domingo, novembro 03, 2013

Gaia - Um Esclarecimento

Não fui, não sou, nunca serei militante do PSD em Vila Nova de Gaia.
E se não o fui no passado, quando até podia ter sido, muito menos o serei no presente ou no futuro face a tudo aquilo que se vem passando na secção do partido nos últimos largos meses.
E se várias vezes tenho escrito sobre o que rodeia a eleição dos novos orgãos concelhios é apenas e só por duas razões que explico com toda a simplicidade:
A primeira é porque entendo que o "crime" não pode compensar.
E por isso os responsáveis pela imensa derrota da coligação "Gaia na Frente" tem de ser responsabilizados politicamente por isso e não fazerem de conta que não é nada com eles e ainda se apresentarem como uma candidatura de renovação.
Não acredito que quem "desgraçou" o PSD em Gaia tenha o mínimo de condições para liderar a recuperação necessária e se assumir como uma alternativa credível.
A segunda tem a ver com o triste precedente, para todo o PSD, que estas eleições concelhias podem abrir.
Porque quando um dos candidatos tem o "direito" de definir o caderno eleitoral excluindo quem muito bem lhe apetece com base em acusações não provadas, e conta com a cumplicidade de responsáveis da sede nacional para esse acto purgatório, é a democraticidade interna do partido que passa a estar em causa.
Porque, doravante, fica criado o precedente de quem está no poder interno (em qualquer concelhia ou distrital) poder com base em suspeições excluir quem se lhe queira opor e garantir assim a vitória em eleições.
E isso não é o PSD.
A terminar: tenho amigos de uma lado e do outro,nas duas candidaturas que disputam a concelhia de Gaia, e espero que mais dia menos dia o partido se possa voltar a unir todo em torno de uma liderança e de um projecto alternativo ao do PS.
Depois Falamos

P.S. Não sei quem é o autor(a)da  fotografia que encima este post. Mas tem um mérito extraordinário: dela constam todos os grandes responsáveis pela colossal derrota do PSD em Gaia.

9 comentários:

Vanda Menezes disse...

eu também não sou militante em Gaia. Nem em lado nenhum. Mas sempre votei Menezes porque fez um grande trabalho ao longo dos três primeiros mandatos. Este ultimo já foi mais fraco porque ele pensou mais no Porto do que em Gaia.
Acompanhei através de amigos o processo de escolha de candidato e além da deslealdade ao dr Aguir da qual Menezes é o maior culpado por não honrar a sua palavra há outros que realmente estão na fotografia como firmino pereira e césar oliveira comandados por marco antónio costa. e passos coelho que assobiou para o ar em gaia e noutros sitios. Mas em relação á fotografia(realmente espantosa) não posso deixar de realçar a falta de postura deles todos. marco antonio parece que está de pijama;Menezes com um polo de ir para a praia; césar de sandálias e firmino de copo na mão. Isto perante o presidente do partido! A mais absoluta falta de chá que só podia dar no que deu.

Anónimo disse...

esse senhor firmino pereira só se lembra dos militantes quando precisa deles. Agora é sorrisdos e simpatias mas quando tinha poder passava por nós e virava a cara ao lado. Espero que seja amplamente derrotado

Tobias Torres disse...

admira-me como pedro passos coelho aceitou andar no meio dessa tropa toda. que falta de nível. cada vez percebo melhor a perda da camara de gaia. com essa gente milagre foi não a terem perdido mais cedo

Anónimo disse...

Temos que dar todo o mérito ao fotógrafo pelo excelente trabalho realizado.
Esta fotografia tem ainda o dom de demonstrar aos militantes do PSD de Gaia a forma como funciona o mesmo desde que somos poder na Câmara. Quando homens se consideram iluminados e se sentam sozinhos (ou acompanhados de algumas garrafas) para decidir temos os resultados que temos.
Agora, nós militantes do PSD, que fomos obrigados a aceitar toda e qualquer escolha dos "iluminados" ainda temos que ouvir o sr. Firmino Pereira intitular-se de candidatura de renovação e mudança, ou pensa que todos somos pouco inteligentes ou então os "conselheiros/as" dele tiveram algum tipo de problema de raciocínio. Estes conselheiros brilhantes, como a Paula Albuquerque, Marco António Costa, Elísio Pinto, Cancela Moura, estão tão agarrados ao poder que ou com tanta vontade de chegar ao mesmo, que fazem de tudo para que o seu Lorde consiga manter-se à tona.
Triste esta candidatura.

Assinaria este texto, mas quero poder votar nas próximas eleições do PSD e não desaparecer das listagens de militantes.

luis cirilo disse...

Cara Vanda:
Partilho da sua opinião sobre os mandatos de LFM.
E sobre os responsáveis também.
Quanto á fotografia...diz tudo.
Caro Anónimo:
Os militantes decidirão.
Caro Tobias:
Sejamos justos. Se Menezes tivesse sido candidato voltava a ganhar não tenho duvidas. Claro que os outros não tinham qualquer hipoteses. Nem eles nem o candidato que veio de Lisboa e para lá voltou rapidamente.
Caro Anónio:
Subscrevo. E percebo bem o anonimato. O que se está a passar em Gaia em termos de eleições e militantes suspensos é uma vergonha para todo o PSD. E há responsáveis. Que um dia prestarão contas porque a culpa não pode morrer solteira num partido democrático

il disse...

Ó malta, 'nâ se quêxem!' (até já imito os mouros)...

Aqui também desaparecem militantes. Quando aventei que poderiam serem purgas -legais, ou não- disseram-me que é mesmo «estupidez da nacional».

Ex: Um militante, em março, tinha quotas pagas até 2014; pediu mudança de morada. Não está na secção antiga, nem na moderna. Não é activo de bando nenhum.

luis cirilo disse...

Cara il:
A secretaria geral tem costas largas. E o secretário geral ainda vai pagar por erros alheios. É como 2 e 2 serem 4

Anónimo disse...

quando o militante muda de secção fica 6 meses sem poder votar.

luis cirilo disse...

Careo Anónimo:
Exactamente