quinta-feira, maio 30, 2013

Jamor: Notas Finais

Ainda não assentou, e espero que não assente nunca, a onda de euforia criada pelo histórico triunfo do Vitória na taça de Portugal face um "vencedor anunciado" mas não confirmado mas que pelo seu prestigio e dimensão valorizou extraordinariamente o nosso triunfo.
Diria até que se tivesse de escolher um adversário a quem ganhar a nossa primeira taça escolheria justamente aquele que é o clube considerado como o maior de Portugal.
A próxima já sabem a quem a quero ganhar...
Sobre a tarde vitorianamente histórica de 26 de Maio gostaria de deixar aqui algumas notas finais.
A primeira, inevitavelmente, para destacar a extraordinária manifestação de vitorianismo dada pelos adeptos do Vitória nas bancadas do estádio do Jamor mostrando a Portugal que não tememos comparações com ninguém quando se trata de mostrar a nossa força.
Neles residiu o principio do triunfo.
A segunda para referir que mantenho a minha ideia de que aquele estádio está ultrapassado para a organização de jogos desta natureza que exigem mais do que aquilo.
Melhores parques de estacionamento, muito melhores instalações sanitárias, bares de apoio com outra qualidade, bancadas cobertas e um marcador electrónico em que seja possível acompanhar o tempo de jogo.
A mim valeu-me o cronómetro do telemóvel mas vi lá muita gente desesperada(por razões bem diferentes) nos minutos finais.
Ainda assim faço a justiça de reconhecer ( e isto também tem alguma importância) que só ali é possível aquele ambiente de festa nos parques em volta do estádio com os piqueniques, a confraternização entre adeptos a saudável convivência entre quem logo a seguir vai estar em campos bem opostos.
Já lá estive nas finais com Porto(duas) e Benfica e tudo correu exemplarmente.
Ao ponto de me interrogar porque razão o futebol não é sempre assim.
A terceira vai para o árbitro Jorge Sousa.
Sobre o qual aqui, e no programa da Sic-N em que estive antes do jogo, manifestei reservas sobre a capacidade para arbitrar um jogo daquela importância.
Apraz-me registar que fez um bom trabalho, sem qualquer influência no resultado, a que as duvidas milimétricas no golo de Soudani não trazem nenhuma mancha.
Também neste caso razão para perguntar porque não é sempre assim.
A quarta nota vai para a equipa do Vitória.
Jogadores, técnicos, equipa médica e restante pessoal de apoio.
Ficarão para sempre na memória de todos nós pela imensa alegria que nos deram e pela página brilhantíssima que escreveram na História do clube.
Demonstraram uma vez mais, foi a cereja em cima do bolo, a validade de um projecto desportivo assente na formação, no futebolista português, nos estrangeiros que partilham os nossos valores e paixões (impressionantes as lágrimas de Leonel Olimpio no fim do jogo)e no orgulho de "sentirem" aquela camisola.
A quinta nota vai para a exemplar organização da final e para a bonita cerimónia de abertura.
Creio que dentro das condições existentes a FPF fez um bom trabalho e organizou uma final que prestigiou o futebol português.
A sexta e ultima nota vai para todos os vitorianos que tanto sonharam com aquele dia e a ele não puderam assistir.
Quer por já não estarem entre nós quer por não terem podido, pelas mais diversas razões incluindo a falta de bilhetes, estarem no Jamor.
A Taça de Portugal também é deles.
Somos Todos Vitória.
Depois Falamos

15 comentários:

Gabriel disse...

Mais uma vez em sintonia, a última nota, em relação aos bilhetes, quero deixar um pequeno apontamento, porque é que se viu um mancha vermelha entre duas brancas? É uma questão ainda não esclarecida por parte da direção, porque é que há sócios uns mais do que outros? Porque é que eu tive que ir para a fila e outros preveligiados, alguns dos quais nem sócios eram, não? Da Próxima, e eu espero que haja muitas mais, o problema será corrigido? O Vitória ganhou a taça mas isso não apaga o desgosto de alguns adeptos de lhes ter sido vedado o direito a estrarem presentes. Vitória Sempre.

Ricardo disse...

Fui um dos que ficaram em casa.
Mas mesmo em Guimarães, gritei, chorei, ri, senti um sem número de emoções que irão certamente ser recordadas para sempre! E então quando, já madrugada dentro, finalmente vi a taça na mão dos jogadores a entrar pelo Toural, foi (para mim) o momento alto desse dia que já ia longo.
Desta vez não fui, espero que hajam mais oportunidades para que lá estejam comigo a Susana e os JP 1 e 2 :)
Que este tenha sido o acordar! E que haja cabecinha para que daqui a uns tempos possamos estar a festejar outro igual, e (deixem-me sonhar) quem sabe outros títulos ainda mais saborosos!!!

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Desportivamente falando foi o dia mais feliz da minha vida!!!
Vitóóóóriaaaaa!!!!

Anónimo disse...

Estranho a nota em falta para a direcção. Será que não tiveram mérito também ?

Anónimo disse...

era só o erro milimetrico ter sido a favor do SLB e o consequente golo dar o empate/empurrão para a reviravolta que o discurso mudava...

Anónimo disse...

O Grande Vitória não pode agora dormir sobre os louros conquistados. As tarefas que aí veem para cimentar ainda mais o prestigio do Clube vão exigir muito empenho de todos. Espero que estejamos à altura, e não deitemos por terra o que este ano custou tanto a construir. A cidade de Guimarães já merecia há muito momentos como este. Esperemos que se repitam...Parabéns Cirilo: vio-o na Sic antes do jogo e gostei.

luis cirilo disse...

Caro Gabriel:
O critério de distribuição de bilhetes terá de ser muito aperfeiçoado para que não se voltem a repetir situações idênticas.
Caro Ricardo:
è tais faltas que estão plenamente justificadas.
Faço minhas as suas preocupações quanto ao futuro. Até porque acho que o Ricardo, a Susada e os dois JP bem merecem ir ao Jamor ter uma alegria destas.
Caro Pedro:
Da minha também.
Caro Anónimo:
Claro que tiveram.
Caro Anónimo:
Os erros a favor do SLB raramente são milimétricos. Veêm-se á distância com os Capelas, Lucilios, Ferreiras e afins.
Caro Anónimo:
Agora é preciso que todos percebam que a responsabilidade aumentou. o Vitória não pode voltar a marcar passo. Quanto ao programa da SiC foi uma experiência engraçada estar em estudio com dois catedráticos como o Ribeiro Cristovão e o David Borges.

Anónimo disse...

Sr. Cirilo não se esqueça de mencionar por favor aspectos ridículos e tendenciosos de uma Federação que quando devia estar totalmente isenta coloca lá um speaker totalmente benfiquista (até aí tudo bem...)mas que fazia questão de parecer o líder de toda a claque do benfica pois manifestava-se inacreditavelmente pelo seu clube... "E viva o nosso benfica... E viva o Vitória..." Eram as palavras dele. No mínimo, ridículo e a merecer um processo imediatamente por parte da nossa direcção.

Francisco disse...

Boa noite a todos!
Também fui um dos que sofreram em Guimarães mas não com menos alegria e emoção. Tenho perfeita consciência que nem todos poderiam estar presentes e comprovadamente estivemos muitíssimo bem representados pelos que foram. Sei que o jogo propriamente dito já foi muitíssimas vezes comentado e analisado e por isso vou pronunciar-me sobre outros aspetos que para mim são igualmente importantes. Não me recordo de uma época nos tempos mais recentes em que houvesse uma simbiose tão perfeita entre os adeptos e a equipa como a época que agora finda. Foi fantástico ver durante toda a época o apoio maciço, incondicional e desinteressado desta massa associativa que a muitos custa engolir mas que realmente é ÚNICA! E se dúvidas houvessem ficaram mais que dissipadas no Jamor... orgulho-me muito do nosso clube e adeptos mas no passado Domingo foi dos momentos em que realmente senti maior orgulho em fazer parte desta família, o espetáculo que também foi dado fora do campo foi arrepiante, não só no Jamor mas também durante toda a época, foi um exemplo de que havendo entrega, trabalho e dedicação da parte dos nossos profissionais estaremos com eles até à morte, não precisamos de Ronaldos nem Messis, apenas de Homens que suem a camisola como estes suaram... e a minha nota final vai mesmo para este conjunto de profissionais ENORMES com carácter, com integridade, com garra, com paixão, com união e muito trabalho, e mesmo nas condições dificílimas em que trabalharam merecem tudo nesta vida, seja no Vitória ou fora dele, merecem o melhor porque também dão o seu melhor... Um bem haja e um grande OBRIGADO a todos os profissionais e à nossa Direção, na pessoa do Sr. Presidente, que tem sabido contornar todos os pântanos criados pelos incompetentes anteriores... Um grande abraço para todos e votos de umas excelentes férias para esses profissionais que bem merecem!

JRV disse...

Acho importante, até fulcral, que não embandeiremos em arco com esta meritória Vitória.

O caminho faz-se caminhando e ainda há muito para fazer, muito para evoluir. Podemos começar, por exemplo, por deixar de fazer negócios ridículos com os do costume; depois do Tiago e do Ricardo serem "vendidos" por tostões, somos brindados com mais um saque às nossas camadas jovens, com cinco jogadores a caminho dos parolos lampiões - a troco de um valor/dívida irrisório.

Não é a oferecer activos que o clube vai evoluir, bem pelo contrário.

Da mesma forma acho patético que exista gente na estrutura do clube a salivar pelas dispensas - restos, portanto - dos corruptos. É gente que ou é parva ou não tem memória - negócios com essa escumalha, apenas prejudicam o Vitória. Além de que em circunstância alguma é aceitável que nos propunhamos a promover e a valorizar o que não é nosso. Devemos formar para vender e, tanto quanto eu sei, não é possível vender o que nos emprestam...

il disse...

Nota final: o Papa Francisco convocou de urgência os cardeais para o Vaticano.

Sabem porquê?

-Porque lhe disseram que no domingo, 6 milhões perderam a fé em Jesus.

Cumprimentos desde a Mouraria. Atenção que não sou 'moura'


e:
O Benfica ainda não perdeu tudo! O Calado ainda pode ganhar o Big Brother.

Francisco disse...

Plenamente de acordo com o JRV e como já ouvi aqui algumas vezes dizer, também já contribui para esse peditório aquando das transferências do Ricardo e do Tiago para o fcp. Os ativos não estão a ser rentabilizados e desta forma em poucos anos ficaremos sem dinheiro e sem ativos... Peço à Direção que repense estas miseráveis transferências que temos feito este ano... estamos a desbaratar jogadores que têm muita qualidade, que poderiam na minha opinião render 3 ou 4 vezes mais... Desculpem mas assim não vamos lá... Depois falamos!!!

Anónimo disse...

para ver e rever... por favor partilhem. este é o sentimento de um VITORIANO!!! https://www.facebook.com/photo.php?v=10201152736331466

Rafael

Rui Cordeiro da Silva disse...

Quanto aos que não puderam assistir/ver esta Vitória, sei pelos menos de 3 grandes homens que teriam tido uma das maiores alegrias das suas vidas: o meu Pai, o teu Pai e o Sr. Custódio Garcia!

Obrigado Vitória!!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Para lhe ser franco os speakers irritam-me tanto que não ligo nada ao que dizem. E nós para puxarmos pelo Vitória não precisamos de speaker para nada.
Caro Francisco:
Subscrevo. E realço a qualidade dos nossos profissionais enquanto jogadores e enquanto homens. É um grupo coeso, solidário e que espero se mantenha ao serviço do clube. Com alguns reforços podemos fazer coisas muito bonitas.
Caro JRV:
Partilho das suas preocupações quanto ao plantel da próxima época. Em relação a empréstimos de clubes portugueses já sabe que sou radicalmente contra.
Cara il:
Nem é moura nem é meiga com eles.
Caro Francisco:
É de facto uma preocupação. E a saída de vários titulares pode fazer perigar a próxima época. Aguardemos...
Caro Rafael:
Sem duvida.
Caro Rui:
òbviamente que estou de acordo.