domingo, novembro 03, 2013

Foi "Galo"?

Foto: www.record.pt
Comecemos pelo fim.
O árbitro.
E para dizer,desde já, que pese embora Rui Costa tenha rubricado um mau trabalho não é a ele que se deve a derrota de hoje.
É verdade que a acabar a primeira parte perdoou um vermelho a Gabriel depois de uma entrada assassina sobre Leonel Olimpio e no inicio do segundo período anulou um golo legal a Moreno que estava em linha com a defesa mas não fora de jogo.
Mas também não mostrou vermelho a Douglas nem marcou a correspondente grande penalidade  depois de uma agressão incompreensível a um jogador do Gil Vicente dentro da nossa área.
Por isso não vale a pena irmos por aí.
O Gil Vicente está a fazer um excelente inicio de temporadas, é verdade, mas em boa verdade não lhe vi futebol que justificasse isso.
Pelo menos hoje não vi.
Marcou um golo numa infelicidade nada habitual no nosso excelente guarda redes e depois,em termos ofensivos, pouco mais fez que não fosse um remate espectacular de César Peixoto e uma saída defeituosa de Douglas que desviou a bola para a trave da nossa baliza.
Agora no que o Gil Vicente de facto demonstrou talento acima da média foi no queimar tempo.
Que lhe valeu vários cartões amarelos mas permitiu através dessa forma primária de anti jogo levar avante os seus objectivos e conquistar os três pontos.
Mas isso não esconde a realidade dos factos.
O Vitória não fez um bom jogo!
Sendo superior ao Gil Vicente durante todo o jogo e criando várias oportunidades de golo que foi sucessivamente desperdiçando a verdade é que nem a exibição foi convincente nem as opções terão sido as melhores.
Percebe-se as poupanças, atendendo aos jogos com Bétis e Porto, mas talvez fosse possível a rotação de jogadores ter contemplado outras opções e outro posicionamento no terreno de alguns jogadores com vantagem para a equipa.
Custa-me, como adepto de bancada, ver Russi desaparecer das convocatórias depois de ter dado boa resposta em Fátima e não ter estado mal em Sevilha ou Amorim ainda não ter jogado um minuto quando temos um lado direito da defensiva que não está a dar as respostas que seria legitimo esperar.
Para não falar de jogadores como Crivellaro, Hernâni, Luís Rocha que também não tem sido utilizados ou alguns jogadores da B como
Bruno Alves, Alex ou Diogo Lamelas que talvez pudessem ter merecido já uma oportunidade.
Mas Rui Vitória melhor que ninguém saberá as linhas com que se cose.
Agora há um aspecto, que não tem a ver com jogadores, que me parece intrigante.
A enorme quantidade de livres e cantos que são desperdiçados, ou porque demasiado longos ou porque esbarram no primeiro adversário, denotando uma falta de concentração na forma como são executados que merece pronta correcção.
Porque no futebol de hoje os lances de bola parada são cada vez mais importantes.
Volto ao inicio.
A derrota de hoje foi "galo"?
Não.
Hoje não fomos suficientemente competentes para impedir a derrota.
E por mais que doa é essa a verdade.
Depois Falamos

8 comentários:

Alberto Pires disse...

concordo genericamente com o que escreveu. Jogamos muito pouco e fomos batidos por uma equipa modesta mas que soube usar as armas que tem.
Rui Vitória está a gerir mal o plantel e quando se põe a inventar apenas estraga mais. Barrientos nunca será um extremo nem Leonel Olimpio um defesa direito. Plange tem valor mas ainda está um bocado verde para ser primeira opção nas substituições. Também não percebo que Amorim,Russi e Crivellaro não joguem e gostava de ver jogadores da B terem oportunidades. Lamelas, Bertrand, Alex,João Pedro,Pedro Lemos e outros cheios de vontade e talento. A insistência em Pedro Correia já é penosa e só se justifica por ter sido trazido pelo treinador. Addy, Tiago Rodrigues e André Santos merecem ir para o banco e o meio campo com Olimpio,André ANdré e Barrientos (ou Crivellaro ou os dois) renderá muito mais. É uma pena que com os de marrocos a desfazerem-se aos bocados não saibamos aproveitar.
Quanto a Abdoulaye não sei se está lesionado ou se vai recuperar para o Bétis e depois ressentir-se no dia seguinte para não defrontar o Porto. É o que dá jogadores emprestados de clubes com que jogamos

luis cirilo disse...

Caro Alberto:
De facto há aspectos no Vitória que tem de ser aperfeiçoados.
Pessoalmente acredito no trabalho de Rui Vitória e da sua equipa técnica e seguramente que vamos melhorar o rendimento. Até porque o lote de jogadores que o clube tem ( Ae B)dá garantias suficientes

Anónimo disse...

Independentemente do que escreve, e para o qual, genericamente, lhe dou razão, a verdade é que o Vitória (também) precisa de alguem que trate das arbitragens e as discuta com quem de direito. O que se viu ontem é inenarrável. Para lá das expulsões mais que evidentes, para lá do critério disciplinar, para lá da incrivel e criminosa complacência com o anti jogo (saberá aquele senhor o que quer dizer "anti"?) que transforma uma parte de 45 min, numa de 20/25 min, HÁ UM GOLO LIMPO ANULADO!!!

luis cirilo disse...

caro Anónimo:
Tem toda a razão no que diz.
O que lhe posso dizer é que esse "alguém" existia na estrutura. Pelos vistos deixou de estar lá.

Anónimo disse...

O Vitória 13/14 é e vai ser isto.
Melhor aqui, superior acolá, fraco de quando em vez.
Não podemos reclamar mais.
Se pensarmos bem, onde estão os grandes jogadores da equipa?
É a tal relação qualidade/preço...
Quero é mesmo, os 200.000 de quinta-feira.
Afinal de contas, estamos em quatro frentes!

VSC 4Ever!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Percebo o seu ponto de vista. MAs a equipa tem de jogar mais porque tem jogadores para isso. Quanto a quinta feira termos lá 20.000 adeptos nossos será fantástico. Oxalá seja possível

Anónimo disse...

Queria dizer 200.000 Euros.....

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Os 200.000€ também