terça-feira, dezembro 20, 2016

Rumo ao Jamor

Ao contrário do que noticia a generalidade da comunicação social nacional, especialmente jornais e televisões, o que hoje se processou foi o sorteio dos quartos de final e das meias finais da Taça de Portugal e não a apresentação da final entre Sporting e Benfica!
Num lote de oito clubes sorteados do qual constavam, para lá dos "filhos queridos" da comunicação social (e não só...), mais três vencedores da prova (Vitória-Académica-Leixões)e três clubes que não as tendo ganho já disputaram finais (Chaves-Covilhã-Estoril), essa forma de noticiar o sorteio constitui um profundo desrespeito por seis clubes e uma forma miserável de fazer jornalismo que deve merecer o mais profundo repúdio de todos que não andem cegos pelo fanatismo clubista pelas duas agremiações de Lisboa.
A verdade é que houve sorteio para os quartos e meias finais.
E face aos jogos acima visíveis é claro que há jogos com favoritos claros e outros  de prognóstico bem mais difícil.
Creio que Vitória e Benfica, salvo grande surpresa, já terão lugar reservados nas meias finais enquanto nos outros dois jogos é mais de por uma tripla no totobola no caso do Chaves-Sporting e reconhecer um ligeiro favoritismo ao Estoril no confronto com a Académica.
O jogos a disputar em Trás-os-Montes é mesmo, e à partida, aquele que promete mais emoção e de resultado mais incerto face ao que te sido a carreira das duas equipas na presente temporada.
O Chaves a fazer um bom campeonato, no ano do regresso à 1ª Liga, e tendo na eliminatória anterior vencido o Porto e o Sporting ainda a lamber as feridas de insucessos recentes que levaram a Alvalade uma turbulência a fazer lembrar o passado.
Digamos que apesar de tudo há um leve, levíssimo, favoritismo do Sporting mas se vencer o Chaves não será motivo para nenhuma surpresa nem sequer para se falar de "tomba gigantes" que é uma figura que apenas serve, ao contrário do que possa parecer, para enaltecer os tombados!
Em suma creio que Vitória e Sporting numa meia final e Estoril e Benfica na outra será o mais provável face à lógica das coisas  mesmo considerando que o espírito de taça é bastante contrário às lógicas como as ultimas finais tem demonstrado.
Mas,bem claro fique, que desde que o Vitória passe não me importo nada de falhar todas as outras previsões!
Depois Falamos.

4 comentários:

Anónimo disse...

Fui ao Bessa e partilhei daquele ambiente espectacular. A média de idades deveria estar entre os 20, 25 anos. Vi crianças de 5, 10, 15 anos. Adultos com eu de 40. E pessoas que deveriam ter a idade de meu pai.

Levei o meu filho de 3 anos ao D Afonso Henriques pela primeira vez este fim de semana. Pediu-me uma bandeira do Vitória. Lembrei-me de mim a pedir o mesmo ao meu pai.

Gosto de ver as gerações mais novas a sentirem o mesmo que sentimos com a idade deles. Que grande clube o nosso Vitória. Que orgulho!

Mesmo que não haja final, este ano, para nós há sempre a esperança de que no futuro o sonho se vai cumprir.

Miguel Leite

Saganowski disse...

Ainda falta jogar 3 jogos para se saber quem chega à Final e os jornalistas já apresentam como definitiva uma Final entre os dois de Lisboa!
Até me ria se a Final fosse Vitória - Leixões/Académica/Estoril! :)

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

de facto o "nosso" futebol está montado em redor dos 3 do costume, desde que estes estejam bem, está tudo bem. Os restantes, são meros figurantes, que estão ali apenas para servir os interesses dos 3. É assim com os empréstimos de jogadores, com os direitos televisivos, com a manipulação da imprensa, com uma série de coisas! Acho que nós, os restantes, deveríamos bater o pé mais vezes aos 3, e nós, Vitória, com toda a dedicação dos nossos adeptos, deveríamos ser os primeiros a tomar essa iniciativa, talvez até aliados com o nosso principal rival, e aí gostava de ver a reacção dos 3 do costume. Mas acho muito difícil, ou até mesmo impossível que isso aconteça.
Em relação a esta eliminatória da Taça de Portugal, a minha grande preocupação é o nosso jogo, que não vai ser nada fácil, não só pela prestação que o Covilhã tem vindo a ter, mas pela nossa própria atitude, que se for idêntica à que tem sido nos últimos jogos, vamos ter sérios problemas.

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Miguel Leite:
O sonho é o titulo. Espero um dia cumpri-lo. Quanto à Taça não somos favoritos mas somos candidatos. (Já ouvi isto em algum lado...)
Caro Saganowski:
Ainda me rio mais se formos à final com um dos de Lisboa e ganharmos.
Caro Miguel:
Isso implicava uma estratégia. E parceiros fiáveis para essa estratégia.
Mas quem?
No futebol português é impossível porque cada dirigente olha para o respectivo clubes como o seu quintalinho, muitos deles tem ligações perigosas aos chamados grandes e boa parte deles até são adeptos desses clubes para alem daquele que dirigem.
Concordo que o Vitória até podia liderar um movimento desses, quer pela sua dimensão quer porque o seus dirigentes não enfermam desse biclubismo, mas corria o risco de ficar a falar sozinho pelas razões atrás apontadas. Claro que se o Braga quisesse alinhar as coisas podiam ser diferentes mas com o actual presidente desse clube não me parece poder existir entendimento possível por dez anos de afrontas por ele praticadas contra nós.
Isso ficará para um futuro de médio prazo para ser optimista.
Quanto ao jogo da Taça é evidente que temos de jogar no topo da concentração e do rigor.
Caso contrário pode acontecer-nos o que aconteceu ao clube do outro lado da Morreira.