domingo, maio 12, 2013

Porquê ?

Há dois anos quando o Vitória esteve na final da taça com o Porto tive oportunidade de escrever aqui e noutros sítios, e até de manifestar no programa do Porto Canal de que era um dos comentadores, a minha frontal discordância em que as finais de taça sejam disputadas no Jamor.
Eu sei que o estádio tem um fascínio e uma tradição próprios, desperta um sortilégio "...vamos ao Jamor..." que entusiasma muitos, mas a verdade é que disse-o há dois anos e reitero-o agora aquele recinto já não tem as condições necessárias para um jogo desta natureza.
Desde logo porque é pequeno e daí todas as aflições para arranjar bilhete que vitorianos e benfiquistas tem experimentado sem necessidade disso.
É completamente descoberto, excepto a pequena zona da tribuna de honra onde por acaso se sentam aqueles que decidem que o jogo seja ali, o que sujeita os espectadores aos ditames do clima que tanto pode ditar um calor inclemente como(embora mais difícil mas já me aconteceu)á intempérie se nesse dia o S.Pedro mandar chover.
Em termos de bares de apoio é primitivo e as casas de banho são pré históricas.
Quanto á segurança, especialmente nas matas que o rodeiam, tem existido...sorte mas essa não dura sempre.
E a prova de que o estádio não tem condições para a alta competição é o facto de a FPF há muitos anos não realizar lá um único jogo oficial da selecção A.
Por alguma razão será.
Prefiro muito mais o modelo seguido em Espanha em que o palco da final é decidido por comum acordo entre os finalistas e respeitando a equivalência de distâncias tanto quanto possível.
Portugal tem hoje vários estádios modernos e com óptimas condições de organizarem um jogo destes.
Fazer uma final de taça Vitória-Benfica num estádio de lotação inferior a 40.000 lugares é um absurdo e priva milhares de adeptos de ambas as equipas de estarem presentes como seria seu desejo e tanto prestigiaria a prova.
É certo que temos apenas três estádios com lotação superior a essa: Luz,onde não poderia ser por razões óbvias, Dragão e Alvalade.
Qualquer um destes dois últimos serviria perfeitamente.
Mas claro que quem decide, e são os que se sentam nos únicos lugares confortáveis do velho recinto repito, quer o joguinho próximo de Lisboa.
Porque evita a maçada de se deslocarem e defende os interesses de SLB e SCP clientes regulares dessas finais.
O resto são tretas!
Depois Falamos

P.S. Se a final fosse Vitória-Paços de Ferreira, como podia ter sido, fazia algum sentido os adeptos dos dois clubes atravessarem meio país quando podiam jogar no Dragão que fica a  poucas dezenas de quilómetros das duas cidades?
E a crise também afecta, e de que maneira, os espectadores do futebol!

6 comentários:

Anónimo disse...

estadios com +40 mil pessoas só porto, benfica e zborting !! o jamor leva 37 mil a diferença não é assim grande em relaçao aos outros estadios exeptuando os dos 3 estarolas... a final é no jamor e o resto é treta !!!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Dragão e Alvalade levam 50.000.
A diferença é grande.
Que a final é no jamor já se sabe mas o resto não é treta.
Treta é continuarmos a ir na conversa do Jamor que é uma treta que só serve a benfica e sporting.

c disse...

A mensagem do anónimo leva-me a chegar às seguintes duas conclusões:
É benfiquista, e é lisboeta.
Como é que adivinhei?

luis cirilo disse...

Caro c:
os benfiquistas e os lisboetas em geral adoram o Jamor

Anónimo disse...

entao um vitoriano nao pode gostar do jamor ?? é um estadio bem bonito e com tradiçao de taça de portugal !! é obvio que nunca vao todos poder ir, como é obvio que so uma equipa ganha, mas prontos !!! eu como vitoriano gosto muito que a final seja no jamor, mas isto sou eu, os outros tem direito a gostar de outras coisas, temos é de trazer o caneco para guimares carrega vitoriaaaaa

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Pode gostar do Jamor é claro. Arquitectonicamente até pode ser bonito. Para futebol de alta competição é que não serve há muito