terça-feira, novembro 19, 2013

Olá Brasil

Antes de se falar de Ronaldo é importante que se diga o seguinte.
Portugal apenas teve de disputar o play off porque bem á portuguesa desperdiçou oportunidades atrás de oportunidades para lograr um apuramento directo que estava perfeitamente ao seu alcance.
Mas uma vez no "mata,mata", e como nos é habitual, fomos capazes de fazer aquilo que nos era exigido e conseguir um apuramento totalmente merecido.
Portugal foi melhor que a Suécia no jogo de Lisboa e muito melhor no de Estocolmo.
Venceu os dois jogos de forma convincente e hoje, outra vez bem á portuguesa, complicou o que estava a ser fácil e chegou a fazer passar a ideia de que o apuramento podia estar em perigo.
E aqui "entra " Ronaldo.
Que faz quatro golos no conjunto dos dois jogos, hoje um hat trick a jogar em casa do adversário, e esteve perto de ainda aumentar esse extraordinário pecúlio com remates (só hoje foram quatro) que estiveram muito perto de entrar.
Penso que hoje ( e não vou entrar porque nunca o fiz, nem farei, na discussão de quem é melhor se ele se Messi) confirmou que em 2013 foi o melhor jogador do mundo e merece amplamente a "Bola de Ouro" a consagrar isso mesmo.
E cala de uma vez por todas aqueles que em Portugal o acusavam de render menos na selecção do que nos clubes fossem eles o Manchester United ou o Real Madrid.
Agora não nos iludamos.
Ronaldo é um génio do futebol, que por si só dá uma tremenda mais valia a qualquer equipa, mas o resto da selecção não tem a qualidade suficiente para o acompanhar na luta por um titulo mundial.
Moutinho é excelente, Pepe e Bruno Alves uma óptima dupla de centrais, Coentrão um lateral de grande qualidade, mas a partir daí "apenas" temos bons jogadores que não chegam para constituir o núcleo duro de uma equipa que aspire a ser campeã do mundo.
Hoje, e para além do "extraterrestre" Ronaldo, gostei muito de Moutinho e da dupla de centrais pese embora o primeiro golo sueco ter sido na sua área de responsabilidade.
Rui Patrício sem culpa nos golos ainda evitou dissabores maiores e Antunes voltou a entrar muito bem e demonstrou que em termos de laterais esquerdos com ele e Coentrão estamos perfeitamente tranquilos.
Agora é de esperar que até Junho do ano que vem a selecção possa preparar da melhor forma a participação no Mundial e seja poupada a lesões durante os próximos meses.
Depois Falamos

P.S. É evidente que Ibrahimovic vai fazer falta ao Mundial.
Mas Ronaldo faria muita mais!
E Portugal vai á sua oitava grande competição (mundiais e europeus)consecutiva desde 2000 o que é francamente notável.
Ronaldo e Ricardo Costa, esses, vão para o seu terceiro mundial o que é igualmente assinalável.

Sem comentários: