domingo, maio 12, 2019

Cinco

Foi um jogo invulgar.
Desde logo na hora a que se disputou (15.00 h) que é uma hora do antigamente mas que na actualidade é muito pouco usada para jogos da primeira liga e , menos ainda, quando estamos em Maio e o calor ronda.
Invulgar também no número de golos entre duas equipas de valor aproximado com uma a marcar cinco e a outra a ficar-se por aquilo que de há muito se convencionou chamar o golo de honra.
Invulgar ainda porque ao intervalo o resultado era um 0-0, que correspondia em absoluto ao jogo sonolento a que se assistiu nos primeiros quarenta e cinco minutos, tendo os seis golos sido apontados no segundo período.
Invulgar, finalmente, na perspectiva vitoriana porque sendo a evidente a pouca produtividade dos seus pontas de lança (Guedes e Whelton) foi num dia em que nenhum deles jogou que a equipa conseguiu fazer cinco golos.
É futebol.
E foi bom futebol que se viu na segunda parte com o Vitória a ser absolutamente eficaz (sete remates e cinco golos) e a construir um resultado dilatado através de belas jogadas que deram origem a golos espectaculares e permitiram um final de época no D.Afonso Henriques que atenuou tristezas anteriores mas, evidentemente, não fez desaparecer as suas causas.
Agora na mais curta deslocação do campeonato o Vitória vai a Moreira de Cónegos disputar com o Moreirense o quinto lugar tentando que o apuramento europeu suceda por mérito próprio e não apenas porque o clube vizinho não se inscreveu nas competições europeias.
Um facto este, o da disputa do quinto lugar entre dois clubes de Guimarães, também ele absolutamente invulgar.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Ver o o Moreirense e o Vitória a disputar o 5º lugar, na última jornada, é motivo de orgulho para os vimaranenses. O Vitória tem de se habituar de que o facto de ser maior que os clubes mais pequenos não significa nada em termos desportivos. É preciso ter qualidade na construção do plantel e da equipa técnica para equiparar o clube à sua massa associativa. E a participação do Vitória na Liga Europa deveria ser sempre um objetivo: pelo dinheiro, pelo prestígio, pela valorização do clube em termos internacionais com reflexo na venda de ativos, captação de novos talentos, maior atratividade para investidores etc, etc, etc...

A Associação de Futebol de Braga, na próxima época, vai ter 5 clubes na primeira liga. Espero que comecem a ser mais ativos na defesa dos interesses de todos os clubes do distrito em vez de se dedicarem em exclusivo ao Sporting de Braga. Os distritos de Porto e Braga são os que mais clubes têm na competição. Estas associações deveriam tentar unir mais os clubes da região para terem mais influência nas decisões das assembleias gerais; que atualmente, qual videoárbitro, parecem funcionar por telecomando a partir da capital.

Miguel leite

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
Apenas lhe posso dizer que estou inteiramente de acordo.
Infelizmente penso que nada vai mudar porque a generalidade dos clubes para além de serem "pequenos" pensam mais pequeno ainda. E trocam a dignidade por uns jogadores emprestados. E enquanto assim for...