segunda-feira, janeiro 21, 2013

Roma e Pavia...

Foto: www.vitoriasc.pt / João Santos

Primeiro apareceu o "papão" Braga.
Cheio de internacionais, com a altivez do terceiro lugar, e um saldo favorável nos jogos mais recentes entre as duas equipas.
Os jovens vitorianos pouco se importaram com esses pergeminhos.
Foram para cima deles, aos dezasseis segundos já estavam a ganhar, e com um jogo de grande entrega e espirito de entreajuda devolveram-nos a "trás Morreira" com uma derrota mais que merecida.
Ontem, em Vila do Conde, num terreno tradicionalmente dificil e face a um adversário que está a fazer um excelente campeonato a "malta" voltou a fazer das deles: grande disciplina táctica, a habitual solidariedade entre todos, inteligência na posse de bola e uma eficácia ofensiva em crescendo permitiram alcançar um triunfo importantissimo na luta por um lugar europeu.
E, mais importante ainda, comprovar que estes jovens quando tem oportunidades sabem agarrá-las com as duas mãos, os dois pés e essencialmente com cabeça.
Creio que os vitorianos podem ter confiança nestes jogadores.
Ontem na equipa inicial estavam cinco formados no clube.
Alex, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues, Luis Rocha e Ricardo com o relevante facto de os dois ultimos estarem no seu primeiro ano de seniores!
Depois entraram mais dois; Josué e Gonçalo.
E no banco ainda estavam André Preto(1º ano de senior) e Rafa.
Ou seja dos dezoito convocados nove foram formados no clube.
Dir-me-ão os mais cépticos que na sua maior parte  isso se deve a impedimentos vários de outros jogadores desde a CAN a lesões.
É verdade.
Mas é igualmente verdade que na hora da ...verdade o Vitória não se tem ressentido e os resultados aparecem de forma muito satisfatória.
Há um mérito enorme de Rui Vitória que tem sabido tirar "tudo" destes jovens á procura de um lugar ao sol (e convém recordar que alguns deles já vem sendo lançados desde o tempo pré CAN e pré lesões)e de Luiz Felipe que com o trabalho que vem desenvolvendo na equipa B os tem "prontos" para jogarem na primeira liga quando tal é necessário.
O Vitória pode dar-se por muito feliz pela qualidade profissional e humana dos seus dois treinadores e pela magnifica colaboração que tem sabido desenvolver na gestão do conceito "um grupo e duas equipas"..
Também aí estamos a fazer história.
Agora é preciso alguma calma.
Porque estes bons resultados são animadores mas não significam uma obra acabada.
"Roma e Pavia não se fizeram num dia" e as equipas do Vitória vão perder jogos, vão ter momentos menos bons e exibições menos conseguidas.
Ainda há um logo caminho a percorrer.
Mas as bases em que esse caminho vai ser percorrido são sólidas e com a ajuda de todos será um caminho de sucesso.
Depois Falamos

P.S. Na conferência de imprensa da apresentação oficial de Baldé como jogador do Vitória "pedi-lhe" dez golos para esta época em jogos oficiais.
Já marcou cinco.
Ainda tem a segunda volta do campeonato e três jogos da taça de Portugal para marcar os restantes.
Mas acho que vai superar o objectivo!
Com 21 anos ,e a primeira época na Liga, é já um jogador certo para o nosso futuro próximo.

13 comentários:

ON disse...

Já que falou no nome do Baldé, como interveniente que foi na sua vinda pró Vitória, gostaria de saber, se ele veio a título definitivo (é do Vitória e só não ficamos com ele se não quisermos), ou foi emprestado (fez um contrato de 1 anos com o vitória, mas no final regressa à base - sporting- e depois logo se vê)?

Anónimo disse...

quero dar os parabens a estes bravos jovens atletas que das adversidades e das fraquezas,conseguem ter um espirito de grupo e entreajuda notaveis!.
Os parabens ao Rui Vitória pelo em penho e dedicaçao a esta nobre causa que é levar o Vitoria a bom porto. De realçar o bom resultado antes de compromissos dificeis que se avizinham (Sporting e Porto).
Para finalizar,todos sabemos das grandes dificuldades que o nosso clube passa,gostaria que a direçao nao vende-se a preço de saldo as nossas melhores joias,pois pode estar aqui a nossa salvaçao como clube quase centenário!Eles vao valer muito dinheiro. Sejam intelegentes e pacientes. VIVA O VITORIA

luis cirilo disse...

Caro ON:
O Baldé é jogador do Vitória.
O Sporting apenas detém uma pequena percentagem do seu passe.
Caro Anónimo:
Com estes e outros jovens o futuro está garantido.
Agora é tempo de os mostrar.
Depois,paulatinamente ,ir realizando importantes mais valias com eles

FM disse...

Estou disposto a "investir" a minha esperança neste projecto do Vitória. Não apenas pelas importantes alegrias que nos têm dado em determinados jogos, mas essencialmente por reconhecer a coerência do mesmo.
São mais de 25 anos a acompanhar os "Branquinhos" para todo o lado e desde cedo me habituei a ouvir falar da necessidade e importância estratégica da aposta na formação.
Agora que finalmente alguem (por necessidade e convição) decidiu apostar nesse posicionamento, é hora de os Adeptos se mostrarem igualmente coerentes.
Não tenhamos duvidas que este é o caminho a trilhar para um Clube com o perfil do Vitória SC. Seria fantástico poder contar com Rui Vitória por muitos anos. Um dos grandes pilares do NOVO VSC.
Abraços

c disse...

Os valores estão a aparecer e o Vitória está a tirar partido disso, em termos futebolísticos.
Esperemos é que a direção não queira realizar já as mais valias, isto é, vender os seus passes a preço de saldo.
Os jogadores têm ainda um percurso a fazer em termos de valorização, que o clube deverá aproveitar.
Caso contrário deixo de acreditar nas virtualidades da formação.

ON disse...

Acho que andamos todos a felicitar o Rui Vitória pelo trabalho que tem sido feito, mas estamos a esquecer de uma pessoa tanto ou mais importante - LUIS FILIPE. Não esquecer que quem dirigiu, quem coordenou, quem impos rotinas nestes jovens foi o treinador Luis Filipe. Os jovens transmitiram essas capacidades adquiridas na quipa B, para a equipa A. Quem viu jogar a equipa B, não ficou surpreendido com o desempenho que agora estão a ter. Por isso, acho que se está a sobrevolizar em demasia o papel do Rui Vitóra (pois apenas recorreu à equipa B por necessidade e não por convicção), em deterimento do Luis Filipe, quando eu acho que deveria ser o contrário. Uma palavra de reconhecimento para o Luis Filipe que conseguiu projetar estes jovens.

Anónimo disse...

Ainda tem a segunda volta do campeonato e três jogos da taça de Portugal para marcar os restantes. GRANDE MORAL PARA FALAR EM TRÊS JOGOS DA TAÇA DE PORTUGAL! E o Belenenses não conta? Foi essa sobranceria que "matou" o vosso anterior opositor na Taça de Portugal!

Sic Gloria Transit Mundi disse...

Ao Anónimo das 12:41:

Não é sobranceria, pá!
O que o Luis quis dizer é que além dos jogos do Campeonato o Baldé tem ainda a Taça...em que pode ainda jogar 3 jogos, se o Vitória eliminar o Belenenses!

Oh Luís, vê lá se cortas o pio a gente que vem para aqui desestabilizar em alturas em que o que é preciso é apoiar!

Anónimo disse...

Cá estarei para ler o que tem a dizer daqui a 5 jornadas. 4 jogos muito difíceis e 1 acessível, se somarem 5/6 pontos ficarei positivamente surpreendido e pode ter a certeza que lhe endereçarei os parabéns! Mas penso que terminarão este ciclo arredados de qualquer esperança de luta pela Europa...

De um vimaranense azul, mas com uma costelinha do Vitória.

Saudações (des)portistas

Anónimo disse...

Como o vimaranense azul sabe (ou devia saber), para o Vitória ter direito a disputar as provas europeias, bastará eliminar o Belenenses.
Nada mais.
(acreditando que, nesse cenário, disputaria a final da taça com o Benfica)

luis cirilo disse...

Caro FM:
Digamos que foi uma feliz conjugação de estratégia e necessidade. O mais dificil está feito. Agora é continuar.
Caro c:
É nesse equilibrio que reside o sucesso do projecto.
Caro ON:
Pela minha parte tenho realçado o excelente trabalho de Luiz Felipe e dos seus colaboradores. Essencial para o que se está a passar na equipa A neste momento.
Caro Anónimo:
Não é comparável. o Vitória respeita o Belenenses mas é clarissimamente favorito o que obviamente não acontecia com o Braga perante nós.
Aliás muito recentemente o Belenenses viu-se aflito para n~~ao perder com o Vitória B.
Caro Sic:
Eu sei onde lhes doi!
Caro Anónimo:
Cá estaremos para fazer o balanço embora,ao contrário de outros clubes,ainda possamos lá chegar via taça de Portugal.
Caro Anónimo:
Como é óbvio.


Anónimo disse...

Sendo certo que o VSC passa por uma reestruturação importantíssima em termos desportivos e financeiros, o certo é que a parte desportiva em muito ajuda a questão financeira.
Acima de tudo, há que valorizar o que temos e meter pés ao caminho fazendo bem e com racionalidade. E neste aspeto há que dar reconhecido valor ao trabalho que os treinadores das equipas A e B têm feito em toda esta reestruturação. Parabéns a ambos.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
São parabéns que eles bem merecem.
Bem coo os respectivos colaboradores.
Tem feito um magnifico trabalho