sexta-feira, maio 31, 2013

Critérios Simples

Imagem: www.radiofundacao.net

 
Continua acesa a polémica, e a indignação, dos vitorianos pela forma como foram distribuidos os bilhetes para o Jamor e que permitiu que o adversário tivesse bem mais bilhetes do que o Vitória quando a distribuição devia ter sido o mais igualitária possivel.
Pelo recente comunicado da AF de Braga confirmou-se que esta funcionou como um cavalo de Troia dos adeptos benfiquistas e permitiu que no topo sul onde deviam estar apenas vitorianos existissem as manchas vermelhas que todos recordamos.
Embora não tenha sido só a AF Braga a contribuir para isso. Infelizmente há vitorianos que também tem responsabilidades na matéria!
Mas se em relação á distribuição externa é um assunto no qual o Vitória terá sempre alguma dificuldade em intervir já na venda aos sócios o caso é bem diferente.
 O Vitória jogou a sua segunda final da taça de Portugal em três anos o que começa a dar-lhe alguma habituação a presenças no jogo decisivo que outrora eram espaçadas por décadas.
Por outro lado  não custa a crer, porque o caminho é para a frente, que mais ano menos ano estejamos de regresso a uma final pelo que importa que vamos construindo alguma "sabedoria" com base na experiência destes últimos anos.
Onde nem tudo correu pelo melhor nomeadamente na forma como foram distribuídos os bilhetes de acesso ao estádio do vale do Jamor.
Assim sendo, e sempre na óptica positiva de dar um modesto contributo para a optimização dos serviços, diria o seguinte:
Em próxima final da taça o Vitória poderá optar por uma metodologia mais ou menos assim:
Do lote recebido da FPF retirar bilhetes para técnicos e jogadores das equipas A e B em número a definir.
Permitir,antes da venda ao público, que os funcionários do clube adquiram cada um o seu bilhete desde que o desejem fazer como é óbvio.
Reservar um lote para os patrocinadores do clube em número razoável e compatível com o investimento que cada um faça no Vitória como veiculo publicitário.
A partir daqui "sobrará" um determinado número de bilhetes.
E então o critério é simples.
Abrir um número razoável de bilheteiras(idêntico por exemplo, até nos números que a elas teriam acesso, aos das mesas eleitorais quando se elegem os orgãos sociais)durante três ou quatro dias e permitir que os sócios com lugar anual e cota em dia possam cada um comprar o seu bilhete tal como cada um exerce o seu direito de voto.
Uma vez comprado o bilhete aquele número de sócio não poderá comprar mais nenhum.
Se os sócios nessas condições adquirirem todos os bilhetes o assunto fica resolvido.
Como isso não acontecerá, até porque se espera que em próximas finais sejam utilizados estádios compatíveis com  a procura de bilhetes para um jogo desta importância, então passar-se-ia a uma segunda fase que seria a venda de bilhetes aos associados com cota em dia mas sem lugar anual.
Aí com o inevitável recurso a filas devidamente organizadas pelos serviços do clube e em que o único critério de aquisição seria a ordem de chegada.
Sempre dentro do intransponível principio de "um sócio um bilhete".
Porque é o único critério que trata todos os sócios por igual!
O critério de permitir que um sócio com cinco cartões compre cinco bilhetes apenas interessa aos grupos organizados que tem naturalmente uma maior capacidade de ...organização mas desprotege a grande maioria dos associados.
Sendo certo que dificilmente haverá bilhetes para todos os que desejem apoiar o Vitória numa final é muito melhor,para o clube, que o associado apenas possa imputar a si próprio a responsabilidade de não ter bilhete.
Porque é claramente preferível ter o o sócio zangado com ele próprio do que decepcionado com o Vitória.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

se repararem na parte de trás do bilhete onde tem o desenho do estadio ve-se que esse canto no nosso topo sempre este destinado a adeptos do benfica..a nossa area é apenas a area cinzenta

simplesmente o benfica teve mais bilhetes do que nós e como tal tiveram direito a essa parte do nosso topo o que é uma tremenda falta de igualdade na distribuição de bilhetes, quantos e quantos vitorianos nao foram pq a federação atribuiu aquela zona a lampiões!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Houve várias desigualdades no tratamento dado aos dois clubes. Infelizmente até pela AF de Braga. Porque tenho a certeza que os vitorianos enchiam por completo o topo sul se tivessem acesso aos bilhetes

Anónimo disse...

boas... eu estive no topo sul mesmo ao pé dos adeptos lampiões. infelizmente uma das duas detenções de adeptos vitorianos foi feita mesmo à minha frente e devido à forma como foi ocupado o topo norte. o estádio já estava cheio e a policia colocou a faixa de segurança do nosso lado... enfim... o que quero trazer aqui à discussão é o seguinte. é mais do que natural os lampiões terem vindo para o nosso lado, porque a distribuição é feita da seguinte forma. x bilhetes para as duas equipas (distribuídas em igual número), x bilhetes para as duas associações dos clubes presentes na final (em igual número) e aqui é que está o problema, x bilhetes para a associação onde se encontra o estádio do Jamor, ou seja, a SF de Lisboa recebeu o dobro dos bilhetes da AF de Braga, e ainda por cima se a AF de Braga ao invés de dar os bilhetes ao Vitória, distribuiu pelos lampiões de Braga... por favor Sr. Cirilo verifique isto que eu postei, no que diz respeito às percentagens, visto a distribuição eu ter a certeza que é assim feita. já agora vejam este vídeo https://www.facebook.com/photo.php?v=10201152736331466 o adepto mais emocionado do VITÓRIA!

Rafael

Anónimo disse...

Embora concorde que pode ter havido algum desvio de bilhetes da AFB, não alinho muito na teoria da conspiração.
O que aconteceu, muito simplesmente, é que 95% dos bilhetes vendidos diretamente pela FPF, foram parar às mãos de benfiquistas. Porquê?
É simples: esses bilhetes foram vendidos (pela net) no mesmo dia que os dos clubes. Nesse dia, os vitorianos estavam no estádio a fazer fila.
Uma grande quantidade de benfiquistas, há que dizê-lo, não foram fazer fila para o estádio da luz pela simples razão que não moram em Lisboa. Esses benfiquistas estiveram o domingo inteiro agarrados ao computador, fazendo a sua compra, num site, diga-se, completamente bloqueado.
Não me custa crer que esses, benfiquistas, em relação aos vitorianos nas mesmas condições, fossem 10 ou 20 vezes mais, e daí a desproporção na compra de bilhetes na net.

A explicação é tão simples quanto essa

luis cirilo disse...

Caro Rafael:
Em teoria deve ser como diz. Claro que AF de Lisboa recebe mais bilhetes por lá se situar o estádio e dá-os ao seu clube finalista e não como faz a AF de Braga que teve neste processo um comportamento lamentável. Foram os bilhetes da AF Braga, mais os da AF Liboa que fizeram o grosso da diferença.
Caro Anónimo:
A explicação que adianta é verdadeira e contribuiu para que o SLB tivesse mais adeptos no estádio que o Vitória.
Quanto ao que se passou nas compras on line é bem possível que tenha sido como diz. Conheço vitorianos que conseguiram bilhetes dessa forma mas muitos(nos quais me incluo) não conseguiram