mais felizes.
Quer nos que jogaram e não corresponderam quer nos que não foram opção e podiam ter sido!
Acredito em Rui Vitória.
Acredito na sua equipa técnica.
E acho que não só tem todas as condições para continuar a ser o nosso treinador por mais uns anos como é a pessoa mais indicada para liderar a equipa nesta saída da crise que se deseja rápida.
Não por ter ganho a taça de Portugal.
Mas porque todos os anos tem sabido resolver problemas complexos com profissionalismo, inteligência e um imenso respeito pelo clube.
Depois Falamos

8 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Assino por baixo!

Anónimo disse...

Sr. Luis Cirilo, antes de mais gostava de reconhecer acima de tudo o seu Vitorianismo, que com convicção proclama em que circunstancia for.
Porém também nao posso deixar de dizer que discordode si em algumas opiniões daquilo que é melhor para o nosso clube. Foi assim na ultima campanha eleitorial e é agora quando reparo que refere perdas importantes na época transacta, nomeadamente o toscano e o defendi...
Sem querer que se sinta ofendido pelo meu comentário, acho que o sr. esta a tentar usar isso para atirar alguma areia aos olhos de quem lê o seu post.
Diga-me então se nao foram as saidas do toscano e do defendi que FELIZMENTE abriram o espaço na equipa, para 2 dos grandes pilares do nosso plantel, nomeadamente o Paulo Oliveira e o Tiago Rodrigues (atenção que me refiro à epoca passada).
Esse foi mais um golpe de sorte no meio do que parecia um problema que o sr. Rui Vitoria teve e que muito possivelmente nos afastou de um campeonato muito dificil a nivel de manutenção.
Eu nao acho que o Rui Vitoria deva ser esquecido... na pratica venceu uma Taça de Portugal, MAS NAO SOZINHO como muita gente quer fazer querer, mas que isso nao o deve colocar acima de criticas, isso não... Voce e eu sabemos que na verdade, o Vitoria hoje em dia nao cativa, as pessoas nao gostam do nosso futebol, afastam-se e nem mesmo vencer a taça trouxe mais adeptos ao estádio, muito pelo contrario. Pense entao se algo nao vai mal...
Cumprimentos

Anónimo disse...

Agradeço o profissionalismo que teve e tem, e tudo o que deu ao nosso Vitória mas o lugar está em perigo e não há margem de manobra. Nos ultimos 7 jogos 6derrotas tem que conseguir inverter os resultados já, mesmo com o calendário dificil que temos pela frente VSC-Sporting,Rijeka-VSC, Estoril-VSC, VSC-Lyon não vai ser facil obter bons resultados nem manter o treinador no cargo é preciso que todos tenham conciência disso, adeptos, direcção, jogadores e equipa técnica.
FORÇA VITÒRIA

Rui

Anónimo disse...

O português é homem de sangue quente, alguns vitorianos são homens de sangue escaldante. Só assim se percebem esses comentários infelizes acima e que, felizmente poucos, se vão lendo aqui e ali avulsamente a pedir a cabeça do treinador. O que vale é que a falta de dinheiro arrefeceu um pouco o sangue da estrutura directiva do Vitória, senão onde isto já ia !
Ninguém se lembra das razias aos plantéis, ninguém se lembra que o homem teve de pôr dinheiro do bolso dele para aguentar ordenados, ninguém se lembra que de um bando de mancos ganhou uma Taça. Se no meio destas adversidades e com plantéis e orçamentos limitados o Vitória tem tido resultados aceitáveis, qual é o burro que ainda não percebeu que isso demonstra competência do treinador ? Então medem a competência como ?!?! A vitória na Taça reforça a posição sólida do treinador, mas não é o maior motivo para a sua permanência que se espera longa em Guimarães. Esses de sangue quente não se apercebem que essas pequenas e grandes vitórias dos últimos 2 anos no Vitória são fruto da competência e grande trabalho do treinador, e que é por isso que, para bem do Vitória o Rui Vitória vai continuar. A mim como associado satisfaz-me saber que a direcção dá tempo a profissionais competentes para trabalhar. Tenho pena que não dê tanto "espaço" como devia, pois episódios como Abdoulaye condicionam o trabalho do treinador.

Raquel disse...

Eu concordo consigo. RV deu muito ao Vitória. Tal como referido noutros comentários, não sozinho. Mas teve uma grande parte em tudo isso. E eu, como vitoriana agradeço que ele tenha conseguido todos estes feitos. E este ciclo de mau resultados também me preocupa, é o símbolo que eu defendo sob que circunstâncias for. Mas há pessoas que parecem esquecer-se disso. Ontem durante o jogo um senhor que estava perto de mim estava constantemente a insultar não só o treinador como a restante equipa, sem dó nem piedade. Ora porque não sabem fazer nada, ora porque a culpa é toda do treinador, ora porque os jogadores também não fazem nada para ganhar e só querem jogar contra os grandes. Fiquei triste, porque nos maus momentos as pessoas esquecem-se de apoiar para decidir profanar uma equipa que já tanto fez. Devia ser um dos que gosta de levar um pontapé quando está mal. Eu tenho fé que a situação vai melhorar para melhor e não vou deixar de apoiar a minha equipa com todo o orgulho. E tenho dito!

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Ainda bem.
Caro Anonimo:
A qualidade do Paulo Oliveira fá-lo-ia triunfar com ou sem Defendi. E preferia bem ter cá o Defendi que o Abdoulaye.
Quanto ao Toscano ocupava um lugar diferente no terreno daquele que normalmente o Tiago ocupa.
Em lado algum disse que RV está acima de criticas, pelo contrário escrevi que ele também tem responsabilidades no mau momento da equipa. Agora não se faça dele o bode expiatório.
Caro Rui:
Os lugares de treinador estão sempre em perigo. É das leis não escritas do futebol.
Caro Anónimo:
Desconheço que RV tenha posto dinheiro do seu bolso para garantir ordenados. E a equipa que ganhou a taça não era um bando de mancos como lhes chama com enorme injustiça. Tomaramos nós alguns deles cá.
Cara Rae:
E disse muito bem. Infelizmente há pessoas, em todo o lado, que tem uma memória muito curta e se recusam a apoiar a nossa equipa quando ela mais precisa. Naturalmente que estamos todos preocupados com este mau ciclo de resultados e exibições pouco conseguidas. MAs é nestas alturas que é preciso "sermos únicos".

Anónimo disse...

Com a equipa completa, sem lesões, selecções e cartões, Rui Vitória chega e sobra para o Vitória 13/14.

Sendo o Vitória uma equipa muito limitada, é evidente que a falta dos "melhores", coloca a equipa em sub rendimento.

Eu acredito no Homem.

PL

luis cirilo disse...

Caro PL:
Infelizmente lesões e castigos fazem parte do futebol. E o treinador tem de saber superar esses contratempos. Eu também acredito em RV e defendo a sua continuidade. MAs em Janeiro vamos ter de ir ao mercado. Sob pena de termos contratempos