segunda-feira, janeiro 07, 2013

Messi,Messi,Messi,Messi


E o vencedor foi, sem surpresa, Lionel Messi.
A caminho de se tornar, com tudo que isso tem de subjectivo, o melhor jogador de futebol de todos os tempos tais os números estratosféricos que já apresenta quando ainda tem uma boa meia dúzia de anos para jogar ao mais alto nível.
Vencer por quatro vezes consecutivas a "Bola de Ouro" é uma façanha de tal ordem que não acredito que mais alguém a repita nos próximos 50 anos.
Com o não pequeno "risco" de nos próximos anos ele ainda levar o seu recorde de vitórias neste prémio para patamares inacessíveis a qualquer jogador por mais excepcional que seja.
Acredito que a Messi "falta" apenas um titulo mundial de selecções para poder reivindicar esse estatuto ,que cada vez parece ser mais seu ,que é o de melhor jogador de sempre suplantando outros génios como Pélé e Maradona.
A justiça da sua vitória, cujos argumentos justificativos nem vale a pena repisar, não obscurece porém algo que me parece indiscutivel; Cristiano Ronaldo também teria sido um justo vencedor face á excepcional temporada que realizou ao serviço do Real Madrid e da selecção portuguesa.
Mas só podia ganhar um.
Depois Falamos

P.S. Fiquei com a curiosidade de saber se as pintas no smoking de Messi era uma por cada um dos 91 golos que marcou em 2012...

2 comentários:

Miguel Sampaio disse...

Nao posso discordar mais desta destinçao...pelo simples facto de este premio esta mais que visto que é dado a quem se gosta e nao a quem o merece.
Nao que o Messi nao o mereça, que merece, é um previlegio eu poder assistir a jogos dele mas porque noutros anos ja se usaram criterios para a atribuiçao deste premio do genero de que " ah porque fulano ate merecia mas nao tem titulos colectivos, e isso conta muito"...tretas...é a merda do loby que fala e bem no outro artigo...Porque o Sneijder em 2010 foi campeao italiano, ganhou a taça e supertaça, foi campeao europeu e foi finalista vencido no mundial pela Holanda e nem direito a figurar nos finalistas teve... ora depois disso e numa epoca que o Real foi campeao espanhol na melhor altura da melhor equipa de sempre, batendo recorde de pontos(12 a frente do barca), de golos com o Cristiano a levar a equipa as costas, ora bem, campeao, taça e supertaça, com o Cristiano a resolver o campeonato na casa do barça, a ganhar a supertaça com o Cristiano a resolver, outrora diziam que o defeito dele era nao aparecer nos jogos mais importantes, e ele ja vai com 6 jogos consecutivos a marcar contra o barça, e foram eliminados na mesma fase na champions, a argentina nao teve mundial e o cristiano carregou a selaçao ate as meias so perdendo nos penalties com a campea europeia . Contra estes factos, o Messi, foi o melhor marcador, batendo o recorde de golos num ano civil (o que é assombroso) e ganhou a taça intercontinental que nos troféus internacionais deve equivaler a taça da liga aqui em Portugal, resolvendo ele também muitos jogos “sozinho”. Ora posto isto, partia em desvantagem a meu ver.

A meu ver este premio deve ser coerente e manter sempre o mesmo critério, e não deixar capitães e treinadores escolher. Porque sendo assim, mais vale dar o premio vitalício ao Messi enquanto ele estiver no activo porque não me parece que nem ele nem o Ronaldo vão parar de nos deliciar e se o premio é atribuído sem critério, O Messi é sempre favorito.

Todos temos uma opinião de quem é o melhor do mundo, para uns é o Messi, outros é o Ronaldo, para uns é o Maradona outros o Pele. Mas isso nunca vai mudar nem vamos chegar a uma conclusão. Por isso não deve ser dado a quem se gosta mais.



PS: Já não sei em quantas destinçoes vai o Ronaldo mas a Lutar a muitos anos contra o Messi, o que para muitos será o melhor de todos os tempos, pelo menos merece o respeito e a distinção de melhor jogador português de todos os tempos a frente do pantera negra…com todo o respeito…o que pensa disso sr Cirilo?

Abraço a Todos

luis cirilo disse...

Caro Miguel Sampaio:
Eu basicamente de acordo com muitos dos seus considerandos e por isso já escrevi que ROnaldo também teria sido um justo vencedor. Acho que estes prémios da FIFA, ainda por cima com os colégios eleitorais que os definem,são altamente subjectivos e não definem verdades absolutas.
COmo diz, e muito bem,para ns Ronaldo e para outros Messi, para uns Pélé e para outros Maradona.
Haverá sempre quem nesses e noutros "duelos defenda cada uma das partes.
EU, sinceramente , prefiro disfrutar do futebol de Ronaldo e Messi sem precisar de apoucar um para enaltecer outro.
Quando á questão que me põe não tenho resposta.
O futebol mudou tanto em 40 anos que é impossivel comparar.
Sei é uma coisa: se Eusébio tivesse hoje a idade de Ronaldo e jogasse num clube de topo com tudo que lhe é inerente (condições de treino,assistência médica,remunerações, respeito pela integridade fisica do jogador)seria um futebolista absolutamente espantoso.
Creio que de alguma forma acabei por responder.