quinta-feira, janeiro 03, 2013

Um Senhor!

Embora saiba de há muito o que a "casa" gasta em termos de(exagerada) exigência critica, ás vezes ainda me admiro com a violência, virulência e injustiça de algumas criticas de que Rui Vitória(RV) é alvo por parte de alguns adeptos do clube.
Vamos puxar pela memória:
Depois de um estruturado percurso nos escalões de formação do Benfica, e a par de uma formação académica superior à média, RV esteve quatro anos no Fátima durante os quais conseguiu as melhores classificações da história do clube.
No Paços de Ferreira, passo seguinte do percurso, fez épocas de grande brilho e pôs os pacenses a disputarem lugares europeus e a final da taça da liga.
Na época passada começou a temporada no Paços mas fruto da saída de Manuel Machado (ainda em Agosto!) veio para o Vitória a convite da anterior direcção.
No primeiro dia de trabalho viu um grupo invadir o treino, pedir satisfações a jogadores e até agredir um ou dois deles!
Encontrou um plantel desiquilibrado em termos técnicos e caríssimo em termos financeiros(em ambos os casos da responsabilidade do anterior presidente), um balneário difícil de gerir e uma situação de grande instabilidade no clube com salários em atraso e uma fortíssima contestação dos sócios aos orgãos sociais e em especial ao anterior presidente.
Conseguiu, apesar de todas essas enormes contrariedades, fazer um campeonato digno e que pôs o clube ás portas de uma Europa a que nunca iria por falta de dinheiro para a inscrição.
Mesmo assim, e já na vigência da actual direcção, aceitou renovar o contrato por dois anos e abraçar um projecto de total reformulação do futebol do clube que sendo estimulante por um lado é de enorme risco por outro.
Fê-lo sabedor da necessidade de reestruturar o plantel, reduzir fortemente os custos do futebol, não poder contratar jogadores "feitos" ao nível do que era normal no clube e criar uma situação de "vasos comunicantes" com a  equipa B recém criada.
Fez tudo isso com um discurso positivo, de cara alegre (ás vezes sabe Deus o que lhe ia e vai na alma...), procurando realçar o que de positivo existe em todas as situações.
Soube, de forma acertada e corajosa, ir dando oportunidades a jovens de que Ricardo é o melhor exemplo e que serão o futuro do clube a curtíssimo prazo.
O grupo de trabalho é jovem (em Aveiro dos catorze utilizados onze tinham 23 anos ou menos)e RV sabe que no curto prazo não terá possibilidades de o reforçar com o nível qualitativo e de maturidade que é tão necessário.
Agora, de repente, fica sem sete (!!!) jogadores habitualmente utilizados na equipa A.
Três na CAN (Soudani,Adoua,N'Diaye)e  quatro que saíram do clube (Defendi, Toscano, Lalkovic e João Gonçalves) a que se juntam os ainda lesionados Amorim e Dinis.
Ou seja do grupo com que começou a trabalhar há quatro meses RV está sem nove jogadores.
Nove!
É certo que tem a equipa B (também ela com menos 2 jogadores agora saídos como é o caso de Marquinhos e Veloso) para compor as coisas mas também essa equipa tem o seu campeonato e o objectivo de se manter na II Liga que é estratégico para o clube.
São dificuldades imensas que levariam muitos a atirar a toalha ao chão.
Mas não RV.
Que continua com um discurso positivo, mobilizador e sempre na defesa do clube.
Sempre!
Por isso me revoltam algumas criticas a um treinador que está a prestar um relevantissimo serviço ao Vitória e que, juntamente com a sua equipa técnica, tem sabido evitar o avolumar de problemas que se adivinham com facilidade.
Espero que Rui Vitória fique mais alguns anos no nosso clube.
E quando sair, porque um dia sairá como é óbvio, vai fazê-lo pela porta grande.
Aquela que está reservada aos que deram muito ao Vitória Sport Clube.
Depois Falamos

7 comentários:

c disse...

Os sócios do Vitória têm de refletir que a falta de dinheiro desestabiliza o percurso das nossas equipas, nomeadamente do futebol.
é um facto que homens como RV são singulares no mundo do futebol.
Por mim, desejo-lhe sorte

Anónimo disse...

Espero que fique muitos anos, não concordo quando dizém mal do sr. R.V. poque os que o dizem não são VTORIANOS, são vitorinos...
SAUDAÇÃOS VTORIANAS e um BOM ANO.
DOMINGOS MACIEL.

FX disse...

Concordo plenamente, um bom treinador e ótimo condutor de homens, será que tem, por dentro, quem o defenda? É que o Sr. Cirilo já lá não está, temo que não dure muito à frente dos destinos da equipa pelos mais variados motivos.

Anónimo disse...

o senhor falou no início do texto na exigência da massa adepta! Ora, não se esqueça também que o senhor, há pouco tempo e ainda em funções no clube, publicamente apontou um lugar europeu como objetivo da equipa!!! O que levou o próprio RV a benzer-se quando leu essas declarações, dadas as condicionantes da equipa, que o senhor bem explica neste texto. Portanto, também o senhor tem telhados de vidro.
Quanto ao trabalho de RV, sim é bom, porque o plantel é muito curto, mas tb não custa nada admitir e perceber que seria possível jogar um nadinha melhor. RV está no Vitória há mais de uma época. Digam-me quantas boas exibições os adeptos viram? Chega uma mão. Contam os resultados? Sim, é o mais importante. Para mim, o trabalho de RV leva um asterisco.

luis cirilo disse...

Caro c:
Eu também. toda a sorte do mundo.
Caro Domingos Maciel:
Não vou tão longe. Mas que há adeptos a verem as coisas de forma muito errada isso há.
Caro FX:
Espero que cumpra o contrato e o renove. Seria péssimo ficarmos sem RV nesta altura da vida do clube.
Caro Anónimo:
Recordo-me bem dessa entrevista ao desportivo de Guimarães. Foi dada no inicio de setembro, se não me falha a memória, e nessa altura o grupo tinha Defendi,Toscano,Joâo Gonçalves,Lalkovic,a CAN(e os três convocados) era apenas uma vaga "ameaça"e tinhamos a certeza (essa mantem-se) que no final de Janeiro teriamos dois "reforços" certos. O Dinis e o João Amorim.
Com esses jogadores mais dois ou três dos que habitualmente jogam na B e cuja evolução permitira que jogassem já esta época pela A (Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Kanu, etc)o apuramento europeu era uma forte possibilidade e daí o ter apontado como meta.
Assumo gostosamente esses "telhados de vidro" como lhe chama.

Pedro disse...

Caro Cirilo,

Parece-me que o Rui Vitória é claramente um treinador para orientar miúdos, para lhes dar moral, pois qualidade eles têm. Não o considero um grande treinador de futebol, mas, atendendo ao momento que vivemos e às metas que nos propómos - A UEFA seria brinde - acaba por ser o homem certo.

A qualidade de jogo do Vitória melhorou muito, o que só por si é um sinal de esperança.

Abraço

luis cirilo disse...

Caro Pedro:
è o homem certo não tenho a minima duvida. E temos de perceber que ele em dois anos no Vitória ainda não pôde fazer um plantel a seu gosto.
Quando chegou herdou o de Manuel Machado.
Esta época viu sairem jogadores atrás de jogadores e o clube contratar reforços (Baldé, André, Addy)jovens e ainda a "fazerem-se".
Espero um dia vê-lo, no Vitória, a fazer uma equipa com outras possibilidades económicas