segunda-feira, janeiro 28, 2013

O Comentador


No inicio da sua carreira no principal escalão era um jovem árbitro que dava gosto ver apitar.
Corajoso, de critério largo, deixava jogar e não era influenciável pela cor das camisolas ou pelo mediatismo dos clubes.
Chegou a internacional, ganhou algum estatuto, prometia auspiciosa carreira.
Que infelizmente não se confirmou.
Com o decorrer dos tempos foi ficando igual á maioria dos seus colegas e acomodou-se aos poderes instituídos e que tanto contribuem para a falta de verdade desportiva no nosso futebol.
Passou a arbitrar de acordo com as conveniências, aprendeu a "inclinar" campos, fez o jogo dos ricos e poderosos da sua associação.
Tantas fez que num laivo de uma justiça algo rara no luso futebol, na ultima época em que andou pelos relvados a ajudar a afastar espectadores dos estádios, acabou por ser despromovido tal a falta de qualidade das arbitragens que protagonizou.
Amuado, vá-se lá saber porquê, abandonou a carreira naquilo que foi o melhor contributo que deu ao futebol e á arbitragem em toda a sua vida de árbitro!
Infelizmente encontrou um porto de abrigo ,na TVI e no jornal "O Jogo", convertido em especialista de arbitragem onde semanalmente insulta a inteligência de telespectadores e leitores tal o facciosismo e a clubite com que comenta os lances dos clubes que lhe agradam e nega as evidências quando elas não lhe agradam.
Quem o viu este fim de semana,por exemplo,a comentar as incidências do Braga-Benfica e do Sporting-Vitória sabe bem do que falo.
A arte da sabujice levada ao seu expoente máximo.
Gostava era que á luz desta clubite doentia, que mostra nos ecrãs de televisão e nas páginas do jornal, fosse feita uma análise rigorosa ás suas actuações nos jogos em que participaram Sporting e especialmente Benfica ao longo dos anos em que andou a arbitrar(?) jogos da primeira divisão.
Eram capazes de serem interessantes as conclusões a que se chegaria...
Depois Falamos

13 comentários:

J.Antonio disse...

O que é que se pode esperar de um chico lateiro?

Rui Miguel Ribeiro disse...

Sim, lembro-me bem de um golo miseravelmente anulado ao Benfica contra o Nacional por pretensa mão na bola do Miguel Vítor. Estava perto do fim e o jogo ficou 0-0.
Ah! Não existem adeptos do Benfica e do Sporting!
Finalmente, mesmo que este seja um suposto adepto do Benfica, tal pouco significa: o Proença parece que é sócio do Benfica e rouba o clube o mais que pode, ao mesmo tempo que ajuda a concorrência.
O Henriques se calhar será do Sporting, mas como comentador pouco me interessa: já não me faz mossa...

Anónimo disse...

completamente de acordo. grande análise. eu quando o vejo aparecer mudo logo de canal tal a repulsa que tenho por esse lampião.

Vanda Menezes disse...

a mim sempre me admirou como é que com ele aspecto amaricado e aquele corte de cabelo igualmente amaricado podia ser oficial do exército.
pelos vistos ainda é.
de resto o que o Cirilo escreve é totalmente verdade. como comentador e como árbitro sempre favoreceu o benfica de forma vergonhosa. e agora já não prejudica dentro do campo mas com os comentários que faz condiciona árbitros e observadores. bem diz o tri sócio (slb,fcp e scp)actual presidente do benfica que mais vale ter gente na liga do que jogadores no campo. este não está na liga mas as televisões também tem muito poder.

Anónimo disse...

a P.H. escorregou-lhe a boca para o desejo

Anónimo disse...

A direção do V. Guimarães colocou em marcha uma campanha que pretende recuperar os sócios com quotas em atraso. Entre as vantagens, apresentadas esta terça-feira, destaca-se a possibilidade de regularizar a filiação através do pagamento de 50 euros. Os sócios que tenham os pagamentos regularizados até dezembro de 2012 serão contemplados com a oferta de um lugar anual no Topo Sul do D. Afonso Henriques, válido até final da temporada. Caso já possuam cativo, os associados serão brindados com um bilhete para assistirem, no Estádio do Restelo, à 1.ª mão da meia-final da Taça de Portugal, diante do Belenenses. Posso afirmar que finalmente a Direção toma uma medida que vai ao encontro dos sócios que passam por enormes dificuldades financeiras. Neste aspecto a Direcção do SCBraga tem sido muito mais "amiga", embora ninguém lhes tira a fama das borlas.

luis cirilo disse...

Cara J. António:
Lata!
Caro Rui:
Lá está a diferença. Tu lembras-te de um jogo em que ele prejudicou o SLB.EU lembro-me d emuitos em que prejudicou o Vitória.
Caro Anónimo:
Também eu.
Cara Vanda:
Inteiramente de acordo. Em tudo!
Caro Anónimo:
Seguramente.
Caro Anónimo:
A prioridadeé devolver as grandes assistências ao nosso estádio. As medidas agora anunciadas são um passo positivo

Anónimo disse...

As medidas agora anunciadas são um passo positivo, tudo bem, mas depende da perspetiva. Eu sempre paguei as cotas e agora sinto-me prejudicado. Quanto às borlas, criticamos os de lá da morreira de borlas e agora fazemos o mesmo. E não temos a quantidade de jogos que eles tinham com l.campeões e liga europa, por isso mesmo os sócios mais sobrecarregados com despesas de bilhetes para jogos. Criticamos a ida à escolas por eles e depois andamos também pelas escolas. Parece que andamos sempre a reboque deles. Enfim, que esta iniciativa devolva os nossos sócios.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não há decisões perfeitas e esta também não o é. Mas é um passo positivo. Quanto ás escolas o Vitória já lá andava muito antes de o Braga sequer pensar nisso

Anónimo disse...

Grande medida a do vitoria. os socios que tem tudo em dia tem direito ao bilhete para a primeira mao da taça, e quem foi a alvalade que ja tem direito a esse bilhete fica co direito aque???? o ditado e velho e com razao."uns sao filhos da mae outros dilhos da p..." Os socios com tudo em dia tambem tem dificuldades para pagar as cotas.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Percebo o seu ponto de vista mas creio que nesta matéria seria muito dificil encontrar uma solução que agradasse a todos. Espero é que ela contribua para aquilo que todos queremos que é voltar a ver o nosso estádio cheio.

Anónimo disse...

Concordo que e dificil arranjar uma soluçao que agrade a todos,e a soluçao foi agradar a quem nao paga,faz lembra a nossa politica, de quem deve minhares ao fisco vem um perdao fiscal e ja so paga metade, e os que tem tudo em dia continuao a pagar, assim vai o nosso vitoria.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Realmente é uma analogia com sentido