sexta-feira, maio 03, 2013

Histeria!

Desde a noite de ontem até à do (felizmente) próximo dia 15 de Maio já todos sabemos aquilo que nos espera.
Histeria.
Histeria e alienação à custa do apuramento do clube do regime para a final da liga Europa obtida depois de um justo triunfo sobre os turcos do Fenerbahce.
Após o apito final do árbitro a comunicação social deste país alienado por futebol entrou numa histeria confrangedora que levou a que todos os canais generalistas(rtp/sic/tvi) mais os respectivos canais de noticias por cabo estivessem em simultâneo a dar directos e noticias do estádio da luz como se aquele anfiteatro fosse o centro de Portugal e lá se passasse algo de determinante para o futuro do país.
De ontem para cá já vimos (os que tem paciência para isso) dezenas de resumos do jogo, entrevistas com Jorge Jesus e os jogadores, reportagens sobre festas em vários pontos do país (em Guimarães claro que não!), recordações da final que o SLB ganhou em Amesterdão ao Real Madrid há 51 anos atrás (no tempo da televisão a preto e branco e antes de o homem chegar á lua!) e por aí fora.
E já sabemos que até à final a histeria vai aumentar.
Por mim não há problema.
A minha televisão tem canais suficientes para dispensar a alienação e o comando da mesma tem pilhas para ao primeiro sinal de histeria mudar imediatamente de programa.
Mas há uma coisa que para mim tem problema.
É que esta permanente festa benfiquista, que se vai intensificar um destes fins de semana com a conquista do titulo, não seja confundida com uma festa de Portugal com epílogo no Jamor a 26 de Maio na melhor tradição do antigo regime.
Porque independentemente do que aconteça na Liga(que o SLB vai ganhar) e na final de Amesterdão(que pode ou não vencer) no Jamor não há direitos adquiridos nem "cerejas em cima do bolo" caso vençam as outras duas provas.
O ambiente que a comunicação social está a criar em volta do clube de Lisboa, transformando as suas vitórias numa "causa" nacional, tem de ser firmemente rejeitado por todos aqueles que acreditam que uma final da taça é uma festa do desporto de vencedor imprevisível e sem outros factores decisórios que não seja a capacidade das equipas e dos jogadores.
Por mais que isso custe à "causa" do avô do Jorge Jesus ou á "tripleta" que alguns querem alcançar sem olhar a meios.
Depois Falamos.

P.S. Os comentadores da SIC ontem à noite protagonizaram um dos momentos mais asquerosos, nojentos e ridículos da história da televisão em Portugal.
Com uma administração rigorosa hoje teriam sido despedidos.
Porque tanto fanatismo nem nos idiotas da benfica tv.


12 comentários:

Susana Cardoso disse...

Apoiado a cem por cento---é por isso que o admiro...nao tem papas na língua e diz o que pensa sem medo de represálias..é cá dos meus...é assim mesmo..e faltam tantas pessoas assim a este país!!! Minha nossa!!!!
Um bem-haja Sr.Luis Cirilo!!!
E continue fiel aos seus principios e ideais...sempre!!!

José Paulo Cardoso disse...

Não sei o que disseram nem do que falaram porque, pura e simplesmente, não tinha o mínimo interesse naquilo. Quando o meu clube não está a jogo gosto de ver bons jogos de futebol, e não campos inclinados como é costume com esse "clube estrangeiro"! Quanto aos comentários dos "pasquins" do reino, estão na linha do diretor de comunicação desse clube, ex "jornaleiro" de um desses "pasquins". Isto é, inenarráveis! Penso ir ao Jamor (lamentável continuar-se a jogar futebol naquele estádio) mas, sinceramente, sem alguma esperança de vitória. Já se trabalha muito nos bastidores e nós, como sempre, assistimos....impávidos e serenos...!

Anónimo disse...

Este texto faz-me lembrar uma "pita" a fazer uma cena de ciúmes, nos jantares de família, em que toda a gente da atenção ao irmão por ter tirado melhores notas.

opiniões são o que são.

Anónimo disse...

quando as outras equipas portuguesas fazem o mesmo q o benfas está a fazer este ano, a euforia e a histeria na comunicação social abranda!
ser o clube do regime é um posto!

luis cirilo disse...

Cara Susana:
Pode estar tranquila que de mim nunca terá o politicamente correcto. Digo o que penso, mesmo que isso desagrade a alguns, mas vivo bem com a minha consciência.
Caro José Paulo:
apenas posso estar de acordo.
Duplamente de acordo, se possível, com a sua indignação por jogar naquela porcaria de estádio.
Há muito que defendo que o Jamor é bom para ténis ou atletismo mas não tem o minimo de condições para jogos destes. Infelizmente os que decidem são os que se sentam na tribuna de honra e aí não falta nada.
Caro Anónimo:
Acha que o SLB tem importância para isso? Não fora eles irem jogar a final de taça com o Vitória e nem me incomodava a escrever uma linha sobre o maior clube de Lisboa.
Caro Anónimo:
Claro que é. E por isso há este choradinho todo pela "tripleta".

José Paulo Cardoso disse...

Voltando ao tema "Jamor", quer-me parecer que este, será o último ano, em que lá se jogará a final da taça. Isto, porque o "profeta" nunca esteve no Jamor como treinador de futebol e, temos todos de contribuir para a sua satisfação pessoal e curricular. Será o pleno...última final disputada no Jamor, ganha pelo "profeta" e pelos seus "salteadores".

iur.vsc disse...

Caro Luis,

Estava a ler este artigo e já estava a ficar admirado por não fazer referência à vergonhosa figura dos comentadores da SIC. Eu até perguntei à minha esposa (que não liga nenhuma ao futebol)se tínhamos adquirido (por engano) o canal benfica tv, tal a histeria do homem. Simplesmente uma vergonha.
Quanto ao Jamor, eu também conto ir, mas já se está a ver tudo...
Saudações Vitorianas

iur.vsc disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jose disse...

Como apaixonado pelo desporto rei, ontem vi o referido jogo, e fiquei boquiaberto com tamanha falta de atitude do sujeito que estava a comentar o jogo. Só faltava mesmo fazer a contagem decrescente a partir do segundo 60. Pelo amor de Deus.
Findo o jogo, vi mais 3, 4 minutos e a única coisa positiva que registei, foi que nenhum "pêlo" do meu corpo se manifestou em ver o folclore histérico.
Para finalizar relembro a profecia de Bella Guttman, que a acontecer, isso sim, será um regozijo tremendo não de um "pêlo", mas sim de toda a minha alma.
Saudações Vitorianas.

José Ferreira

JAF Lopo disse...

Então esse jornalista(?) não teve pejo em afirmar: Foi a cabeça do jogador (Turco) que bateu na pé do jogador do Slb.

Anónimo disse...

Resumindo e concluindo: pelas suas palavras já estamos derrotados e vamos fazer o papel dos "cabeçudos" como já alguém disse. Parece que já está a adivinhar uma outra goleada depois do 6-2 com o Porto. Então para quê tanto regozijo por irmos à final?Mais valia termos sido eliminados para não passarmos vergonhas e não sermos enxovalhados pelos nossos adversários. Já não basta a vergonha da equipa B, quanto mais uma goleada em pleno Jamor!

luis cirilo disse...

Caro José Paulo:
Esperemos que seja. É ridiculo com vários estádios modernos termos de jogar naquela reliquia.
Caro iur.vsc.
Foi de facto ridiculo.
Quanto á final lá estaremos de pé atrás com o sistema.
Caro José Ferreira:
Há 51 anos que Bella Guttman tem razão.
Caro JAF:
Foi mais uma das muitas imbecilidades dessa noite na SIC.
Caro Anónimo:
Quando precisar de interprete abro concurso. Até lá abstenha-se de ler o que não escrevi