domingo, maio 05, 2013

Saque !

Imagem:  A Força de um Emblema VSC (Facebook)

Esta feliz imagem de uma página vitoriana no facebook traduz, de certa forma, o que é hoje a realidade do futebol português com clubes exauridos financeiramente a serem castigados semanalmente com pesadissimas multas por dá cá aquela palha para encherem os cofres de uma LPFP cada vez mais insaciável.
Por razões que se compreendem.
Hoje em volta do futebol profissional gravita um enorme exército de dependentes que não jogam nem treinam, também não tem dores de cabeça a gerirem clubes num contexto dificílimo, mas vivem do futebol e das receitas que ele gera por via das referidas multas e de outros expedientes.
É óbvio que não estamos aqui a desculpabilizar os maus comportamentos de alguns adeptos que perfeitamente conscientes de que estão a prejudicar o seu clube ainda assim não se eximem de reincidirem em comportamentos puníveis pelos regulamentos e que depois saem caros.
Naturalmente que os seis clubes que tem equipas B ainda são mais penalizados pelas multas por razões óbvias.
Mas daí a um clube como o Vitória já ter pago quase 80.000 €uros de multas até ao momento vai um exagero enorme e que não pode passar em claro.
Porque se é verdade que aqui ou ali existiram exageros dos nossos adeptos é igualmente verdade que noutras latitudes se verificaram casos bem piores sem o respectivo reflexo nas multas já para não falar de outros castigos.
E este dinheiro vai "alimentar" todo esse "exército" de observadores (e não só) que não vêem adeptos que agridem mas vêem os agredidos a fugirem para trás da baliza, que dão pontuações excelentes aos "Capelas" depois de actuações miseráveis, que nuns sítios ouvem o acender de um fósforo e noutros não ouvem 20 petardos, que fecham os olhos ao que continua a passar-se em certos túneis, que transformam um grupo de vândalos que vai a um estádio para provocar e destruir num grupo de vitimas do clube anfitrião que não tinha lá policia e por aí fora.
O futebol tem de saber defender-se deste saque a que os clubes estão sujeitos semanalmente.
E bem fariam estes se se entendessem depressa em volta de questões essenciais como esta em vez de passarem a vida em ridículas guerras de "alecrim e manjerona" por causa de árbitros, arbitragens e afins.
É que a galinha dos ovos de ouro está moribunda...
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

Vitoria Sport Clube B desce de divisão, a 2ª descida de divisão no futebol em pleno séc.XXI! Basta de incompetência! Só por ser o clube representativo da cidade de Guimarães, os presidentes, treinadores, diretores, jogadores... e outros, não necessitam de ser obrigatoriamente de Guimarães! Estou farto de caminhas feitas! Quero um clube profissional e não um regional! Farto!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Mas ninguém disse isso em lado nenhum.