segunda-feira, janeiro 21, 2013

Sensatez Precisa-se

Creio que a "saúde" da coligação governamental não é tão débil como gosta a oposição de fazer crer mas também não será tão forte como alguns dos seus principais dirigentes tentam fazer passar para a opinião pública.
Estará no meio termo.
E por isso , e até porque a situação do país não permite mais disparates (já bem basta o que basta...),conviria que as próximas autárquicas contribuíssem para o reforço da coligação e não para o largar de fissuras que são inegáveis.
Refiro-me ás coligações, ou falta delas, com que os dois partidos vão concorrer ás eleições dentro de um contexto em que o PSD é de longe o maior partido do Poder Local e o CDS tem apenas uma presidência de câmara.
É evidente que em câmaras socialistas ou comunistas de os dois partidos concorrerem coligados ou não não virão grandes males á "saúde " da coligação.
Sendo certo que nesses casos a união de esforços pode ser benéfica.
O "perigo" está nas outras.
Naquelas em que o PSD governa sozinho e uma candidatura alternativa(legitima como é óbvio)do CDS pode levar o debate eleitoral para níveis desagradáveis e propicio a acentuar divisões.
E naqueles casos (que se desejam ser nenhuns) em que os dois partidos governam um município em coligação e decidem concorrer separados ás próximas eleições.
Isso transmitirá ao eleitorado um sinal desastroso que vai ter seguramente custos muito para além dos eleitorais.
O caso do Porto é nisso paradigmático.
Sendo o segundo município mais emblemático do país tem sido bem governado por uma coligação PSD/CDS liderada por Rui Rio.
Agora o candidato do PSD será Luís Filipe Menezes.
Senhor de uma excelente obra do outro lado do rio,em Vila Nova de Gaia, em que fez quatro mandatos de grande sucesso sempre em coligação com o CDS.
Que teve lugares na vereação, na assembleia municipal(até a presidência desta), nas juntas de freguesia e nas empresas municipais.
E foi sempre absoluta e lealmente solidário com a gestão efectuada.
Vem agora o CDS do Porto dizer que não quer apoiar a candidatura de Menezes por discordar do tipo de gestão efectuada no município vizinho com o referido apoio do CDS de Gaia.
Isto além de ser ridículo causa fracturas.
É certo que já toda a gente percebeu que o CDS no Porto, como vai fazer seguramente noutros municípios, está apenas a fazer "render o peixe" na tentativa de aumentar as contrapartidas do PSD em termos de lugares e posicionamento dos seus eleitos.
Até, ou essencialmente, porque sabe que Luís Filipe Menezes ganhará as eleições com ou sem CDS.
Mas era escusado.
Porque apenas contribui para aumentar a desconfiança do PSD no seu parceiro de coligação.
E não é disso que Portugal precisa.
Depois Falamos

5 comentários:

Anónimo disse...

Desculpe lá mas isto "Senhor de uma excelente obra do outro lado do rio,em Vila Nova de Gaia, em que fez quatro mandatos de grande sucesso sempre em coligação com o CDS", é a sério? E o buraco que esse senhor deixou em Gaia? Então gastar o que se têm e o que se não têm, isso é que é um grande trabalho? Enquanto outros são obrigado a cumprir escrupolosamente o Orçamento? É por isso que este pais é a Africa da Europa, é por isso que todos od dias, aparecem srs bem vestidos a dizer que temos que repensar o estado porque não temos dinheiro. Claro que não, enquanto as câmaras gastam o que gastam, enquanto o dinheiro dos portugueses servir ara tapar buracos que os srs do PSD deixaram no BPN, obviamente que não haverá dinheiro. Mas olhe os Portugueses têm o pais que merecem nada mais... elegam o menezes porque ele merece... apresenta obra.

Miguel Oliveira

il disse...

Caro Miguel:
O BPN e a descapitalização da CGD foram obra do desgoverno xuxalista e sus muchachos do avental...

Gaia teve de se endividar pois a Av. principal tinha um rego, que servia de esgoto. Se o centro era assim imaginemos o resto. Há endividamentos positivos. No que terá razão será se o endividamento fosse para estádios, monos e 'retundas' para enfeitar. Foi?

Caro Cirilo:
O caso do Porto é apenas o reflexo de galitos a querer ser galo de capoeira; ou de resssabiados que não querem nem cheiro de Menezes -penso eu de que...

Caros Miguel e Cirilo não sou advogada de Menezes e não estou a dar graxa para um 'tachito' -è apenas o que penso.

luis cirilo disse...

Caro Miguel Oliveira.
Tem toda a razão. Apresenta obra.
Visível e valiosa. Como os gaienses, principais interessados no assunto,tem amplamente reconhecido.
Cara il:
E tem toda a razão.
Só pode falar depreciativamente da obra de LFM em Gaia quem não a conhecer.
Quanto ao Porto são alguns amigos dos "seus" "amigos" da Mouraria que gostam de se armar aos cucos

il disse...

O quê?!!!!
«los mauros» invadiram o Porto? ou alguns nativos islâmizaram-se?

Santiago nos valha!!! Penso que só à espadeirada -como antigamente- é que se põe isto direito.

luis cirilo disse...

Cara il:
Houve algumas invasões houve...