terça-feira, novembro 18, 2008

Nada de novo...


O Porto-Vitória do passado sábado foi um jogo exemplar.
Dentro e fora das quatro linhas.
Lá dentro,onde verdadeiramente interessa,foi uma partida bem disputada,com um triunfo justo da melhor equipa e em que os jogadores deram um belo exemplo de desportivismo,de fair play e de respeito pelo jogo,por eles próprios e pelos espectadores.
Um jogo tão intensamente disputado terminar, e bem, sem a amostragem de qualquer cartão é verdadeiramente exemplar.
Foi também exemplar fora das quatro linhas.
Mais própriamente no camarote presidencial.
Mas aí pela negativa.
Porque Pinto da Costa,que gosta de declamar poesia,comprar pintura e aparecer como um intelectual,quando se trata de futebol vai até ao limite da ordinarice possivel.
São tantos os exemplos que aquilo que se passou sábado no "Dragão" é apenas mais uma amostra.
Convidar o presidente do Braga,coitado a que papel se prestou,para se sentar á sua direita pensando que aborrecia os vitorianos foi uma atitude ordinária que não demonstrou nenhum respeito (olha a novidade...) pela industria futebol.
Já todos sabemos que não existindo "almoços gratuitos" aqueles jogadores todos que foram do Dragão para Braga tem vários preços.
Um deles,visivel,foi o usar a seu belo prazer o presidente bracarense como arma de arremesso.
Só que se enganou no alvo.
Porque os vitorianos,sinceramente,gostam muito mais de ver á direita de PC o presidente do Braga do que o presidente do Vitória.
Ó se gostam ...
A segunda ordinarice foi,no final do jogo,tocarem o hino da "Champions" nos altifalantes do estádio.
Como se sabe o Vitória foi eliminado na pré eliminatória através de uma arbitragem escandalosa que raia a corrupção.
Que o F.C.Porto se tenha sentido feliz com a eliminação e com a forma como ela se processou também não é novidade para ninguém.
Aquele "modus operandi" não lhes é desconhecido nem tão pouco lhes desagrada.
Como se sabe.
Nada de novo, pois, no "reino" do Dragão .
Depois Falamos

12 comentários:

rei dolce disse...

caro Dr.Cirilo,
quanto ao jogo, o FCP ganhou bem.
quanto ao restante comportamento que relatou, julgo que foi um comportamento apropriado na sequência da atitude da direção do vitoria na pré-epoca.Apenas condeno a provocação do hino, como portista não gostei que o vitoria fosse eliminado.
Cumprimentos.

Nuno Leal disse...

Quem semeia ventos pode colher tempestades... Quem fez o que fez a Direcção do VSC no principio da época não estaria à espera de ser recebida de tapete azul no Dragão, porque agora que está aliada aos No Name Boys, perdão, SLB, poderá esperar talvez um tapete vermelho na Luz... O VSC tinha um bom relacionamento com o FCP, como é visto pelo empréstimo de vários jogadores, alguns de grande influencia no plantel vimaranense, e até pelo convite para o torneio de Guimarães o demonstrava, até da forma subserviente que todos vimos se vergou ao presidente do SLB, esse agente impoluto e mui digno do futebol português, como é sabido e ter resultado nisso. Por isso, em primeiro lugar, e tal como o VSC faz (fez, na pré-época), o PdC em sua casa convida quem quer para estar ao seu lado. E em segundo lugar, essas pequenas provocações como o hino da Champions são graçolas ao lado do grande espectáculo que foi o jogo, e deveriam servir para lembrar os vitorianos que se mantivessem o bom relacionamento com o FCP teriam lá o Alan e mais alguns que tão boa figura têm feito no SCB e assim talvez estivessem na Liga dos Campeões...
Quanto ao facto dos adeptos do VSC gostarem ou não de ver o presidente do seu clube ao lado do PdC, isso é volátil, como são todas as alianças no futebol - no seu tempo de secretário-geral do VSC, quantas vezes PM se zangou e fez as pazes com o PdC? O tempo tudo muda, o que nem sempre muda são algumas mentalidades pequenas de alguns comentadores... Mas apesar de tudo gosto do teu blog e de ir lendo aquilo que vais pensando do PSD, de Portugal e do futebol. Um abraço cordial, Nuno

luis cirilo disse...

Caro Rei Dolce:
A conversa levava-nos longe sobre comportamentos apropriados de dirigentes.
Daquele jogo prefiro recordar o jogo em si.
Bem jogado,com respeito,uma arbitragem decente e o triunfo de quem mereceu.
É esse o meu conceito de futebol.
Caro Nuno:
Tenho alguma moral para falar deste assunto porque fui dos (poucos) que escrevi que a estratégia da direcção do Vitória foi errada ao romper com o FCP.
Penso que o Porto teve alguma razão em ficar melindrado e o Vitória nada ganhou com a troca de aliados.
Em vez de ter,como estava previsto,o Alan,Luis Aguiar e João Paulo "levou" com dois jogadores empenados como o são Nuno Assis e Luis Filipe que estão permanentemente lesionados.
Já tiver inclusive oportunidade de escrever no site da "Associação Vitoria Sempre" (alias com enorme polémica nos comentadores) que se o Vitória tem alguma pretensão de se intrometer entre os grandes tem de se aliar ao mais forte (FCP) para "atacar" o mais fraco(SLB) e lhe ganhar posição.
Fizeram exactamente ao contrário e o resultado está á vista...
Agora o futebol devia ter normas de ética e principios de educação diferentes.
SE PC não queria Emilio Macedo ao seu lado,e como anfitrião naturalmente que escolhe quem quer,também não faz sentido nenhum convidar o presidente do braga.
É um gesto inutil,insensato e que em nada desanuvia o ambiente no futebol.
Como vitorianos ficaria bem chateado se no jogo da segunda volta o meu presidente convidasse Luisd Filipe Vieira para se sentar á sua direita.
Porque seria responder a uma idiotice com outra idiotice.
No resto é claro que tens razão quanto á volatilidade das alianças entre presidentes.
Assisti a isso de perto,no tempo em que fiz parte da direcção do Vitória,e a isso assito em quarenta anos a ver futebol.
Valem o que valem.
Bem diferentes são as rivalidades entre adeptos.
E é nessas, e nas respectivas consequências,que os dirigentes deviam pensar com mais frequência e mais sensatez quando tomam estas atitudes incitadoras de mau ambiente.
Um abraço e aparece sempre

CASCAVEL disse...

Meu caro nuno silva leal,
O VITÓRIA não tem, nunca teve, nem nunca precisará de fazer alianças (eu chamo-lhe "tiques de subserviência") com quem quer que seja e muito menos com clubes da mesma igualha.
Se alguma vez necessitarmos de alianças, protocolos, ou lá o que lhe quiserem chamar, só temos interesse em ter como parceiros os melhores....do mundo: Real Madrid, Man. Unietd ou Milan.
Tudo o resto é farinha do mesmo saco.
O VITÓRIA, no inicio da época, fez aquilo que estava obrigado a fazer. Lutou, nas Instancias Jurisdicionais Uefeiras, pelos seus legitimos interesses, independentemte dos "figurões" que tinham interesses semlhantes aos nossos ou estavam do outro lado da barricada.
Se o nosso interesse fosse igual ao do fcc e contra o do slb a nossa posição teria que ser exactamente a mesma: a defesa intransigente dos nossos interesses, afrontando fosse quem fosse.
Os portistas, vá-se-lá saber o porquê, não entendem isto. Problema deles que terão que resolver.
É que, ao contrário do que muitos pensam, o VITÓRIA é um clube muito grande, com mais de 30.000 sócios, cerca de 20.000 espectadores a assistir permanentemente aos jogos no Estádio do REI e, por isso, não precisa de prestar qualquer espécie de "vassalagem" tão do agrado dos "grandes" ou, como se diz por cá, dos "3 estarolas".
E não ia ser um "alan qualquer" que nos obrigaria a vender a alma ao Diabo.
Só mais essa faltava. Nem que estivessemos a falar do Maradona.
Esses principios de subservência, tão ao gosto do país dos "3 estarolas", é próprio de clubes menores, com pouca ou nenhuma expressão associativa, como o braga, o penafiel, o boavista, o e. amadora, ou o b.mar, sempre sedentos da ajuda dos que usam e abusam deles, tipo fraldas descartáveis, à justa medida dos seus interesses.
Nós, em Guimarães, temos idêntidade própria e, por isso, não necessitámos do refugo de ninguém.
E por falar em "semear ventos....", depois do deplorável, ainda que habitual, comportamento da direcção do fcp no jogo do passado sábado, espero que a Direcção do meu clube, no jogo da segunda volta, assuma, por ser da mais elementar justiça, duas coisas: Que ao presidente do fcp, por ter sido condenado por CORRUPÇÃO, seja barrada a entrada na área nobre do Estádio Afonso Henriques. Se quiser assistir ao jogo que compre o respectivo bilhete e vá para a bancada juntamente com os seus "seguidores"; e que os bilhetes, para os portistas, tenham o preço mais alto que os regulamentos da liga permitirem.
Para "chicos espertos" é necessáro utilizar a linguagem deles, a ordinária.
É que a outra, a da elegância, eles não conhecem.

Anónimo disse...

Não vale a pena perder muito tempo com este assunto. Todos nos recordamos de uma célebre entrevista da por PC ao "Independente": "Só tenho dois amigos, o Reinaldo Teles e o meu cão". O cão, coitado, já morreu abandonado. O Reinaldo, doente, ainda não teve uma palavra pública de solidariedade do "amigo". Claro que o Presidente do SBraga não está convencido que tem ali um amigo!...Afinal ele está bem é para a Carolina.

luis cirilo disse...

Caro CASCAVEL:
No plano dos principios estou inteiramente de acordo contigo.
Acho que sendo possivel devemos fazer o nosso caminho sózinhos e sermos engenhosos quanto baste para assim atingirmops os nossos objectivos.
Protocolos ? O idela será,a ter que os fazer,com grandes clubes europeus e nunca com clubes portugueses.
Estamos inteiramente de acordo.
Mas se se entender cooperar com algum dos 3 estarolas eu defendia,no inicio da época,que devia ser com o Porto por ser o que tinha mais jogadores que nos interessavam.
O próprio Cajuda refere que estavam apalavrados o Alan,Luis Aguiar e João Paulo.
Claro que agora entendo que tal não é mais possivel depois do comportamento do sr PC e seus apaniguados.
E já que temos um protocolo com o SLB ainda estou para ver se em Dezembro nos emprestam o Makukula.
Afinal o Douglas está lesionado com gravidade e o protocolo podia servir para isso.
Podia...
Caro Anónimo:
O sr Pinto da Costa,para usar a terminologia de um amigo comum,é um eximio pirómano sempre disposto a atear fogos.
Não os florestais bem entendido.
Claro que o presidente do Braga,coitado,é apenas uma acha para queimar na fogueira.
Mais uma.
Na realidade com a Carolina é que ele estava bem.

Anónimo disse...

O fatito às riscas está um must. E seria obrigatório, se o retratado não usasse avental fora da cozinha -com tudo o que isso implica em Portugal...

Um das características 'dos que usam avental fora da cozinha' é isso mesmo: ordinarice e arrogância. Por isso os que tentam escapar, não se assumindo em público, desmascaram-se logo com estes comportamentos. E outros, igualmente fáceis de detectar...

Anónimo disse...

sou portista e tive pena, alias fiquei muito chateado, pelo vitoria não ter ido à champions. não gostei da questão do hino mas algumas pessoas do vitoria tambem bão deviam ter tornado o clube uma filial do benfica. estão a fazer o mesmo que o boavista no passado e teve o fim que teve. achei muito mal os clubes assinarem um protocolo no dia de um jogo

Anónimo disse...

Caro Cirilo

Bela avaliação e correcto posicionamento do presidente do Porto.

devo dizer que, avaliando outros recentes comentários teus, não esperaria esta contundência em relação a PC.

Mas, principalmente pelo inesperado, soube-me ainda melhor
Abraços

Rui Miguel Ribeiro disse...

Pois, é o que dá ter tido relações quiçá demasiado próximas com o expoenet máximo da máfia futebolística e da batotice. Não sou vitoriano, mas é melhor perder um jogo e ser honrado do que ganhá-lo e andar em más companhias.
Já a tua proposta de uma aliança do Vitória com o Porto para ultrapassar o Benfica, desculpa que te diga, mas é delirante. O Porto nunca promoverá um clube que possa no futuro fazer-lhe frente no Norte do país e o Vitória não tem massa crítica para ombrear com o Benfica de forma continuada. Um target mais acessível, mesmo assim muito difícil, seria o Sporting. Mais sensato seria afirmar de forma sustentada o Vitória num patamar superior aos outros clubes médios e depois preparar o salto seguinte.
Saudações encarnadas amigas

luis cirilo disse...

Caro Anonimo da silva:
De aventais,fora da cozinha,ouve-se falar muito.
Não sei se o assunto se explica por aí.
Para mim o futebol português é um simples caso de policia.
Haja vontade.
Caro Aníonimo:
Eu também não disse que o FCP não tenha alguma razão.
Agora os comportamentos do passado sábado fizeram-na perder toda.
Caro Carlos:
O Vitória acima de tudo !
E é inadmissivel o comportamento dos dirigentes do Porto.
Pessoalmente não me sinto nada atingido por ver a pobre figura feita pelo de Braga sentado ao lado do PC.
Sentia-me pior se lá visse o Milo depois de tudo que aconteceu.
Agora tenho pena é que á custa de sujeitos destes o futebol esteja cada vez mais descridibilizado.
Caro Rui Miguel:
Como sabes para mim Porto e Benfica são as duas faces da mesma moeda.
Estou farto de ver o Vitória ser roubado em jogos com esses dois.
A unica dúvida que tenho é qual é mais beneficiado pelos árbitros,pelo sistema,pela batota que o futebol português é.
Luis Filipe Vieira,cujo maior sonho é ser igual a Pinto da Costa,tem-se revelado uma cópia desajeitada e por isso o FCP tem reinado a belo prazer.
Também,é verdade,porque tem melhores equipas,melhores jogadores e muito melhor organização.
pessoalmente não defendo alianças internas seja com quem fôr mas sei que a fazerem-se devemos optar por quem tem algo para dar.
E se num prato da balança pusermos Alan (que grande época fez no ano passado),Luis Aguiar e João Paulo e no outro os pré reformados Nuno Assis e Luis Filipe perceber-se-á porque protocolos raramente mas com o SLB nunca !
Porque nos impingiram dois pesos mortos que para lá tinham.
Quanto á massa critica não estou preocupado.
Também no futebol o feudalismo tende a acabar.
É uma questão de tempo

Anónimo disse...

deixem o presidente do braga em paz que ele so foi ver o jogo e gostou do que viu 2-0. entao milo no ano passado nao foi ver o porto a ser campeao e ninguem o criticou. pro ano façam uma alinça com os leoes que o SLB so vos envia reservas. cumprimentos