sexta-feira, novembro 29, 2013

Adeus à Europa

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

O Vitória despediu-se hoje, em Rijeka, da Liga Europa.
Fê-lo com honra mas sem glória.
Tendo calhado num grupo não muito difícil, mas longe de ser fácil, com uma das melhores equipas de França, um clássico de Espanha e uma das melhores equipas croatas percebeu-se desde logo que para lograr o apuramento o Vitória teria de fazer uma fase de qualificação sem falhas.
Em bom rigor quase o fez.
Com o Rijeka um triunfo robusto em casa e um empate positivo fora.
Com o Lyon excelente empate fora e a possibilidade de encerrar a participação nesta Liga Europa com uma vitória caseira no próximo dia 12 de Dezembro.
Foi com o Bétis que o apuramento fugiu.
Uma derrota mentirosa em Sevilha, com bela ajuda da arbitragem, e uma derrota ingénua em Guimarães que tudo deitou a perder a poucos segundos do fim do jogo.
Creio que se pode falar numa participação positiva de uma equipa sem grande traquejo europeu (para muitos foi a estreia em jogos deste nível) e que vive dentro das realidades que se conhecem e que lhe limitam a ambição.
Tenho lido nas redes sociais criticas várias à exibição de hoje e ás opções de Rui Vitória.
Creio que injustas.
Porque hoje, á excepção de golos, a equipa fez bem aquilo que tinha de ser feito para tentar alcançar o triunfo que lhe abriria boas perspectivas de apuramento.
Aguentou o ímpeto inicial dos croatas, soube impor o ritmo de jogo que lhe interessava, e foi a equipa que mais atacou e procurou o golo.
Ao invés dos croatas que tiveram apenas duas oportunidades claras a que Douglas se opôs com a classe habitual.
Rui Vitória alinhou o onze mais adequado dentro dos jogadores que tinha disponíveis e fez as substituições que tinha de fazer para procurar reforçar o poderio ofensivo da equipa.
Trocou um médio (André Santos) por um extremo (Marco Matias) e um extremo (Barrientos) por um ponta de lança (Russi) no tempo certo para tentar que as alterações dessem resultado.
Infelizmente não deram.
Talvez Crivellaro também pudesse ter sido opção mas a equipa tacticamente já estava esticada até ao limite e meter uma unidade predominantemente ofensiva teria de ter a contrapartida de despovoar ainda mais a intermediaria com todos os riscos que isso comportaria.
Hoje gostei da nossa equipa.
E gostei, especialmente, das exibições de Tomané, André André e de João Amorim.
Que se destacaram (bela ala direita fazem os dois jovens oriundos da nossa formação) numa equipa que esteve globalmente bem pese embora jogadores como Addy e Mazzou terem estado abaixo do expectável o que nos últimos tempos nem tem sido propriamente uma novidade.
Agora importa vencer o Lyon.
Por uma questão de prestigio mas também pela questão financeira que nunca pode ser olvidada.
Com a certeza de que o Vitória teve uma participação honrosa nesta Liga Europa só não tendo atingido a glória (que seria continuar em prova) por causa dos jogos com o Bétis e das incidências atrás referidas.
Depois Falamos

5 comentários:

Francisco Guimarães disse...

Aquando do sorteio desta fase de grupos comentei com o meu filho que estávamos no grupo da morte. Que ia ser o grupo mais competitivo da prova. E a verdade é mesmo essa. Se hoje o Rijeka vencesse estaria na luta com o Betis na ultima jornada, se vencêssemos nós, estaríamos na luta com o Lyon. Ou seja, foi mesmo o grupo da morte e até pode ser o grupo em que o terceiro classificado mais perto poderá ficar do segundo, dependendo dos resultados da ultima jornada Betis e Vitoria poderão acabar com os mesmos pontos.
A verdade é que muitos diziam em Agosto que a liga Europa era para esquecer, para jogar com as segundas linhas pois não tínhamos hipóteses neste grupo. E o certo é que estivemos lá perto.

O maior problema é que das 5 provas com que começamos a época agora, a 29 de Novembro, já só estamos numa: o campeonato. E que longo e aflitivo vai ser...
Será que a equipa ainda poderá lutar pela classificação para a Liga Europa do próximo ano?

Emanuel disse...

Boa noite.

Caro Luís, permita-me que lhe faça umas perguntas, embora deva referir que as mesmas deveriam era ser feitas ao Sr Rui Vitória...

Quantas oportunidades de golo, mas oportunidades a sério, teve o Vitória?

Não tinha o Vitória que jogar para ganhar? Fê-lo claramente? Será que defrontámos uma superpotência do futebol europeu? Ou só o quisemos realmente quando se percebeu que o Lyon estava a ganhar?

E para acabar, porque não estou nem com vontade, nem com paciência para mais, apenas digo. Rui Vitória, forever!!!

Emanuel

ar disse...

TAÇA DA LIGA - AFASTADO
TAÇA PORTUGAL - AFASTADO
LIGA EUROPA - AFASTADO
CAMPEONATO - 8º CLASSIFICADO

isto tudo no mês de Novembro.
Ontem poderíamos ter feito mais,ninguem consegue rematar à baliza em condições,parece que estamos talhados para defender!
Obviamente que os sócios não estão satisfeitos e o estado de graça terminou em 6 meses!
O futebol é assim meus senhores,vive-se de resultados. o problema esta época nem resultados nem exibições. Não estou satisfeito,na época passada com uma equipa dos 300,todos demos o beneficio da dúvida,tendo a histórica vitória na taça ofuscado a péssima classificação que tivemos no campeonato (9ºlugar).
Este ano com mais recursos disponíveis e com mais qualidade,nao vejo um bom fim para este grupo. Vamos aguardar mais 6 meses!
Força Vitória

Mr.Karvalhovsky disse...

Eu discordo que a exibição de ontem tenha sido bem conseguida.
Porque não tivemos fio de jogo.
Porque tacticamente estivemos péssimos!
Havia um buraco enorme entre as linhas: defesa, meio-campo e ataque!
Assim não mereciamos passar de facto...
Muito mau mesmo.

Relativamente ao jogo contra o Betis em casa, demonstramos falta de ambição. Parece-me também que nesse jogo a equipa evidenciou grande fadiga... O golo no último minuto, premiou a única equipa que jogou para ganhar!
Nesse jogo, também não gostei da falta de ambição do Rui Vitória.

Até tenho alguma admiração pelo Rui Vitória, mas alguns jogos desta época têm-me tirado alguma simpatia por ele...

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Como escrevi anteriormente o grupo era dificil embora longe de ser impossivel. Creio que nos podemos queixar de nós próprios no jogo com o Bétis em Guimarães. De resto estivemos a bom nível.
Caro Emanuel:
Oportunidades claras de golo lembro-me de duas. Barrientos e Tomané. Mas tivemos mais remates alguns dos quais com bastante falta de pontaria. Mas é inegável que esta equipa tem problemas de concretização.
Caro ar:
Não sei se este ano temos mais qualidade e mais recursos disponiveis. Porque Soudani, Adoua e Ricardo (Dou de barato que Mazzou substitui Baldé embora...)seriam titulares de caras nesta equipa. E N'Diaye seria sempre um potencial titular ou primeira opção depois de Paulo Oliveira e Abdoulaye. Parece-me isso sim que o treinador tem de voltar a olhar para a equipa B.
Caro Mr Karvalhovsky:
Quanto ao jogo com o Bétis estamos de acordo.
Relativamente a ontem não porque sou de opinião que o Vitória fez um jogo conseguido muito em especial na segunda parte. Agora sem marcar golos é que se torna complicado.