domingo, janeiro 20, 2019

Reflectir e Reforçar

Defrontar o mesmo adversário duas vezes na mesma semana, merecer ganhar ambos os jogos e perder os dois é duro e merece alguma reflexão em torno das circunstâncias próximas e menos próximas que explicam esta sucessão de derrotas perante um adversário que não só não jogou nada que se visse como demonstrou uma fragilidade que o punha perfeitamente ao alcance de um Vitória "diferente".
Se na terça feira o "colinho" arbitral, traduzido na não marcação de claro penálti contra o Benfica e na manutenção em campo de Jardel depois de entrada brutal sobre Davidson, ainda ajudam a explicar o insucesso já no jogo de sexta feira esse argumento não pode ser utilizado porque Tiago Martins, contra todas as expectativas dos adeptos vitorianos, fez uma boa arbitragem e não teve qualquer responsabilidade no resultado.
E se alguma coisa há a apontar-lhe é a tolerância perante as sucessivas faltas de um jogador sem classe chamado André Almeida, que já andou pela selecção e até foi ao Mundial do Brasil apenas por jogar no clube onde joga, que nem a primeira parte devia ter acabado sem o vermelho que fez tudo por justificar.
Mas não foi por isso que o Vitória perdeu.
Perdeu porque jogou melhor, pressionou o adversário durante todo o jogo, gizou as melhores jogadas, mostrou ser o único a procurar o triunfo face a um adversário que fez o que fazem quase todas as equipas que vem a Guimarães(jogou fechado na defesa, muitas vezes com onze atrás da linha da bola, e espreitou de longe a longe o contra ataque) mas fazendo tudo isso foi mais uma vez absolutamente desastrado na hora de rematar à baliza desperdiçando duas ou três boas oportunidades de golo de forma quase infantil e vendo todos os remates de meia distância (com excepção de um de Tozé) serem mais dignos de um pontapé de ensaio no râguebi do que remate a um baliza de futebol.
Inaceitável numa equipa profissional que se remate tão mal.
Se  a isso juntarmos um Guedes em "seca" de golos que desperdiçou nestes dois jogos pelo menos três claras oportunidades e a ausência de alternativas ao ponta de lança porque Estupinan a jogar dez minutos de cada vez nunca será alternativa e Whelton é uma sombra do jogador que brilhou em Paços de Ferreira  conclui-se que além da necessidade de se intensificarem os treinos de remate é necessário um verdadeiro reforço para a posição 9 já este mês.
É que se o quarto lugar já é inacessível face aos dez pontos para o Sporting e doze para o Braga (!!!), quando está disputada apenas a primeira jornada da segunda volta, há que defender o quinto lugar face à proximidade de Belenenses e Moreirense.
É triste mas é verdade.
E se a equipa joga bem mas não marca em consonância o risco de até o quinto lugar não conseguirmos é bem real.
Depois Falamos.

9 comentários:

João disse...

Se calhar o que merece reflexão é ver un Vitória semprr tão afoito contra os outros 2 grandes e contra este ver que perde em 17 jogos 16, com 32 golos sofridos e 4 marcados.

Anónimo disse...

Caro Luís Cirilo,

O Vitória cometeu um erro nestes dois jogos deveriam apostar tudo na taça e descansavam no campeonato.
O 4 lugar é uma utopiautopia como tambem doficilmente ficam abaixo do 5 lugar.
Agora na taça era jogo único...

PS o único André que merecia ser expulso era o André², André André

ass cards

luis cirilo disse...

Caro João:
É uma fatalidade histórica que tem mais de trinta anos. Mas que não deixa de ter a sua curiosidade de facto.
Caro cards:
Fomos superiores nos dois jogos e merecíamos vencer ambos. Num o colinho do árbitro salvou o SLB e no outro só nos podemos queixar da nossa falta de perícia na hora de rematar. Quanto as expulsões sugiro que mande arranjar a sua televisão.

João disse...

Sugiro, porque o acompanho há muito tempo e sei o amor que tem ao Vitória, esta leitura.
https://opolvo.pt/2019/01/20/ter-os-clubes-pequenos-na-palma-da-mao/

Anónimo disse...

A únuca taça de Poerugal que o Vitória tem conquistou-a ao Benfica. o Vitória é o Porto b tal sao oa negócios que oa clubes fazem sempre c o Porto a ser beneficiado
Quanto ao Sporting e ease todos lhes ganham...

ass Cards

Anónimo disse...

também pode ver o exemplo do Portimonense que é Controlado pelo Porto.

ass cards

luis cirilo disse...

Caro João:
Um artigo muito interessante. Obrigado
Caro cards:
Porto e Benfica são as duas faces da mesma moeda e deviam ter ambos vergonha do mal que fazem ao nosso futebol. E nesse aspecto o Benfica é novamente imbat+uvel com toupeiras,missas, padres e todas a spoucas vergonhas que já o deviam ter levado para a segunda divisão.Tal como o Porto no APito Dourado.
Quanto a clubes controlados por este ou aquele leia o que tem dito os jornais sobre as relações entre Benfica e Aves por exemplo.

Saganowski disse...

O Whelton precisa de comer menos picanha!

luis cirilo disse...

Caro Saganowski:
Ele parece um bocado pesado mas pode ser das lesões