segunda-feira, janeiro 28, 2013

Um Grande Soldado


Jaime Neves, agora desaparecido, foi um dois mais brilhantes oficiais portugueses do século 20.
Conhecido pela sua coragem, capacidade de liderança e carisma pessoal atingiu a celebridade á frente do então chamado Regimento de Comandos no comando dos quais escreveu páginas de enorme bravura na guerra de África nos mais diversos teatros de operações.
Viria também a assumir destacadissimo papel na defesa do regime democrático quando á frente dos seus homens, no 25 de Novembro, impediu o golpe de estado promovido pela extrema esquerda revolucionária com o apoio inicial do PCP.
Tal como Salgueiro Maia, o mais destacado dos operacionais no 25 de Abril, também Jaime Neves daria preferência á carreira militar em detrimento de cargos políticos e afins que poderia facilmente ter ocupado face á sua folha de serviços.
No tempo em que cumpri o serviço militar obrigatório(1981/1982) conheci vários oficiais e sargentos que tinham servido em África sob o comando de Jaime Neves e a todos eles ouvi discursos encomiásticos relativamente ao oficial agora desaparecido do mundo dos vivos.
Curiosamente, bastantes anos depois, tive o gosto de conhecer Jaime Neves.
Quando a empresa de segurança que ele dirigia prestava serviços ao Vitória e o oficial era presença frequente no estádio D.Afonso Henriques.
Mais um homem com lugar na História do nosso país.
Depois Falamos

3 comentários:

Anónimo disse...

Subscrevo na íntegra as suas palavras.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo

Ainda bem que colocou um "post" lembrando um Homem que me habituei a admirar já muito antes do 25/4.
Jaime Neves era um militar íntegro, de uma notável coragem,e que ajudou a formar o carácter de muitos homens que optaram por servir aquele corpo de elite das nossas F.A..
Foi graças a este militar e outros da sua estirpe que obstaram a que o 25/4 descambasse numa ditadura mais feroz que a de Salazar.
Sempre quis viver no anonimato depois de passar à reserva, mas nunca abandonando a sua mítica boina castanha, símbolo da arma que sempre serviu com honra e dever.
Os homens que serviram sob o seu comando sempre lhe dispensaram uma enorme admiração e carinho, apesar de todas as vicissitudes nos teatros de guerra.
Admirado por muitos, mas também odiado por alguns, Jaime Neves, é digno de figurar no panteão dos heróis da guerra do Ultramar.
Como Veterano de Guerra, aqui lhe presto uma homenagem sentida, e que descanse em paz.

Cps
S. Guimarães

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Fico satisfeito.
Caro S.Guimarães:
Sempre ouvi dizer que quem não tem inimigos não presta.
Jaime Neves foi um grande português e um distinto oficial.
Claro que tinha de ter inimigos