quarta-feira, dezembro 04, 2024

Aberração

Percebo bem que a FIFA tenha receio que esta aberração chamada mundial de clubes seja um completo fracasso face ao carácter contra natura de que se reveste e à falta de entusiasmo dos clubes, televisões e alguns possiveis patrocinadores que se desligaram do evento.
E oxalá seja.
Porque é uma prova cuja única justificação é a ganância da FIFA e dos seus patrocinadores que para ganharem dinheiro não se importam de sacrificarem os jogadores a calendários cada vez mais exaustivos e cada vez mais lesivos para o seu estado físico e saúde.
Mas esta exigência é nova.
Já se sabe de há muto que a FIFA é uma organização ditatorial que cada vez faz mais mal ao futebol e este mundial é mais um passo nesse sentido porque vai aumentar as assimetrias nacionais entre clubes..
Mas isto de já querer interferir em decisões eminentemente técnicas é maus um perigo passo em relação a uma ditadura total em que a FIFA, qual "big brother" tudo quer ver e tudo quer controlar.
Quem define a equipa que vai jogar é o treinador de cada uma delas e tudo que seja para disso é inaceitável.
Quem é a FIFA para decidir se é ou não a melhor equipa?
Que sabe a FIFA do momento de forma de cada jogador de cada clube?
Que se preocupem com o que é para eles essencial que é dar o troféu de MVP ao Messi e deixem de se meter onde não são chamados.
E que o mundial de clubes seja um fracasso de tal ordem que nunca mais se atrevama repeti-lo.
Depois Falamos.

FSC

Camarate foi há quarenta e quatro anos. 
Portugal não foi capaz, neste "curto" período de tempo , de esclarecer totalmente todos os detalhes do atentado e menos ainda de prender e punir os autores e os cúmplices. 
Uns já terão morrido mas outros ainda andarão por aí. 
De Francisco Sá Carneiro ficam as memórias, os exemplos, as ideias e ideais que são perenes e sempre actuais. 
Fica também a certeza que se Camarate tivesse vitimado um antecessor dele não descansaria, enquanto primeiro ministro e cidadão, até toda a verdade ser apurada e os criminosos punidos. 
Porque era um homem, um politico e um estadista de dimensão incomparável com os do seu tempo. 
Em boa verdade incomparável com todos. 
Do seu tempo e dos tempos que se lhe seguiram até aos dias de hoje.
Depois Falamos.

terça-feira, dezembro 03, 2024

Lince

Mosteiro de San Michele, Itália

Ostashkov, Rússia

A Aroucada

No passado fim de semana em Arouca assistiu-se a uma das tragicomédias desportivas (neste caso não só porque também houve uma componente política) em que o nosso futebol é pródigo de há muitos anos a esta parte!
Que como qualquer tragicomédia que se preze teve vários actos.
Acto 1
O Benfica deslocou-se a Arouca para no domingo defrontar o Arouca aproveitando para no sábado proceder à inauguração das obras de remodelação da sua delegação local a que chama "Casas" embora em minha opinião não passem de uma versão moderna das antigas feitorias coloniais como já expliquei em oportunidades anteriores. As deles e as de outros dois clubes.
Acto 2
Aproveitando a presença do Benfica a Câmara Municipal de Arouca, num acto de inultrapassável parolice e subserviência idiota  mescladas de saloio aproveitamente político, convidou a direcção do Benfica para uma recepção formal, com pompa e circunstância, no municipio algo que seguramente não faz com mais nenhum clube que lá vá jogar (excepto,talvez, Porto e Sporting ) e se calhar nunca fez com alguns clubes do proprio concelho. Na véspera de o clube mais representativo do concelho defrontar o convidado.
E nem o ser factual que muitas outras câmaras pelo país fora tem o mesmo ridiculo procedimento com Benfica mas também Porto e Sporting, todo ele eivado de falta de respeito pelos clubes das suas terras, justifica minimamente isto.
Acto 3
Não contente com essa parolice a Câmara teve ainda a lata de convidar o Futebol Clube de Arouca para estar presente na recepção ao seu adversário do dia seguinte como se o jogo fosse um pró forma e o Arouca se devesse sujeitar a uma autêntica sessão de vassalagem e ser figurante menor numa cerimónia destinada a glorificar o adversário. Inacreditável mas verdadeiro.
Acto 4
Como quem não se sente não é filho de boa gente o F.C. Arouca reagiu violentamente à iniciativa da Câmara e muito em especial ao afrontoso convite através de um comunicado aprovado por unanimidade em assembleia geral  em que considera   "... o ato da presidente da Câmara Municipal como «inusitado, despropositado e ignóbil», demonstrativo de «profunda falta de bom senso e de respeito pelo F. C. A. e seus associados, um provincianismo bacoco, subserviência e oportunismo político partidário difíceis de igualar..." (sic) no que tem obviamente total razão.
Acto 5
Apoiado pelos seus adeptos locais e da região, com a prestimosa e indispensável ajuda do "sacerdote" Luís Godinho um dos mais ortodoxos do "clero vermelho" ,o Benfica lá ganhou um jogo que por tudo isto já dava a clara sensação de estar ganho antes de ser jogado fosse qual fosse a exibição do Arouca.
Acto 6
Cereja em cima do bolo de um fim de semana glorioso para o Benfica a forma como os mais diversos comentadores branquearam os graves erros do "sacerdote" Godinho, a maior parte deles incluindo um penalti por assinalar e a expulsão de Otamendi que bem a mereceu mas mais uma vez dela escapou, prejudicando o Arouca ao ponto de alguns desses propagandistas da mentira considerarem que o "sacerdote" fez um bom trabalho. E fez, de facto, para o clube dele "sacerdote" e deles propagandistas.
E assim num único fim de semana em Arouca foi possível identificar três dos grandes males do nosso desporto em geral e do futebol em particular.
A parolice, subserviência, bajulice e falta de cultura desportiva que leva Câmaras municipais e cidadãos a apoiarem , defenderem, glorificarem clubes de fora em vez de darem tudo pelos da terra o que contribui para as enormes assimetrias do campeonato.
Como a Câmara de Arouca e o estádio cheio de gente de Arouca e arredores a apoiarem o visitante bem demonstrou uma vez mais num triste fenómeno que infelizmente está muito longe de ser exclusivo dali.
A falta de verdade desportiva do nosso futebol, com árbitros e VAR a darem colo desavergonhadamente a um clube que querem levar em ombros até ao titulo, fazendo da isenção e do tratamento igual que devia ser obrigação uma miragem semanalmente desmentida.
A falta de ética e deontologia jornalística de muitos jornalistas e comentadores que são largamente coniventes com a pouca vergonha a que se assiste pondo a sua devoção clubistica muito à frente das suas obrigações profissionais e envergonhando uma profissão que deviam honrar não tendo qualquer pejo em aldrabarem a verdade do que viram conforme as conveniências dos seus clubes.
Arouca e esta monumental "Aroucada" do fim de semana foram apenas mais uma tragicomédia das muitas que contribuem para o nosso futebol ser tão periférico e tão desprezado noutras latitudes como bem o prova a falta de interesse na transmissão dos nossos jogos por canais estrangeiros que bem sabem do que a casa gasta em termos de verdade desportiva.
Depois Falamos.

https://www.abola.pt/futebol/noticias/arouca-repudia-convite-da-autarquia-em-vesperas-da-rececao-ao-benfica-2024113008242136727

Barómetro

Falta um ano para as presidenciais que livrarão o país da penosa presidência de Marcelo Rebelo de Sousa e permitirão a escolha d eum novo Chefe de Estado.
É muito tempo, um ano, mas tempo que passa depressa até porque no caminho até Janeiro de 2026 ainda existirão as autárquicas em setembro/outubro de 2025 e essas polarizarão a atenção durante os próximos meses.
Mas o percurso para as presidenciais vai-se fazendo e por isso vão surgindo sondagens, mais ou menos crediveis, que apontam favoritos e favoritismos a par de "dizerem" a alguns possíveis candidatos que é melhor deixarem de pensar no assunto.
Este barómetro da Intercampus para o Correio da Manhã é demonstrativo disso.
Porque sendo um barómetro e não uma sondagem ainda assim traduz uma realidade comum às sondagens que é o claro favoritismo, a um ano das eleições convém recordar, do almirante Gouveia e Melo face a toda a possível concorrência.
Concorrência e não concorrência porque dele constam nomes que já disseram de forma pública não estarem na corrida e outros que nunca o tendo dito também não disseram que admitiam ser candidatos.
Mas traduz também outra realidade que grande dores de cabeça deve dar a Pedro Nuno Santos e ao PS.
É que para lá do claro favoritismo do almirante os nomes preferidos a seguir são os de Passos Coelho, Marques Mendes e André Ventura aparecendo Mário Centeno, o primeiro nome ligado à esquerda, apenas em quinto lugar e com uma intenção de voto quase residual.
O que provavelmente significará que o PS vai procurar encontrar outro candidato, até porque António José Seguro também tem um resultado abaixo de Centeno, que consiga ser um competidor credível face à candidtura do almirante e de alguém da área do PSD.
Não se vê é quem porque António Costa, que seria um candidto forte está noutras andanças e um idoso e desacreditado Guterres também não seria solução.
Ainda falta tempo , muito para uns mas pouco para outros, e outros nomes poderão aparecer.
Mas parece-me cada vez mais provável que depois de vinte anos de presidentes socialistas (Soares e Sampaio) a que se seguiram vinte anos de presidentes social democratas (Cavaco e Marcelo) se esteja perante um cenário de o próximo não ser nem socialista nem social democrata.
Provavelemnte um militar como Ramalho Eanes o primeiro presidente democraticamente eleito.
Ou se for um civil prolongar por mais uma década a presença do centro e da direita no palácio de Belém.
Veremos...
Depois Falamos.


Omissões

No passado domingo no intervalo do Vitória vs Gil Vicente os adeptos do Vitória tiveram oportunidade de homenagear e agradecer, tributando o mais que merecido aplauso, aos atletas do clube que nas modalidades de boxe e kickbonxing ganharam titulos nacionais, um titulo intercontinental e um titulo mundial!
Que para o efeito subiram ao relvado com os troféus conquistados naquilo que é mais um exuberante sucesso do ecletismo do clube.
Infelizmente apenas dá para registar, porque dado ser habitual já não se estranha, que o presidente do clube  mais uma vez não se dignou estar presente num momento de regozijo e celebração mostrando bem a falta de respeito  pelas modalidades e a indiferença perante o contributo que elas dão para o engrandecimento do clube.
É o resultado de se querer ser dirigente do Vitória apenas para mergulhar no apetecível mundo do futebol.
E depois os maus exemplos tem sequelas.
Uma delas é o facto de até ao momento, terça feira a meio do dia, nem no site  nem nos murais oficiais de  Facebook do Vitória  aparecer uma única fotografia desse momento em que atletas do Vitória orgulhosamente mostravam os seus troféus e eram aplaudidos pelos adeptos.
Porquê?
Não mereciam os atletas ficarem com esse momento guardado para a posteridade?
Ou o problema era nas fotografias ver-se quem estava e quem não estava?
Há cada "coincidência"...
Depois Falamos.

segunda-feira, dezembro 02, 2024

Riomaggiore, Itália

Tigre

Bio Museu, Panamá

Finalmente

O resultado correspondeu à exibição e a exibição justificou o resultado. 
Caso para dizer finalmente depois de alguns jogos, de que o Astana tinha sido o exemplo mais recente, em que exibições e resultados tinham andado de costas voltadas. 
Não foi o caso de hoje em que o Vitória fez uma das suas melhores exibições da época, em termos de competições internas, e simultâneamente soube construir um resultado tão folgado quanto merecido. Um domínio total do jogo, quatro golos marcados e mais dois ou três por marcar ( aquele remate do Bruno Gaspar se fosse dois palmos abaixo seria um dos golos do campeonato), excelente exibição da equipa com destaque particular para Handel, Samu , Manu Silva e Kaio César. 
O árbitro Tiago Martins fez um trabalho sem margem para reparos o que é de registar positivamente.
Depois Falamos.

Colo

Colo ao pai, colo ao filho. 
De Arouca a Vila das Aves um forrobodó com os beneficiários que se sabe.
Mais uma jornada normal dentro da anormalidade que é o futebol português em termos de falta de verdade desportiva.
Depois Falamos.

Mau Gosto

Segundo uma sondagem que por aí anda ainda há 5% de portugueses dispostos a votarem nesta criatura. Até para o mau gosto deviam existir limites legais!
Porque o seu perfil arruaceiro, o seu radicalismo sem limite e as peixeiradas de que tanto gosta são exactamente a antitese do que deve ser o perfil de alguém que teve uma dia a louca pretensão de ser presidente da república portuguesa.
Haja paciência,
Depois Falamos.

domingo, dezembro 01, 2024

Verona

Alces

Mural

72 Clubes

Estes são todos os 72 clubes que até hoje disputaram o campeonato nacional da primeira divisão para usar uma terminologia intemporal.
Desde s três totalistas até aos nove clubes com apenas uma participação nesse campeonato.
E olhando os três quadros  o que se constata?
No primeiro estão os trinta clubes com mais presenças mas desde logo se repara que para  lá dos totalistas, de Vitória, Braga  e Boavista há outros emblemas largamente históriacos que desapareceram provisória ou definitivamente do escalão maior.
Desde logo Belenenses e Vitória Futebol Clube, quinto e sexto clubes com mais participações, que agora se arrastam um pela Liga 3 e o outro pelos distritais enquanto a Académica com 64 presenças está também no terceiro escalão.
E depois Beira Mar (27 presenças), Leixões (25), Salgueiros, Atlético, Barreirense e CUF (24), Varzim (21), Olhanense (20), Sporting da Covilhã (15) e Lusitano de Évora (14) são históricos há muito desaparecidos do principal escalão e que andam hoje pela II liga, Liga 3, Campeonato de Portugal e campeonatos distritais conforme os casos.
No segundo quadro misturam-se clubes que estão na primeira divisão com alguma estabilidade, como Moreirense e Famalicão por exemplo, com outros que já não existem como União da ,Madeira, Desportivo das Aves, Campomaiorense (apenas tem formação), Carcavelinhos, Académico do Porto, B SAD e Lusitano FC.
No último quadro temos as raridades.
O Clube Futebol "Os Unidos" (3 presenças), o Sport Lisboa e Elvas e Seixal  (2) e depois os nove clubes com apenas uma presença no nacional maior.
A.D: Fafe, F.C. Felgueiras, União de Coimbra, C.D.Trofense, União de Lisboa, Oliveirense, Recreio Águeda, Ginásio Alcobaça e G.D. Riopele.
É a História do nosso futebol através dos clubes que já competiram no escalão máximo
Depois Falamos

Nota:
Quadro 1: 
SL Benfica ➖️ FC Porto ➖️ Sporting CP ➖️ Vitoria SC ➖️ Belenenses ➖️ Vitoria FC➖️ SC Braga ➖️ Académica ➖️ Boavista ➖️ Marítimo ➖️ Rio Ave ➖️ Estoril ➖️ Beira-Mar ➖️ Leixões ➖️ Farense ➖️ Salgueiros ➖️ Paços de Ferreira ➖️ Atlético CP ➖️ Barreirense ➖️ GD CUF ➖️ Gil Vicente ➖️ Portimonense ➖️Varzim ➖️Nacional ➖️ Olhanense ➖️ GD Chaves ➖️ UD Leiria ➖️ Estrela da Amadora ➖️ SC Covilhã ➖️ Lusitano de Évora

Quadro 2
Moreirense ➖️ Penafiel ➖️ Famalicão ➖️ SC Espinho ➖️ Santa Clara ➖️ Tirsense ➖️ CD Tondela ➖️ Arouca ➖️Feirense ➖️ Oriental de Lisboa ➖️ Naval 1° de Maio ➖️ União da Madeira ➖️ CD Aves➖️ Torreense ➖️União de Tomar ➖️ FC Alverca ➖️ Campomaiorense ➖️ CD Elvas ➖️ Carcavelinhos ➖️ Académico do Porto ➖️Vizela ➖️ B SAD ➖️ Leça FC ➖️ Caldas ➖️ Académico de Viseu ➖️ Sanjoanense ➖️ Amora ➖️ Casa Pia ➖️Montijo ➖️ Lusitano FC 

Quadro 3
CF Unidos ➖️ SL Elvas ➖️ Seixal ➖️ AD Fafe ➖️ Felgueiras ➖️ UD Coimbra ➖️ Trofense ➖️ União de Lisboa ➖️Oliveirense ➖️ RD Agueda ➖️ Ginásio de Alcobaça ➖️ Riopele 

Nota 2
Quadros referentes ao final da época passada em termos de número de presenças.

Vencer

Regressado da sua longa viagem ao Cazaquistão, de onde trouxe um ponto mas bem podia ter trazido três, o Vitória volta ao campeonato com a recepção ao Gil Vicente  num jogo entre dois clubes minhotos que como quase sempre ao longo dos seus historiais vivem situações bem diferentes.
O Vitória está na luta por um lugar europeu enquanto o Gil luta para escapar dos lugares do fundo da tabela dos quais está perigosamente próximo.
Num jogo entre clubes quase vizinhos, e portanto propício a levar muito público ao estádio, a "muito querida" Sport Tv não arranjou melhor horário que as 18.45 h que é evidentement euma hora em que ainda está muita gente a trabalhar o que impede que acorram ao D.Afonso Henriques.
Percebe-se que o jogo seja na segunda feira por causa do compromisso europeu do Vitória na passada quinta feira mas este horário é completamente inaceitável e mostra bem o desprezo com que a sport tv trata a maioria dos clubes com a cumplicidade da liga do sr Proença.
Mas é a hora a que se joga e porisso  há que jogar, jogar bem e ganhar os três pontos que bem jeito darão para manter a equipa na rota do apuramento europeu.
Provavelmente Rui Borges fará algumas mexidas na equipa em relação ao "onze" de quinta feira quer para dar descanso a um ou outro jogador quer para poupar os que estão claramente num mau  momento de forma, mas jogue quem jogar o Vitória é favorito e tem de fazer jus a isso.
Uma nota final para acrescentar o seguinte.
O árbitro chama-se Tiago Martins. 
E há duas coisas que que se sabem; Uma é de quem esse árbitro é fervoroso adepto e outra quem é o adversário do Vitória na próxima jornada.
Muito cuidado com as bolas divididas, com os "carrinhos" e acima de tudo com os protestos se houver lugar a eles.
Já cá ando há tempo suficiente para saber que há resultados que se começam a preparar na jornada anterior!
Depois Falamos.